Siga aqui o liveblog sobre as eleições nos Estados Unidos
Ainda antes de conceder a vitória publicamente, Kamala Harris felicitou Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais. A candidata democrata telefonou esta quarta-feira ao seu adversário republicano, revelou um conselheiro da atual vice-Presidente dos Estados Unidos.
Ao tomar a iniciativa de ligar a Donald Trump, Kamala Harris discutiu com o Presidente eleito a importância de uma transferência pacífica de poder e de ser um líder para todos os norte-americanos, segundo o conselheiro que falou sob o anonimato à agência France Presse. O porta-voz da campanha republicana, Stephen Cheung, adiantou que se tratou de uma “conversa cordial”.“O Presidente Trump reconheceu a força, profissionalismo e tenacidade da vice-Presidente Harris ao longo da campanha e ambos concordaram na importância de unificar o país”, descreveu Cheung, citado pelo New York Times.
Perdeu o apoio da base eleitoral e os swing states. O desastre eleitoral de Kamala Harris
Mas Harris não foi a única democrata a felicitar Trump. O atual Presidente Joe Biden também já falou ao telefone com o seu sucessor para lhe dar os parabéns e o convidar para a tradicional reunião na Casa Branca. Este encontro terá como objetivo discutir o processo de transição de poder e terá lugar será num “futuro próximo”, anunciou a Casa Branca, acrescentando que Biden “expressou o seu compromisso com uma transição suave e sublinhou a importância de trabalhar em conjunto para unir o país“.
Para além destes telefonemas, Biden e Harris vão ainda fazer declarações públicas. Harris fala esta quarta-feira à noite (21h em Lisboa), a partir da Universidade Howard, em Washington D.C.. O atual Presidente vai falar apenas na quinta-feira, adiantou a Casa Branca. Esta quarta-feira Biden também já telefonou à sua vice para a felicitar pela “campanha histórica”, que herdou a pouco mais de 100 dias das eleições, depois da sua desistência.