A composição Blackout Phase para guitarra elétrica, percussão, eletrónica e luz de Igor C. Silva, será interpretada no dia 31, pelo Ensemble de Percussão da Universidade de Illinois Chicago (UIC), em Peoria, nos Estados Unidos.

A peça Blackout Phase, de 2019, foi uma encomenda do Drumming — Grupo de Percussão ao compositor portuense e vai ser interpretada no final deste mês pelo ensemble dirigido pelo percussionista e compositor norte-americano Jordan Kamps.

O Ensemble de Percussão da UIC, fundado em 2013 na Escola de Teatro e Música da Universidade de Illinois, tem apresentado um repertório constituído por obras clássicas e contemporâneas, tendo estreado peças de compositores como Bruce A. Russel, Ivan Trevino e o português Igor C. Silva.

Esta não é a primeira vez que uma peça do compositor português é apresentada nos Estados Unidos. Em 2009, em Austin, foi estreada a composição Chouette! para flauta, violoncelo e piano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igor C. Silva, nascido em 1989, estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e frequentou seminários com Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Pauline Oliveros, Kaija Saariaho, Wolfgang Mitterer, Betty Olivero, Marko Ciciliani, Bruce Pennycook e Pascal Dusapin, entre outros compositores.

O compositor venceu a 2.ª edição do Concurso de Composição Casa da Música/ESMAE, com a peça Terminus, para viola e eletrónica em tempo real, estreada em 2010 na Casa da Música, no Porto, por Trevor McTait, violetista do Remix Ensemble.

Ganhou também o 1.º Prémio do 5.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com FlipBook, para quinteto e eletrónica, estreada em 2010 pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, sob a direção do maestro Pedro Amaral, no Festival Internacional da Póvoa de Varzim.