A operadora ferroviária Renfe cancelou este domingo vários comboios entre Madrid, Valência e Múrcia após um incidente com um comboio sem passageiros registado no sábado no túnel de alta velocidade que liga as estações madrilenas de Atocha e Chamartín.

Vários comboios de alta velocidade com origem em Chamartín e saída prevista entre as 08:30 e as 19:45 e o intercidades que devia sair daquela estação às 12:15 foram cancelados, segundo informou a empresa através da rede social X.

Cancelados foram também sete comboios de alta velocidade com origem em Valência que deveriam efetuar-se ao longo do dia de hoje, bem como o Alvia e o Intercidades.

Na estação de Múrcia del Carmen há informação sobre um comboio cuja saída estava prevista para as 13:53.

No sábado o eixo de uma das composições de um comboio que circulava sem pessoas soltou-se durante uma manobra dentro do túnel que liga Atocha a Chamartín, causando atrasos na circulação e criando fortes aglomerações de pessoas na estação.

Segundo o El Pais um incidente com uma pessoa não autorizada numa linha de alta velocidade em Madrid também contribuiu para o caos que se vive desde sábado nas circulações ferroviárias, obrigando a interromper os serviços. Para além de comboios suprimidos, há também atrasos de várias e paragens prolongadas. Dados da Renfe citados pelo jornal indicavam que só no sábado foram afetados 8.000 passageiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR