O antigo membro da banda One Directon Liam Payne foi encontrado morto, esta quarta-feira, no hotel Casa Sur em Buenos Aires, na Argentina. O cantor morreu depois de ter caído do terceiro andar do hotel onde estava alojado, avançou o jornal argentino La Nacion e confirmaram as fontes de segurança e de saúde argentinas.
Alberto Crescenti, diretor do Sistema de Atendimento Médico de Urgência (SAME) da Argentina, afirmou que a queda de cerca de 14 metros provocou “lesões gravíssimas que causaram a morte imediata” ao cantor que foi encontrado já sem vida no pátio interior da unidade hoteleira.
As autoridades argentinas chegaram ao local depois de ter sido feita uma chamada ao número de emergência médica para informar sobre os comportamentos de um homem “agressivo”, que “poderia estar sob a influência de drogas ou álcool”.
O El País aponta que Payne estava na Argentina há vários dias. No dia 2 de outubro, terá comparecido ao concerto da digressão mundial do seu ex-colega de banda Niall Horan, na Movistar Arena de Buenos Aires. O jornal espanhol avança ainda que o cantor estava acompanhado pela sua namorada, Kate Cassidy, com quem mantinha uma relação há dois anos.
O artista fez parte de uma das mais conhecidas boys band das últimas décadas, os One Direction, formada em 2010 na edição britânica do programa Fator X. A seu lado estrelavam Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Harry Styles, todos selecionados no reality show britânico por Simon Cowell para formar a banda que se tornou mundialmente conhecida.
[Já saiu o terceiro episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo.]
O estrelato nos One Direction, a carreira a solo e os problemas com o abuso de álcool e drogas
Liam Payne, natural de Chalfont St Giles, Buckinghamshire, nasceu a 29 de agosto de 1993. Tornou-se conhecido, primeiro entre o público britânico, quando participou em 2008 no concurso de música Fator X, na edição britânica em que o principal jurado era o produtor musical Simon Cowel. Acabou por ser eliminado da competição nessa edição, mas regressou ao casting dois anos depois e foi selecionado como um dos cinco membros de uma das boys band formadas por Cowel — os One Direction.
O sucesso internacional da boys band, que era formada por Liam Payne, Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Harry Styles, foi automático, ainda o programa estava no ar. Seguiu-se a produção de singles originais que ocuparam os tops mundiais durante meses a fios e as digressões que mobilizaram milhares de fãs em todo o mundo. Durante seis anos, a banda lançou cinco álbuns e, em 2016, anunciou a sua primeira pausa, já com um dos membros, Zayn Malik, afastado da formação inicial foi grupo musical. A pausa tornou-se definitiva com cada um dos membros focado na sua carreira individual, incluindo Liam Payne.
Após o fim dos One Direction, Payne assinou um contrato discográfico com a Republic Records nos EUA e, em maio de 2017, lançou “Strip That Down” como o primeiro single do seu álbum de estreia a solo. Alcançou a posição número três no UK Singles Chart e o número dez na Billboard Hot 100 dos EUA, sendo certificado como disco de platina em ambos os países. O seu álbum de estreia, LP1, foi lançado em dezembro de 2019. Em maio de 2023, Payne anunciou que estava a trabalhar num novo álbum com o qual estava “muito entusiasmado” e partilhou que estava a planear uma digressão.
Ao longo dos anos o artista assumiu a sua luta contra o abuso de substâncias — álcool e drogas — e falou abertamente sobre ter estado internado em 2023 num centro de tratamento para se manter sóbrio. Payne teve um filho, Bear, atualmente com 7 anos, nascido em 2017, com Cheryl Cole, cantora que era jurada do Fator X na edição em que o músico participou. O relacionamento foi marcado por críticas à diferença de idade entre os dois, de 10 anos, uma vez que se conheceram no concurso televisivo quando Payne tinha apenas 14 anos, em 2008. O casal acabou por se separar em 2018, pouco depois de o seu primeiro filho nascer.
Atualmente, o cantor mantinha uma relação, que começou há dois anos, com Kate Cassidy. O El País avançou que o artista estava acompanhado pela atual namorada em Buenos Aires, não se sabendo para já se estava com ele no momento em que o incidente que lhe provocou a morte.
As reações em todo o mundo
“Estamos de coração partido”, disse a família de Payne num comunicado, citado pelo site inglês MailOnline. “O Liam vai viver para sempre nos nossos corações e vamos recordá-lo pela sua alma amável, divertida e corajosa”, acrescentaram.
Entretanto, os antigos membros da banda One Direction divulgaram uma nota conjunta no Instagram em que lamentam a morte do “irmão que amavam profundamente”. No comunicado, assinado “Louis, Zayn, Niall e Harry”, as quatro estrelas afirmam que estão “completamente devastados com a notícia da morte de Liam”.
“Com o tempo, e quando todos puderem, haverá mais para dizer. Mas, por enquanto, levaremos algum tempo a lamentar e a processar a perda”, lê-se na nota, onde os músicos recordam as memórias que partilharam com Payne e que “com ele serão guardadas para sempre”.
“Por enquanto, os nossos pensamentos estão com a sua família, os seus amigos e os fãs que o adoraram ao nosso lado. Vamos sentir muito a falta dele. Nós amamos-te, Liam”, afirmam os ex-colegas da banda.
“Estou devastado por escrever isto, mas ontem perdi um irmão”, escreveu Louis Tomlinson numa nota individual no Instagram. “O Liam era alguém que eu admirava todos os dias, uma alma tão positiva, engraçada e gentil”, descreveu.
