Sete serviços de urgência vão estar encerrados no sábado, e cinco no domingo, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, de acordo com as escalas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e disponíveis online desde esta sexta-feira.

O Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, vai ter a urgência de Ginecologia e Obstetrícia fechada no sábado, assim como a de Pediatria, o mesmo se passando com a urgência de Obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e da mesma especialidade no Garcia de Orta, em Almada, além da Ginecologia.

O Hospital de Santo André, em Leiria, vai ter igualmente encerrada a urgência de Ginecologia e Obstetrícia. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, não funcionará a urgência de Pediatria.

No total, estarão 188 urgências abertas.

No domingo, estarão encerrados cinco serviços de urgência nestas especialidades: Garcia de Orta (Almada), Hospital do Barreiro (também em Pediatria), Hospital de Torres Vedras (Pediatria), Setúbal (Obstetrícia) e Leiria (Ginecologia e Obstetrícia).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No sábado, haverá 12 serviços com condicionamentos, encontrando-se reservados às urgências internas e casos remetidos pelo CODU/INEM e pela Linha SNS24.

Nesta circunstância encontra-se o Hospital de Cascais, na urgência de Ginecologia e Obstetrícia (das 0h00 às 24h00 de sábado e domingo) e o Amadora-Sintra (também em Pediatria, das 0h00 às 8h00).

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia Hospital de Vila Franca de Xira está assim referenciada das 0h00 às 21:00, bem como a do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, das 0h00 às 24h00, do Hospital de Loures, no mesmo horário, do Hospital de Abrantes (9h00 às 24h00), do Hospital das Caldas da Rainha (0h00 – 24h00) e de Santa Maria (por igual período).

Estão igualmente referenciadas neste horário as urgências desta especialidade no Centro Materno Infantil do Norte e na Maternidade Alfredo da Costa.

No domingo, mantém-se os condicionamentos nestes serviços e na urgêncial geral do Hospital de Beja, das 8h00 às 24h00.

Os serviços de saúde recomendam aos utentes que liguem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem à urgência.