Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
A alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, condenou esta sexta-feira o “ataque bárbaro” com mísseis russos que danificou a embaixada de Portugal em Kiev, na Ucrânia.
“Mísseis russos danificaram a embaixada de Portugal em Kiev. Nenhuma representação diplomática ser um alvo ou ser atingida. Isto é mais um ataque bárbaro da Rússia contra alvos civis que indica que não há qualquer vontade de paz”, escreveu Kaja Kallas na rede social X, pouco depois de ser noticiado que a representação diplomática na capital ucraniana foi danificada.
A ex-primeira-ministra da Estónia apresentou “total solidariedade para com os funcionários diplomáticos” portugueses.
Russian missiles damaged the Portuguese Embassy in Kyiv.
No diplomatic representation should ever be targeted or even impacted.
This is another barbaric attack by Russia on civilian targets that shows no willingness for peace.
I extend my full solidarity to diplomatic staff.
— Kaja Kallas (@kajakallas) December 20, 2024
O Governo português condenou esta sexta-feira os ataques russos desta madrugada em Kiev.
[Já saiu o primeiro episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube.]
O executivo condenou de maneira “veemente os ataques desta madrugada”, que “causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da embaixada de Portugal”, dá conta um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O Palácio das Necessidades acrescentou que um representante da Federação Russa “foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto” de Moscovo.