“Conheci o Liam pela primeira vez quando ele tinha 16 anos e eu 18, fiquei instantaneamente impressionado com a sua voz, mas o mais importante, com o passar do tempo, tive a hipótese de ver o irmão gentil que desejei durante toda a minha vida”, escreveu o cantor na rede social.
Tomlinson considerou mesmo que Liam Payne foi “a parte mais vital dos One Direction“. “A sua experiência desde tenra idade, o seu ouvido perfeito, a sua presença em palco, o seu dom para escrever. A lista continua. Obrigado por nos moldares, Liam”, acrescentou, dizendo que “adorava voltar a partilhar o palco” com toda a banda, mas que acabou por “não ser assim”.
Também Zayn Malik publicou uma mensagem na sua página de Instagram, dirigindo-se ao ex-colega de banda que morreu esta quarta-feira. “Nunca te consegui agradecer por me teres apoiado em alguns dos momentos mais difíceis da minha vida. Quando tinha saudades de casa, aos 17 anos, estavas sempre lá com uma visão positiva e um sorriso tranquilizador e dizias-me que eras meu amigo e que eu era amado”, escreveu num post em que partilhou uma fotografia antiga dos dois a dormir dentro de um carro.
“No que diz respeito à música, Liam, eras o mais qualificado em todos os sentidos, eu não sabia nada em comparação, era uma criança novata sem experiência e tu já eras um profissional”, recordou Malik. “Espero que onde quer que estejas agora estejas bem e em paz e saibas o quanto amado tu és”, acrescentou.
“Estou verdadeiramente devastado com a morte do Liam”, escreveu Harry Styles no Instagram. “A sua maior alegria era fazer outras pessoas felizes e foi uma honra estar ao seu lado nessa tarefa. O Liam vivia aberto, com o coração na boca, tinha uma energia para a vida que era contagiante. Era caloroso, solidário e incrivelmente amoroso. Os anos que passámos juntos ficarão para sempre entre os anos mais queridos da minha vida. Sentirei a tua falta sempre, meu querido amigo”, recordou o músico.
“O meu coração está destroçado pela Karen, pelo Geoff, pela Nicola e pela Ruth, pelo seu filho Bear e por todos aqueles, em todo o mundo, que o conheceram e amaram, tal como eu”, acrescentou.
Simon Cowell, mentor da banda no X Factor, também reagiu às notícias. “Liam, estou verdadeiramente destroçado, de coração partido, a sentir-me vazio. Quero que saibas quanto amor e respeito tenho por ti. Cada lágrima que derramei é uma memória tua”, escreveu numa publicação no Instagram.
“Queria que soubesses o que eu sempre dizia às milhares de pessoas que me perguntavam ‘Como é o Liam?’ E eu dizia que eras bondoso, engraçado, doce, atencioso, talentoso, humilde e focado”, explicou, acrescentando que sempre pensou nos elementos da banda como irmãos. “Ao ler as suas mensagens de hoje, acredito que sim”, afirmou.
Simon Cowell também partilhou que no ano passado o cantor foi visitá-lo, só para conversarem: “Fui recordado de que ainda eras o rapaz doce e bondoso que conheci há tantos anos”. “Eu conheci o teu filho, Bear. Tem o teu sorriso e aquele brilho dos teus olhos. Ele vai ter tanto orgulho em tudo o que alcançaste”, sublinhou.
Outros colegas e colaboradores do cantor também já reagiram à morte. “Descansa em paz, meu amigo. É tão perturbador ouvir a notícia da morte de Liam Payne”, escreveu Paris Hilton no X. A socialite enviou “amor e condolências” à família e entes queridos do artista.
So upsetting to hear the news of @LiamPayne passing???? Sending love and condolences to his family & loved ones. ???? RIP my friend????
— Paris Hilton (@ParisHilton) October 16, 2024
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reagiu enviando condolências à família do artista, referindo-se ainda aos One Direction como “uma das maiores bandas da história”.
O músico norte-americano Charlie Puth partilhou no Instagram uma foto e um vídeo com Payne, que acompanhou com a descrição: “Estou em choque neste momento. O Liam sempre foi muito amável comigo. Ele foi um dos primeiros grandes artistas com quem tive a oportunidade de trabalhar. Não acredito que ele se foi…”.
Zedd, o DJ e produtor alemão que em julho de 2017 lançou a música Get Low com Payne, também reagiu, dizendo estar “incrédulo” com uma notícia “de partir o coração”.
RIP Liam… I can’t believe this is real…
absolutely heartbreaking … ????— Zedd (@Zedd) October 16, 2024
Dermot O’Leary, que foi o apresentador do The X Factor na edição em que Payne participou, recorda-o com 14 anos: “Quando apareceu na audição surpreendeu-nos a cantar Sinatra”. “Ele adorava mesmo cantar”, rematou numa publicação no Instagram.
A mãe de Harry Styles, membro dos One Direction, lamentou igualmente a morte no Instagram. O rapper Juicy partilhou uma mensagem no X, no mesmo sentido. “Não acredito nisto, orações para a família”, escreveu.
R.I.P. Liam Payne wow I can't believe it prayers up for the family ????????
— juicy j (@therealjuicyj) October 16, 2024
James Corden também prestou homenagem a Liam Payne no Instagram, descrevendo a estrela pop como alguém que tinha “uma alma amorosa e gentil”.”Falar sobre o Liam no passado é de partir o coração. Vou guardar os momentos que passei com ele”, afirmou.