Atualizado
A principal rede móvel da Dinamarca, a TDC Net, esteve em baixo esta quinta-feira, com a situação “a afetar todo o país”, assumiu Lasse Bjerre Sørensen, diretor de comunicações da empresa, citado pela imprensa dinamarquesa.
De acordo com o responsável, não havia “previsão” de quando é que o problema seria “resolvido”. “Nunca enfrentamos este problema no passado”, indicou. Ao jornal Politiken, o diretor de comunicações assegurou que não “há motivos” para acreditar que se tenha tratado de um ataque informático”. “Provavelmente terá sido uma atualização que perturbou a rede móvel.”
Entretanto, na manhã desta sexta-feira, como informa o Politiken, parece que os problemas técnicos que fizeram com que centenas de milhares de utilizadores da rede móvel da TDC Net não conseguissem utilizar a rede telefónica na quinta-feira estão sob controlo.
“Os técnicos ficaram toda a noite a monitorizar a nossa rede móvel para ter certeza absoluta de que nada mais acontecia”, garantiu ao jornal Lasse Bjerre Sørensen, chefe de comunicações da TDC Net, que informa que a rede “funcionou devidamente a noite toda e ainda continua a funcionar”.
A falha da principal rede móvel no país nórdico criou vários constrangimentos. Várias pessoas não conseguiram realizar chamadas telefónicas na quinta-feira. Além disso, o número de emergência (112) não funcionaram em várias partes do país. As autoridades colocaram ambulâncias nas ruas, caso fossem precisas.
Der opleves, i øjeblikket, problemer med TDC mobilnet. Det kan påvirke 1-1-2 opkald. Oplever du manglende kontakt til 112 så henvend dig til andre med mobiltelefon. Vi sender disponible køretøjer på gaden, disse kan opsøges ved behov for akut hjælp. Brug KUN 1-1-2 ved behov.
— Hovedstadens Beredskab (@HBeredskab) November 28, 2024
A rede de comboios dinamarquesa está também a sofrer constrangimentos. Vários trajetos na região da península da Jutlândia estão cortados, devido a problemas de sinalização, relata o canal estatal DR.
Segundo informa o Politiken esta sexta-feira, espera-se que a falha de sinal, que paralisou o tráfego ferroviário em grande parte da Jutlândia na quinta-feira, continue a afetar as operações ferroviárias durante o fim de semana.