A polícia alemã deteve este sábado um adolescente de 15 anos, suspeito de ter estar ligado ao ataque contra várias pessoas com uma faca na cidade alemã de Solingen, nesta sexta-feira à noite. O ataque causou três mortos e oito feridos, dos quais cinco se encontram em estado grave.

Até ver, as autoridades parecem suspeitar de que haja uma ligação do adolescente ao ataque, mas não que seja o responsável pelos esfaqueamentos. Na conferência de imprensa em que avançou estas informações, a polícia de Dusseldorf explicou que duas mulheres ouviram uma conversa entre o jovem e outra pessoa a propósito do ataque, havendo suspeitas de que o detido já saberia que os esfaqueamentos iriam acontecer e que não avisou a polícia disso mesmo.

Nesta altura, as autoridades alemãs continuam a não saber ao certo quem cometeu os ataques, estando o responsável — que, segundo a polícia, fez um ataque “muito dirigido” aos pescoços das vítimas — ainda a monte. A polícia começou também a revelar mais detalhes sobre as vítimas: morreram dois homens com 67 e 57 anos e uma mulher com 56.

Neste momento os feridos são também as principais testemunhas e estão a ser interrogados. As operações começaram de madrugada e envolvem uma equipa de grande dimensão com agentes armados, veículos especiais e o apoio de helicópteros. Estão a ser pedidos à população registos de imagens dos momentos da agressão que possam ajudar na identificação do atacante, tendo sido aberta uma linha específica para esses contactos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo os testemunhos já recolhidos, o homem procurava atingir deliberadamente as vítimas na garganta, afirmou o porta-voz da polícia de Wuppertal. As forças de segurança estão a tratar o caso como um atentado terrorista e não como um ato de loucura.

O atacante “deve ser capturado rapidamente e castigado com toda a força da lei”, afirmou o chanceler alemão Olaf Scholz.

O ataque ocorreu às 21h40 de sexta-feira na praça da cidade durante um festival que comemorava os 650 anos de Solingen situada no estado da Renânia do Norte-Vestfália, na fronteira com os Países Baixos. Quando o incidente começou estava a atuar o músico alemão Topic no festival que marcava o arranque da celebração, entretanto cancelada.

Os primeiros relatos deste ataque indicaram que  um homem “esfaqueou aleatoriamente” pessoas que passavam no festival. 

O autor dos crimes terá fugido do local, onde se cumpre o aniversário da cidade celebrando o “Festival da Diversidade”, onde eram esperados 80 mil visitantes durante três dias — no momento do ataque, haveria cerca de 15 mil pessoas na rua.

No palco do festival, Philipp Müller, um dos co-organizadores, explicou no palco que as equipas de resgate estão a “lutar pela vida” de nove pessoas.

São vários os jornais alemães que relatam o estado de “choque” na cidade, com os habitantes a serem avisados para permanecerem dentro de casa e as ruas cortadas. Entretanto, um helicóptero sobrevoa a cidade.

O autarca da cidade Tim Kurzbach escreveu, no Facebook, sobre o “choque, susto e tristeza” que se vive em Solinger: “Todos nós queríamos comemorar o aniversário da nossa cidade juntos e agora temos que chorar os mortos e feridos. (…) Lágrimas nos meus olhos quando penso naqueles que perdemos. Rezo por todos aqueles que ainda lutam pelas suas vidas”.