O Presidente norte-americano recebeu esta quinta-feira na Casa Branca os Boston Celtics, vencedores do campeonato da NBA. O português Neemias Queta integrou a comitiva. “Os Celtics não são só uma equipa de basquetebol. São uma forma de vida”, afirmou Joe Biden, citando o antigo treinador Red Auerbach.

Os atletas tiveram direito a uma visita guiada de Biden à Sala Oval e o chefe de Estado recebeu uma réplica do troféu e uma bola de basquetebol. Também lhe foi oferecido pelos jogadores Jayson Tatum e Derrick White uma camisola da equipa, com o seu nome e o número 46 — já que é o 46.º Presidente do país.

Biden lembrou que o seu nome de código do Serviços Secreto é “Celtic”. “A sério, é porque sou irlandês”, explicou. “Sinto um orgulho especial neste troféu. Deste velho Celtic irlandês, para todos vocês Celtics, parabéns!”, acrescentou.

O encontro com o líder dos Estados Unidos da América é já uma tradição antiga. Segundo a NBA, terá começado quando o Presidente John F. Kennedy recebeu os Celtics de Bill Russell, em 1963.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR