Muito calor já a partir do feriado desta quinta-feira. A acentuar-se na sexta. E a prolongar-se até pelo menos meio da próxima semana. A culpa é em grande parte do furacão Ernesto, que está por esta altura ainda na zona das Caraíbas, mas vai subir ao longo de todo o fim de semana pela costa este dos Estados Unidos até ao Canadá e à Terra Nova, empurrando a crista do anticiclone dos Açores para zonas muito próximas da península Ibérica. Isso fará com que uma massa de ar quente, muito quente, afete não só o continente, como também as ilhas dos Açores e da Madeira.

O IPMA subiu já para laranja os avisos de três distritos do continente esta sexta-feira — Beja, Évora e Portalegre —, mantendo 11 distritos a partir de quinta-feira sob aviso amarelo.

Assim, a partir das 00h00 de sexta-feira, Beja, Évora e Portalegre estarão sob o segundo aviso mais grave devido ao calor desde as 6h00, situação que se prevê até às 18h00 de sábado, com persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, que deverá ultrapassar os 40ºC em muitas zonas destas regiões.

Com aviso amarelo, menos grave, vão estar a partir das 6h00 de quinta-feira os distritos de Évora, Beja, Portalegre (até às 00h00 de sexta-feira), e ainda Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, e Braga (até às 21h00 de sexta-feira), bem como Faro e Castelo Branco, debaixo do aviso até às 18h00 de sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O distrito de Bragança estará sob aviso amarelo de tempo quente das 6h00 de sexta-feira às 18h00 de sábado, também com previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Também sob aviso laranja devido ao calor vão estar as regiões montanhosas da Madeira, igualmente a partir das 00h00 de sexta-feira e até às 18h00 de sábado, sendo que os avisos amarelos para o tempo quente entraram em vigor já esta quarta-feira à tarde. Nos Açores, o aviso amarelo para calor também foi decretado, mas deve manter-se apenas até ao meio dia do feriado desta quinta-feira.

[Já saiu o terceiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro e o segundo episódio]

Além das temperaturas máximas acima dos 40ºC nas regiões do Alentejo, zona de Setúbal e vale do Tejo, todo o resto do país registará picos de calor acima dos 30ºC. E noites tropicais a sul do Tejo, ou seja, temperaturas mínimas acima dos 20ºC (podem chegar aos 22/23ºC no Algarve).

Associado ao calor, o perigo de incêndio é muito elevado em várias regiões do país.