A Câmara de Aveiro (PSD/CDS/PPM) vai investir mais de 752 mil euros na reabilitação das três comportas e infraestruturas agregadas no Canal de São Roque da ria de Aveiro, informou esta terça-feira a autarquia.
Segundo uma nota camarária, foram identificados diferentes problemas, que obrigam a uma intervenção que reponha as condições de controlo do nível da água dentro dos canais urbanos, contribuindo para a devida eficácia de todo o Sistema de Eclusas e Comportas na proteção da cidade.
“É uma obra de manutenção e qualificação de uma rede que é muito importante para nós para continuarmos a ter a defesa da cidade em relação às cheias“, disse o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.
A obra prevê e reparação das comportas, e reformulação do sistema hidráulico, a estabilização de taludes, a requalificação dos edifícios de apoio ao funcionamento das comportas e a reorganização dos circuitos pedonais e cicláveis no cruzamento com as comportas.
As eclusas são obras de alvenaria que formam uma câmara destinada a tornar navegável um curso de água e são construídas em trechos em que há desníveis de água, servindo para fazer passar os barcos.