O novo 5008 já está disponível para os condutores portugueses, para já nas versões 100% eléctrica e mild hybrid (mHEV), estando a híbrida plug-in (PHEV) agendada mais para o final do ano, enquanto se aguarda uma versão eléctrica com uma bateria maior e autonomia reforçada em 2025. O novo SUV é o primeiro modelo da Stellantis a ser concebido sobre a versão alongada da plataforma STLA-Medium que, em relação à utilizada no Peugeot 3008, usufrui de mais 16,2 cm na distância entre eixos, de forma a garantir espaço adicional para a terceira fila de bancos.

Independentemente da motorização, o 5008 é proposto em duas versões de equipamento, a Allure e a GT, esta última mais cara e sofisticada. O SUV topo de gama da marca francesa monta na versão mais acessível uma mecânica mHEV, onde o motor 1.2 com três cilindros sobrealimentado a gasolina, que fornece 136 cv e 230 Nm, usufrui de uma (pequena) ajuda de um sistema eléctrico a 48V composto por um motor com 28 cv e 55 Nm, alimentado por uma bateria com uma capacidade útil de 0,43 kWh (0,89 kWh total). O denominado 5008 Hybrid anuncia 200 km/h de velocidade máxima, 0-100 km/h em 11,3 segundos e um consumo médio de 5,8 l/100 km, sendo proposto por 39.150€ (Allure), com um preço promocional de lançamento de 36.650€ até 31 de Outubro.

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Enquanto se mantiverem as ajudas aos motores PHEV, é provável que a versão mais vendida do novo 5008 seja a híbrida plug-in, cujo motor principal é o 1.6 sobrealimentado a gasolina, com 150 cv e 300 Nm. O motor a combustão é ajudado por um eléctrico com 125 cv e 118 Nm que, por sua vez, é alimentado por uma bateria com uma capacidade útil de 17,9 kWh (21 kWh brutos), recarregável a 3,6 kW em AC (7,4 opcionais). A potência total é modulada entre as duas unidades motrizes e atinge 196 cv, o que permite ao 5008 PHEV reivindicar 215 km/h e 8,3 segundos de 0-100 km/h, além de um consumo em WLTP de 1,0 l/100 km, apesar de o seu peso ser de 2123 kg, mais 343 kg do que a versão mHEV. A generosa bateria assegura uma autonomia de 82 km em modo exclusivamente eléctrico — a Alemanha exige um mínimo de 80 km (em Portugal é 50 km) para ter acesso aos incentivos para os PHEV — o que o torna substancialmente mais interessante. Os preços começam nos 47.150€ (46.150€ durante o lançamento), o que para as entidades que recuperam o IVA coloca o valor nos 38.333€.

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Ao oferecer, como as restantes versões deste SUV da Peugeot, espaço para sete ocupantes, a versão eléctrica do modelo assume-se como uma proposta interessante e com reduzida concorrência. Possui um motor instalado à frente com 210 cv e 345 Nm, o qual é alimentado por uma bateria com uma capacidade útil de 73 kWh (recarregável a 160 kW em DC e 11 kW em AC) que lhe assegura 502 km de autonomia em WLTP. Este E-5008, que é 170 kg mais pesado do que o PHEV, anuncia 170 km/h de velocidade de ponta e cumpre os 0-100 km/h em 9,7 segundos, sendo comercializado por 49.150€ (48.150€ até 31 de Outubro). Em 2025 será introduzida uma versão com 230 cv e uma bateria Long Range (96,9 kW/h) que promete uma autonomia de 668 km.