É um sonho mal escondido desde há vários anos e pode estar mais perto do que nunca. De acordo com o jornal The Times, Pep Guardiola foi abordado pela Football Association (FA) sobre a possibilidade de assumir o comando de Inglaterra. A notícia acrescenta ainda que o contacto informal aconteceu no início da temporada e que o treinador espanhol deverá tomar uma decisão nas próximas semanas.

Pep Guardiola termina contrato com o Manchester City no final da temporada e ainda não anunciou nenhuma decisão sobre o próprio futuro, mantendo em aberto a possibilidade de permanecer nos citizens, de sair para outro clube (ou seleção) ou de tirar outra espécie de pausa sabática, como fez depois da saída do Barcelona e antes de assinar pelo Bayern Munique.

Certo é que, mesmo tendo manifestado interesse junto de Pep Guardiola, a FA ainda não concluiu o processo de consideração de todos os candidatos. Gareth Southgate deixou o cargo na sequência da derrota na final do Euro 2024, após oito anos à frente dos destinos de Inglaterra, e a FA optou por colocar Lee Carsley, até então à frente dos Sub-21, como interino ao longo da atual edição da Liga das Nações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A recente derrota contra a Grécia em Wembley, porém, assim como a exibição sofrível apesar da vitória contra a Finlândia, intensificou a necessidade de escolha do próximo selecionador. Também de acordo com o jornal The Times, para além de Pep Guardiola, a FA tem Thomas Tuchel, Graham Potter e Eddie Howe como fortes possibilidades, sendo que só o último está atualmente a trabalhar, no Newcastle.

Gareth Southgate deixa comando da seleção de Inglaterra

Curiosamente, Pep Guardiola foi recentemente questionado sobre a possibilidade de sair do Manchester City no fim da temporada. No domingo, em entrevista ao programa “Che Tempo Che Fa” da televisão italiana, o treinador garantiu que “ainda não decidiu”. “E também não é verdade que eu vá ser o próximo selecionador de Inglaterra. Se já tivesse decidido, dizia… Ainda não sei, tudo pode acontecer”, indicou, sendo que o The Times acrescenta que o espanhol quer tomar a decisão o mais depressa possível para permitir que o clube inglês tenha tempo e margem de manobra para encontrar um sucessor.

O técnico espanhol está nos citizens desde 2016, tendo conquistado a Premier League em seis ocasiões e ainda uma Liga dos Campeões, duas Taças de Inglaterra, quatro Taças da Liga, três Supertaças, uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes. A confirmar-se uma eventual ida para a seleção, Pep Guardiola torna-se apenas o terceiro selecionador inglês estrangeiro, depois de Sven-Göran Eriksson and Fabio Capello.