Morreu Perry, o animal que serviu de inspiração à personagem ‘Burro’ do filme de animação Shrek, anunciou o Barron Park Donkeys, onde vivia esta “estrela”. O burro miniatura de Jerusalém morreu aos 30 anos devido a uma laminite, uma inflamação nos cascos.

Em 1999, Perry — de nome completo Pericles — ajudou os animadores do filme a dar corpo à personagem que se torna o melhor amigo do ogre Shrek. Na versão original do filme, ‘Burro’ contou com a voz do comediante Eddie Murphy.

Numa publicação no Instagram, o parque de Palo Alto, na Califórnia, destaca que “durante a sua longa vida Perry conquistou os corações da comunidade de Barron Park e mais além”. A publicação menciona também os “lindos olhos com alma, a disposição doce e gentil, a passada amigável pelo pasto para cumprimentar os visitantes e, claro, os seus contributos para o filme Shrek— como o modelo de movimento para a personagem Burro no filme”.

Perry tinha no parque a alcunha de “a celebridade” pelo seu contributo para o filme. No site do parque é explicado que um dos animadores da Pacific Data Images, a empresa local contratada pela Dreamworks para fazer a animação 3D para o filme, vivia perto da unidade. Em 1999, uma equipa de animadores visitou o pasto e analisou Perry, especialmente o movimento e a marcha, para conseguir dar vida no ecrã à personagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Infelizmente, embora o Burro seja uma personagem hilariante e uma estrela muito amada de Shrek, Perry não é mencionado nos créditos do filme”, é dito no site do parque.

Os responsáveis do parque dizem estar “cheios de tristeza pela morte” de Perry, mas destacam que “nas últimas semanas estava a sofrer” com dores, já que a doença não é curável. “Nas últimas semanas de Perry todos os tratadores passaram muitas horas no pasto com ele, deram-lhe festas, acarinharam-no, cantaram para ele e disseram-lhe que era, e sempre será, amado.”

O parque vai anunciar em breve quando será a cerimónia de despedida desta pequena celebridade local.

Perry nasceu em junho de 1994. Originalmente, chegou à Califórnia para ser uma “influência calma para os póneis de pólo”. Só que, com um temperamento brincalhão, em vez de acalmar os póneis Perry dava pequenas mordidelas. Precisava de uma nova casa e chegou ao parque quando tinha três anos, para fazer companhia a outro burro, o Miner Forty-Niner, que morreu em 2016. Os dois tornaram-se bons amigos.

O projeto Barron Park é um programa que faz parte da Palo Alto Humane Society e que tem atualmente mais dois burros: April, nascida em 2009, e Buddy, um burro da mesma espécie de Perry, que nasceu em 1999.

O primeiro filme Shrek estreou em 2001, com as vozes de Mike Myers, Eddie Muphy e Cameron Diaz. Foi um sucesso de bilheteira e teve mais quatro filmes: Shrek 2 (2004), Shrek, o Terceiro (2007), Shrek 4: Para Sempre (2010). O regresso de Shrek ao cinema está marcado para 2026, com a estreia do quinto filme da saga.

A esperança de vida de um burro é estimada entre 27 e 40 anos.