Chama-se Djibrilo Iafa, tem 32 anos, é conhecido como Tigre, revelou-se agora um verdadeiro leão perante a possibilidade de conquistar uma medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024: o atleta português nascido na Guiné-Bissau não ficou afetado por ter caído para as repescagens e ganhou mesmo o bronze na categoria de -73kg J1 (cegos totais), a primeira na história da modalidade e a sexta da Missão nesta edição que tem a particularidade de ser também a 100.ª de Portugal ao longo de todas as participações desde 1972.
MEDALHA DE BRONZE!
Djibrilo Iafa conquistou a sexta medalha dos #ParalímpicosPT, a terceira de bronze, ao terminar a competição de judo, classe J1, categoria -73kg, no 3.º lugar, vencendo o combate pelo bronze frente a Harlley Arruda ????????.
Muitos parabéns, Djibrilo! ???????????? pic.twitter.com/AKiUnd7SNQ— IPDJ I.P. (@IPDJ_IP) September 6, 2024
No combate decisivo pela medalha de bronze, muito desgastante em termos físicos para ambos, o atleta português venceu o brasileiro Harlley Pereira Arruda por waza-ari e fez a festa de tal forma efusiva que nem o treinador no Clube Judo Total, Jerónimo Ferreira, se livrou de quase ir ao chão entre os abraços.
No início da competição, Djibrilo Iafa começou por ganhar ao turco Gokce Yavuz por ippon, seguindo-se a derrota com o alemão Lennart Sass (que ficaria com a outra medalha de bronze) que remeteu o português para a fase de repescagens. Antes do triunfo frente ao brasileiro, o atleta nacional bateu o francês Armindo Rodrigues por ippon, já depois de ver um outro ippon logo no início anulado pelo VAR.
???????????????????????? ???? Djibrilo Iafa conquistou a primeira medalha de sempre do Judo nos Jogos Paralímpicos! ???????????? #PartilhaAPaixão pic.twitter.com/oRc1FCaSuv
— Portugal (@selecaoportugal) September 6, 2024
Esta foi a sexta medalha de Portugal nestes Jogos Paralímpicos de Paris, depois dos ouros de Miguel Monteiro (atletismo) e Cristina Gonçalves (boccia), da prata de Sandro Baessa (atletismo) e dos bronzes de Diogo Cancela (natação) e Luís Costa (atletismo). A edição de 2024 vai terminar no próximo domingo.