Vladimir Shklyarov, um dos rostos mais conceituados do ballet russo, morreu este sábado aos 39 anos após cair do quinto andar de uma varanda. A notícia foi avançada pelo jornal russo Fontanka e confirmada pela equipa de comunicação do Teatro Mariinsky, onde o bailarino costumava atuar.
“É com profunda tristeza que o Teatro Mariinsky anuncia a morte do seu principal bailarino Vladimir Shklyarov. Era um artista acarinhado e um dos favoritos do público, que morreu tragicamente a 16 de novembro. A sua perda será sentida pela família Mariinsky e no mundo do ballet”, lê-se numa nota do site publicada esta segunda-feira.
Após uma investigação preliminar, as autoridades russas, segundo a agência RIA, apontam para um “acidente” e asseguram que não se trata de um “crime”. De acordo com Anna Kasatkina, responsável pelo serviço de imprensa do Teatro Mariinsky, o que aconteceu foi um “acidente estúpido e insuportável”.
No Telegram, Anna Kasatkina explica que Vladimir Shklyarov estava a “tomar analgésicos” e a “preparar-se para uma cirurgia de pé”. No sábado, “saiu para a varanda para apanhar ar e fumar, perdeu o equilíbrio numa varanda muito estreita e caiu do quinto andar”.
Apesar de as autoridades recusarem tratar-se de um ato premeditado, Vladimir Shklyarov já tinha criticado a guerra na Ucrânia dias após a invasão. Vários críticos do conflito acabaram presos ou foram mortos em circunstâncias idênticas.
Nas redes sociais, indicou ser contra a guerra na Ucrânia, segundo a BBC. “Os políticos deveriam ser capazes de negociar sem disparar e matar civis”, afirmou o bailarino, de acordo com uma publicação no Facebook do também bailarino Alexei Ratmansky. “É impossível assistir a tudo o que acontece sem lágrimas. Eu quero dançar. Eu quero amar todos — esse é o propósito da minha vida. Eu não quero guerras, nem fronteiras”, desabafou nas redes sociais numa publicação que entretanto foi apagada.
Just sayin' pic.twitter.com/MTdW6VfGsa
— Sean Charles (@BuffaloSojourn) November 18, 2024
Segundo a nota do Teatro Mariinsky, Vladimir Shklyarov juntou-se à companhia de ballet em 2003, após licenciar-se na academia de ballet Vaganova. “Foi um dos principais bailarinos, cativando o público com a expressão artística e brilhante técnica. O seu talento excecional foi reconhecido com muitos prémios”, lê-se no site.
Nascido em 1985 em São Petersburgo, Vladimir Shklyarov fez parte de produções como Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, Dom Quixote e Alice no País das Maravilhas. Além da Rússia, atuou também em vários locais, como a Metropolitan Opera, em Nova Iorque, e na Royal Opera House, em Londres.