Foi avistado no domingo um grupo de orcas ibéricas ao largo da Comporta, em Setúbal. A página do Centro Náutico “Oceanic Lounge” divulgou no Instagram um vídeo onde é possível ver os animais a partir de um barco.
O aviso foi dado por Dárcio Pereira, profissional da “Bolhas Tours”, e o momento foi registado por Bernardo Queiroz, responsável da “Terra Incógnita”, e Nina Alexandria, fotógrafa e jornalista. Os três abortaram o mergulho que tinham planeado e decidiram captar imagens que a “Oceanic Lounge” descreve como de “máxima importância para mostrar os seres maravilhosos e magníficos que passam nas nossas águas”.
[Já saiu o primeiro episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube]
Na publicação do Centro Náutico pode ler-se que “foram recolhidas fotos das barbatanas dorsais a pedido de várias organizações para foto ID, trabalho importantíssimo de vários biólogos”.
A orca ibérica é conhecida por habitar águas portuguesas e espanholas.