Um bebé nasceu dentro de uma ambulância na madrugada deste domingo de Páscoa, marcado pelo fecho de dez urgências, sete delas de ginecologia/obstetrícia.
De acordo com a RTP, o bebé nasceu no Seixal, e devido ao encerramento das urgências de obstetrícia na margem sul do Tejo, foi necessário transportar mãe e filho para Lisboa. O parto deu-se cerca das 2h30 — meia hora depois da chamada — a bordo da ambulância dos bombeiros do Seixal.
Segundo a bombeira Joana Coelho, a corporação tinha indicação para ir rumo ao hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, porque o bloco de partos não estava disponível no hospital Garcia de Orta.
“Só tivemos tempo de abrir o kit de partos e fazer o corte do cordão umbilical”, relatou a bombeira à RTP. “Ouvimos o choro, é o sinal de que tinha corrido tudo bem.”
O bebé nasceu às 37 semanas com cerca de dois quilos, e não precisou de cuidados de saúde especiais.
Este domingo, dia 20 de abril, estão encerradas sete urgências de ginecologia/obstetrícia e três de pediatria.