Apenas dois meses e meio após a fuga de cinco presos de Vale de Judeus recapturou esta sexta-feira o segundo fugitivo. Fernando Ribeiro Ferreira foi localizado “há alguns dias” numa aldeia do concelho de Montalegre e ainda tentou uma nova fuga quando se apercebeu de que estava prestes a ser detido pelo Grupo de Intervenção de Operações Especiais da GNR.
Na sua posse, o homem de 61 anos tinha vários equipamentos que a Polícia Judiciária acredita terem sido usados no momento da fuga da prisão, a 7 de setembro: duas armas com silenciador, munições, binóculos de visão noturna, um bloqueador de sinal móvel que impede o uso de telemóveis e também walkie-talkies.
O tempo necessário para os melhores resultados operacionais.
Operação ???????????????????????????? II
Evadido de Vale de Judeus, Fernando Ribeiro, detido em Trás os Montes
Resultado de um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de prova desde o dia da fuga. pic.twitter.com/DS74v6XlB2— Polícia Judiciária (@PJudiciaria) November 22, 2024
Na conferência de imprensa desta sexta-feira de manhã, a diretora da Unidade de Contra Terrorismo da PJ, Manuela Santos, disse que o material encontrado no local em que o fugitivo de Vale de Judeus foi capturado terá “muito provavelmente” sido usado na operação de fuga a 7 de setembro.