911kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Trump diz que "controlo da Gronelândia é uma necessidade absoluta" para os EUA. Gronelândia responde: "Não estamos à venda"

Donald Trump defendeu que os EUA devem tomar controlo da Gronelândia, território pertencente à Dinamarca há mais de 600 anos. O primeiro-ministro da região autónoma respondeu: "Não estamos à venda".

epa11718825 US President-elect Donald Trump speaks during a meeting with House Republicans at the Hyatt Regency hotel in Washington, DC, USA, 13 November 2024.  EPA/ALLISON ROBBERT / POOL
i

Não é a primeira vez que Trump menciona a possível compra da ilha. A última vez foi em 2019, durante o seu primeiro mandato presidencial

ALLISON ROBBERT / POOL/EPA

Não é a primeira vez que Trump menciona a possível compra da ilha. A última vez foi em 2019, durante o seu primeiro mandato presidencial

ALLISON ROBBERT / POOL/EPA

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou este domingo a “necessidade absoluta” de o país controlar a Gronelândia, território autónomo, que pertence à Dinamarca há mais de 600 anos. O anúncio foi feito a partir de uma publicação divulgada na rede social Truth Social, da qual o futuro Presidente é dono.

O primeiro-ministro da Gronelândia, Múte Egede, respondeu aos comentários esta segunda-feira: “A Grenolândia é nossa. Não está à venda. Não devemos perder a nossa longa luta pela liberdade”, disse o governante em declarações escritas ao jornal dinamarquês DR Nyheder.

Não é a primeira vez que Donald Trump menciona a possível compra da ilha. A última vez foi em 2019, durante o seu primeiro mandato presidencial (2017-2021), mas a ideia foi prontamente rejeitada pela Dinamarca, dissipando assim qualquer oportunidade de discussões formais.

Donald Trump quer comprar a Gronelândia à Dinamarca

A Reuters menciona que, com a sua base aérea de Pituffik, a Gronelândia é estrategicamente importante para os militares dos EUA e para o seu sistema de alerta precoce de mísseis balísticos, uma vez que a rota mais curta da Europa para a América do Norte passa pela ilha que pertence à Dinamarca desde 1380.

Trump ameaça retomar controlo do canal do Panamá

Numa outra ocasião, também este domingo, Trump ameaçou igualmente reafirmar o controlo sobre o Canal do Panamá. O Presidente eleito invocou “taxas ridículas” e sugeriu influência da China no canal. O Presidente do Panamá respondeu ao bilionário norte-americano, assegurando que “cada metro quadrado do Canal do Panamá e da área adjacente pertence ao Panamá e continuará a sê-lo”.

Presidente Mulino diz que canal pertence ao Panamá e rejeita ameaças de Trump

Donald Trump irá substituir Joe Biden na Presidência dos EUA no próximo dia 20 de janeiro após ter vencido Kamala Harris nas eleições presidenciais, ocorridas no passado dia 5 de novembro.

Texto editado por Carlos Diogo Santos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.