A Renault deposita tanta confiança no seu mais recente veículo eléctrico, o ScénicE-Tech, que não hesitou em realizar uma campanha publicitária em que visa directamente o líder destacado nas vendas europeias entre os modelos alimentados exclusivamente por bateria. A campanha é, de momento, exclusiva do Reino Unido, e compara as características do Scénic eléctrico ao Model Y da Tesla.
A frase exibida no placard publicitário é atribuída à publicação britânica Auto Express e afirma que “o novo Renault Scénic E-Tech embaraça o Tesla Model Y em preço e autonomia”, precisamente dois dos critérios mais valorizados pelos potenciais compradores deste tipo de veículos. E o facto de o painel publicitário estar junto a uma das estações de carregamento mais populares de Londres rapidamente lhe permitiu saltar para as redes sociais, alargando a eficácia e o alcance da comunicação.
Segundo a Publicis, a agência que trabalhou a criatividade, os placards utilizados são do tipo digital e têm a capacidade de se adaptar aos condutores que passam, fazendo variar a mensagem consoante o veículo que conduzem. E, de acordo com a imprensa britânica, o sistema instalado identifica especificamente os proprietários dos Tesla.
Renault Scénic é um SUV eléctrico espaçoso com preço competitivo
Assim que o placard “vê” um Tesla aproximar-se, a mensagem original “New Renault Scenic E-Tech embarrasses Tesla Model Y on price and range” é substituída por outras mais dirigidas aos utilizadores de modelos do construtor norte-americano. E os exemplos destas alfinetadas aos condutores do eléctrico mais vendido na Europa variam entre “This is awkward” e “You’re probably good at other things”, passando por “Elong-ger”.
A criatividade dos publicitários da Renault britânica serviu para chamar a atenção para a maior autonomia do Scénic E-Tech, bem como para o seu preço competitivo. No que respeita à distância que o SUV francês consegue percorrer entre carregamentos, o Scénic atinge 430 km com a bateria de 60 kWh e 625 km com o acumulador de 87 kWh, tudo isto com preços que em Portugal oscilam entre os 43.490€ (versão Techno) no primeiro caso e 51.250€ (Esprit Alpine) no segundo. Ora, basta comparar com os preços do Tesla Model Y, também no nosso país, para perceber que a comparação não desfavorece de forma evidente o líder das vendas, uma vez que a versão mais acessível do Model Y é comercializada por 44.990€, com uma bateria idêntica (60 kWh), mas com 299 cv (em vez de 170 cv) e 455 km de autonomia (em vez de 430 km), apesar de exibir um comprimento de 4,751 m e uma distância entre eixos de 2,890 m, em vez dos 4,470 m e 2,785 m do Scénic, o que coloca o SUV gaulês num segmento abaixo do rival americano, em dimensões e espaço. Há ainda um “pormenor” a ultrapassar, associado ao facto de o Tesla mais barato ser proposto por 44.990€, contra 43.490€ do Scénic, apesar deste anunciar 150 km/h de velocidade máxima e 0-100 km/h em 8,6 segundos, enquanto o rival do outro lado do Atlântico atinge 217 km/h e cumpre os 0-100 km/h em 6,9 segundos.
Nas versões com bateria de maior capacidade, o Scénic garante uns impressionantes 625 km de autonomia, extraídos de um acumulador com 87 kWh, enquanto o Model Y consegue percorrer 600 km (igualmente em WLTP) com uma bateria com apenas 75 kWh. Esta versão RWD (só um motor) do Y Long Range é comercializada entre nós por 48.990€, ao passo que o Scénic exige 51.250€ (em alternativa a esta versão Esprit Alpine existe a Techno, com o mesmo motor e bateria, mas menos equipamento, por 49.300€) em troca de 170 km/h de velocidade máxima (contra 217 km/h do rival norte-americano) e 218 cv de potência (contra 347 cv), o que assegura 0-100 km/h em 7,9 segundos (contra 5,9). Isto torna difícil esta campanha publicitária passar em Portugal.