Está a ser uma temporada para esquecer. Se puxarmos a fita atrás, o calvário começou ainda em julho, durante a Copa América. Como é habitual, Rodrigo Bentancur entrou para as meias-finais da prova, frente à Colômbia, como titular da seleção do Uruguai, mas teve de abandonar a partida com pouco mais de 30 minutos de jogo, devido a lesão. No final, os uruguaios perderam (0-1) e acabaram por terminar a prova na terceira posição. Já este ano, o médio voltou a estabelecer-se como titular do Tottenham, só que terminou o ano da pior forma, depois de ter sido suspenso devido a… comentários sobre um colega de equipa.

Regressado aos relvados, Bentancur voltou a ser titular esta quarta-feira, na receção do Tottenham ao Liverpool, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça da Liga. Estavam decorridos apenas quatro minutos de jogo quando, na sequência de um canto e na tentativa de disputar a bola, o jogador de 27 anos caiu inanimado no relvado, tendo perdido os sentidos. Os sinais não eram animadores quando, segundos antes, a realização da transmissão televisiva focou o médio, e a situação acabou por gerar o pânico no estádios dos spurs.

Após o incidente, Bentancur foi prontamente assistido por companheiros — o ex-Sporting Pedro Porro foi o primeiro a inteirar-se do seu estado —, equipa médica do clube e os paramédicos presentes no jogo. Mais de dez minutos depois de ter caído no relvado, foi retirado, de maca e coberto por uma manta, do estádio, que se levantou para o aplaudir. Na transmissão televisiva não ficou patente o estado do jogador, já que a Federação Inglesa (FA) evita captar imagens aproximadas nestas situações, de modo a proteger o jogador. O Tottenham acabou por vencer a partida com um golo de Lucas Bergvall aos 86 minutos (1-0).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]

estripador foto link

Antes, ainda durante o período de intervalo, surgiu a primeira atualização oficial sobre o estado de saúde de Bentancur, com o clube londrino a assegurar que “Rodrigo estava está consciente, a falar” e que iria ser submetido a mais exames hospitalares. No final da partida, o treinador Ange Postecoglu também falou sobre o incidente e sublinhou que o jogador estava bem. “Não tenho em meu poder toda a informação, mas pelo que sei ele está consciente e, aliás, já o estava quando foi para o balneário. Levámo-lo para o hospital para que fosse examinado. Foi inquietante e é sempre uma preocupação mas, pelo que sei, felizmente ele ficará bem”, partilhou.

Já durante a manhã desta quinta-feira, Bentancur recorreu ao Instagram para tranquilizar os adeptos, escrevendo que está “tudo bem”. “Obrigado pelas mensagens! Parabéns pela vitória, rapazes”, acrescentou o médio na mensagem, que surgiu acompanhada de uma fotografia ao lado da namorada Melany La Banca e que deverá ter sido captada ainda no hospital.

Este incidente surgiu poucas semanas depois de o uruguaio ter sido suspenso pela FA por, numa entrevista, ter dito que os sul-coreanos “são todos muito parecidos” quando lhe pediram uma camisola do colega Son. Após a polémica ter estalado, o jogador pediu desculpa pela frase e foi duramente criticado por entidades inglesas contra o racismo. Em termos futebolísticos, foi suspenso por sete jogos e multado em 120 mil euros por ter violado as regras da federação no que toca a referências a nacionalidade, raça ou etnia.

O caso remonta ao final de novembro e, numa primeira instância, Bentancur apresentou recurso para tentar reduzir o castigo, mas não teve sucesso. Assim, o médio só regressou à competição durante o boxing day, contra o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo (fora, 1-0), disputando apenas os jogos da Liga Europa contra Roma (casa, 2-2) e Rangers (fora, 1-1).