A produtora HBO começou oficialmente a busca pelo próximo Harry Potter e os seus companheiros Ron Weasley e Hermione Granger, para a nova série de televisão sobre o feiticeiro mais famoso do mundo. Um convite aberto para a audição de jovens atores começou a circular na segunda-feira e a HBO já confirmou à revista Variety que se trata de uma seleção oficial.
Este formato de audição significa que qualquer pessoa que cumpra os requisitos básicos pode candidatar-se. A única exigência neste caso é que os candidatos tenham entre 9 e 11 anos em abril de 2025 e que vivam no Reino Unido ou na Irlanda. O anúncio partilhado nas redes sociais esclarece que as candidaturas devem ser submetidas por um pai ou um guardião legal e devem ser feitas até 31 de outubro deste ano.
Neste anúncio destacam ainda o “compromisso com um elenco inclusivo e diverso”. Pedem que nas candidaturas pese apenas “a qualificação” dos pequenos atores, sem considerar “etnia, deficiências, raça, orientação sexual, identidade de género“. A preocupação com a diversidade e a inclusão — particularmente no que toca à identidade de género — é de notar, uma vez que a autora dos livros originais, J.K. Rowling, está envolvida na produção da série e tem mantido posições consideradas problemáticas, por não reconhecer mulheres trans como mulheres.
Mas o que é preciso para o casting? Segundo o anúncio, as crianças devem gravar dois vídeos. No primeiro, devem recitar uma história ou um poema que gostem ou que tenham escrito. O único requisito é que não seja um excerto dos sete livros da saga Harry Potter e que não exceda os 30 segundos. No segundo vídeo, devem apresentar-se em menos de um minuto, dizendo a idade, onde vivem, a altura, e descrevendo “um familiar, amigo ou animal de estimação” do qual sejam particularmente próximos. Em ambos os vídeos, os “aspirantes a feiticeiros” devem utilizar o seu próprio sotaque, notam ainda.
O anúncio inclui ainda algumas notas — direcionadas aos pais — sobre como gravar um vídeo para a submissão de uma candidatura, destacando que as crianças devem vestir algo “que gostem/estejam confortáveis”. No final da página, há três formulários de submissão: para Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley.
Não é a primeira vez que o trio protagonista da série de livros Harry Potter é escolhido através de uma audição aberta. Em 2000, este formato já tinha sido utilizado para descobrir Emma Watson e Ruper Grint, que viriam a ser Granger e Weasley nas oito adaptações do universo mágico ao grande ecrã. A personagem principal também tinha um convite aberto, mas um dos produtores e um dos argumentistas acabaram por descobrir Daniel Radcliffe por outros meios, depois de vários meses de audições falhadas. O processo foi utilizado novamente mais tarde, para selecionar outras crianças e adolescentes que deram vida aos restantes alunos da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.
A nova série Harry Potter deverá ter sete temporadas, uma para cada livro e ano escolar, mas ainda não tem uma data definida para o lançamento. Em fevereiro, o diretor-executivo da Warner Bros., David Zaslav, avançou que a estreia está apontada para “o início de 2026”. A data definida como limite de idade no anúncio da audição — abril de 2025 –, dá a entender que as gravações devem começar em meados do próximo ano.
O elenco continua a ser desconhecido. Se o processo estiver a ser igual ao que foi feito para os filmes, há mais de 20 anos, pode já haver nomes para os atores mais velhos, mas, mesmo que isto se verifique, nenhum foi tornado público. Até agora, sabe-se apenas que Francesca Gardiner e Mark Mylod — ambos responsáveis pela produção da série Sucession — vão assinar a adaptação de Harry Potter ao pequeno ecrã como produtores executivos e realizadores de alguns episódios.