A Mitsubishi revelou o seu novo camião Fuso eCanter eléctrico, similar aos que são fabricados em Portugal. Só que esta versão foi especificamente optimizada para a recolha de lixo em meios urbanos e foi alvo de uma demonstração na cidade japonesa de Kawasaki, onde exibiu a capacidade de seguir o “condutor”, enquanto este se deslocava de um ponto de recolha de lixo para o seguinte.

Este Fuso eCanter alimentado exclusivamente por bateria é, na essência, semelhante aos que saem regularmente da linha de produção no Tramagal. A diferença reside no facto de este ter sido desenvolvido pela Mitsubishi Fuso Truck e pela Bus Corporation, que equiparam o veículo pesado com um sistema semi-autónomo de Nível 2, estranhamente pouco sofisticado para um veículo que é capaz de seguir o condutor sem encalhar noutros veículos ou ameaçar peões.

O camião do lixo demonstrou o seu potencial e tecnologia frente ao ministro do Ambiente japonês, com a garantia que só pode funcionar em zonas pré-determinadas e certamente cartografadas ao pormenor, para compensar a ausência de um sistema autónomo mais sofisticado e avançado. Teoricamente, seria de esperar um sistema alimentado com informações recolhidas por um ou mais LiDAR que detectassem com exactidão a presença de objectos ou pessoas, bem como a distância a que se encontram ou a velocidade a que se deslocam. O condutor possui ainda um ecrã no braço que lhe permite controlar o camião remotamente.

De acordo com o construtor, este eCanter Sensor Collect está equipado com múltiplas câmaras e radares à frente e atrás, que se fixam no condutor assim que este sai do camião e o seguem, dirigindo o veículo de acordo com a forma que este se desloca e está programado. O objectivo é reduzir o número de trabalhadores ao serviço de cada camião de lixo e, simultaneamente, reduzir o esforço realizado pelo operário. No vídeo, o fabricante explica como tudo funciona, embora o veículo ainda tenha de recorrer a um segundo condutor que está sempre pronto a intervir, como solução de segurança.

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