Em atualização

O antigo membro da banda One Directon Liam Payne foi encontrado morto, esta quarta-feira, no hotel Casa Sur em Buenos Aires, na Argentina. O cantor morreu depois de ter caído do terceiro andar do hotel onde estava alojado, avançou o jornal argentino La Nacion e confirmaram as fontes de segurança e de saúde argentinas.

Alberto Crescenti, diretor do Sistema de Atendimento Médico de Urgência (SAME) da Argentina, afirmou que a queda de cerca de 14 metros provocou “lesões gravíssimas que causaram a morte imediata” ao cantor que foi encontrado já sem vida no pátio interior da unidade hoteleira.

As autoridades argentinas chegaram ao local depois de ter sido feita uma chamada ao número de emergência médica para informar sobre os comportamentos de um homem “agressivo”, que “poderia estar sob a influência de drogas ou álcool”.

O El País aponta que Payne estava na Argentina há vários dias. No dia 2 de outubro, terá comparecido ao concerto da digressão mundial do seu ex-colega de banda Niall Horan, na Movistar Arena de Buenos Aires. O jornal espanhol avança ainda que o cantor estava acompanhado pela sua namorada, Kate Cassidy, com quem mantinha uma relação há dois anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O artista fez parte de uma das mais conhecidas boys band das últimas décadas, os One Direction, formada em 2010 na edição britânica do programa Fator X. A seu lado estrelavam Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Harry Styles, todos selecionados no reality show britânico por Simon Cowell para formar a banda que se tornou mundialmente conhecida.

O estrelato nos One Direction, a carreira a solo e os problemas com o abuso de álcool e drogas

Liam Payne, natural de Chalfont St Giles, Buckinghamshire, nasceu a 29 de agosto de 1993. Tornou-se conhecido, primeiro entre o público britânico, quando participou em 2008 no concurso de música Fator X, na edição britânica em que o principal jurado era o produtor musical Simon Cowel. Acabou por ser eliminado da competição nessa edição, mas regressou ao casting dois anos depois e foi selecionado como um dos cinco membros de uma das boys band formadas por Cowel — os One Direction.

O sucesso internacional da boys band, que era formada por Liam Payne, Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Harry Styles, foi automático, ainda o programa estava no ar. Seguiu-se a produção de singles originais que ocuparam os tops mundiais durante meses a fios e as digressões que mobilizaram milhares de fãs em todo o mundo. Durante seis anos, a banda lançou cinco álbuns e, em 2016, anunciou a sua primeira pausa, já com um dos membros, Zayn Malik, afastado da formação inicial foi grupo musical. A pausa tornou-se definitiva com cada um dos membros focado na sua carreira individual, incluindo Liam Payne.

Após o fim dos One Direction, Payne assinou um contrato discográfico com a Republic Records nos EUA e, em maio de 2017, lançou “Strip That Down” como o primeiro single do seu álbum de estreia a solo. Alcançou a posição número três no UK Singles Chart e o número dez na Billboard Hot 100 dos EUA, sendo certificado como disco de platina em ambos os países. O seu álbum de estreia, LP1, foi lançado em dezembro de 2019. Em maio de 2023, Payne anunciou que estava a trabalhar num novo álbum com o qual estava “muito entusiasmado” e partilhou que estava a planear uma digressão.

Ao longo dos anos o artista assumiu a sua luta contra o abuso de substâncias — álcool e drogas — e falou abertamente sobre ter estado internado em 2023 num centro de tratamento para se manter sóbrio. Payne teve um filho, Bear, atualmente com 7 anos, nascido em 2017, com Cheryl Cole, cantora que era jurada do Fator X na edição em que o músico participou. O relacionamento foi marcado por críticas à diferença de idade entre os dois, de 10 anos, uma vez que se conheceram no concurso televisivo quando Payne tinha apenas 14 anos, em 2008. O casal acabou por se separar em 2018, pouco depois de o seu primeiro filho nascer.

Atualmente, o cantor mantinha uma relação, que começou há dois anos, com Kate Cassidy. O El País avançou que o artista estava acompanhado pela atual namorada em Buenos Aires, não se sabendo para já se estava com ele no momento em que o incidente que lhe provocou a morte.

A morte inesperada de Liam Payne está a causar consternação entre fãs e as primeiras reações de figuras públicas começam a surgir  nas redes sociais. ” Descansa em paz, meu amigo. É tão perturbador ouvir a notícia da morte de Liam Payne”, escreveu Paris Hilton no X. A socialite enviou “amor e condolências” à família e entes queridos do artista.

O rapper Juicy partilhou uma mensagem na mesma rede social a prestar condolências pela morte de Liam Payne. “Não acredito nisto, orações para a família”, escreveu.