O estado de São Paulo, no Brasil, foi atingido por chuvas e ventos fortes na noite de sexta-feira para sábado. Em consequência, sete pessoas morreram e 1,3 milhões consumidores tiveram a energia cortada, afetando também o abastecimento de água.
De acordo com a CNN Brasil, os sete mortos foram registados em Bauru, São Paulo, Cotia e Diadema. Cinco pessoas foram vítimas do desabamento de muros e duas da queda de árvores.
Desde 1995 que a cidade de São Paulo não registava ventos tão fortes. Na noite de sexta-feira, foi atingida por ventos de 107,6 km/h. As chuvas provocaram também estragos em toda a área metropolitana.
Há mais de 24 horas sem eletricidade no estado de São Paulo, a empresa Enel, responsável pelo serviço na região, avançou que não há previsão para o restabelecimento do fornecimento da energia elétrica. Segundo a CNN, alguns dos 1,3 milhões de clientes afetados receberam a informação de que o serviço seria retomado na segunda-feira, dia 14, no entanto, a Enel já veio clarificar que se trata de uma “falha na programação da resposta automática do canal de atendimento pelo WhatsApp, que já foi corrigida”.
Quanto ao abastecimento de água afetado pelo corte de energia, Sabesp, empresa responsável pelo serviço, orientou os clientes sobre o uso consciente de água.