O Ami veio agitar o universo dos microcarros, vulgarmente denominados quadriciclos ou, mais popularmente, “mata-velhos”. Mas a realidade é que o pequeno Citroën rapidamente se impôs entre quem pretendia um destes veículos que se podem conduzir sem a carta de condução tradicional e com mecânica eléctrica, esgrimindo dois grandes trunfos: uma estética cool e um preço imbatível, abaixo dos 8000€. Esta semana, no Salão de Paris que está a decorrer na capital francesa, a marca apresentou um restyling do modelo que o torna (ainda) mais apetecível.

5 fotos

Lançado em 2020 e produzido numa fábrica da Stellantis em Marrocos, juntamente com os “irmãos” Opel Rocks Electric e Fiat Topolino, o renovado Ami vai chegar a Portugal no 2.º trimestre de 2025 com um aspecto mais atraente, curiosamente recorrendo ao passado. As luzes de presença descem e os faróis sobem, passando estes últimos a recordar o Citroën 2CV. Ainda deste modelo mítico da Citroën o Ami herda umas grelhas (meramente decorativas) nos guarda-lamas anteriores, numa posição próxima da que caracterizava o 2CV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Citroën Ami é eléctrico e barato. Será uma boa aposta?

Na traseira os faróis e os farolins realizaram uma “dança” similar à que aconteceu na frente, saltando ainda à vista o novo emblema da Citroën. Impossível não reparar nas novas coberturas das rodas, decoradas por 21 pequenos quadrados coloridos, um dos quais é substituído pelo símbolo da casa. Em tudo o resto, o Ami não sofreu alterações, da estrutura composta pelos vidros e tejadilho às portas, que continuam a abrir de forma diferente, uma para a frente e outra para trás.

11 fotos

Em termos mecânicos, o quadriciclo da Citroën mantém um motor eléctrico com 8,2 cv, o suficiente para atingir 45 km/h, a velocidade máxima permitida a este tipo de veículos que podem ser conduzidos por jovens com apenas 16 anos. A alimentar o motor continua a bateria com 60 kg e 5,5 kWh de capacidade, recarregável a partir de uma tomada vulgar de 220V, que anuncia uma autonomia de 75 km segundo o método europeu WLTP.

10.490€. Só há 50 My Ami Buggy para Portugal (e um recorde para bater)

Em Paris, a Citroën revelou igualmente o Ami Buggy Vision, versão que ainda denominou protótipo, mas que, face ao que sucesso do My Ami Buggy lançado em 2023 (todos vendidos e com fila de espera), é praticamente certo que também este Ami mais radical vai ver a luz do dia. Está equipado com pneus mais apropriados para circular pela areia da praia e exibe uns alargamentos que reforçam um certo ar de brinquedo. As portas opacas foram substituídas por uma estrutura tubular, para se estar mais próximo da natureza, e sobre o tejadilho — que é de abrir e em lona — surge uma rampa de LED a toda a largura do Buggy Vision.