A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 50 anos, suspeito de ter ateado oito incêndios florestais em várias freguesias do concelho de Braga entre 19 de julho e 4 de setembro, foi revelado esta sexta-feira.
Em comunicado, a PJ esclarece que das diligências realizadas, em colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural — Zona Norte, resultou a identificação de um homem, reformado por invalidez que, durante o dia, “circulava pela floresta e, através de chama direta, procedia a inúmeras ignições“.
A PJ recolheu ainda um “vasto acervo probatório” que culminaram na detenção do homem, de 50 anos, que vai ser esta sexta-feira presente à autoridade para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.
As freguesias de Arentim e Escudeiros, no concelho de Braga, foram alvo de uma vaga de incêndios florestais que consumiram vários hectares de floresta e causaram alerta entre a população.
Os locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com “condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando risco acentuado, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região”, salienta a PJ.
Pelas 17h00 está agendada uma conferência de imprensa com o inspetor-chefe Rogério Magalhães, no Departamento de Investigação Criminal de Braga.