A GNR e a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) estão a fazer uma grande operação de fiscalização de imigrantes em Odemira.
Ao Observador, fonte oficial da GNR de Beja explica que não se tratou de nenhuma denúncia, mas sim de uma operação “rotineira” que visa averiguar as condições de transporte de trabalhadores para fábricas e explorações agrícolas. Por exemplo, se são usados cintos de segurança no transporte, assim como a lotação dos veículos.
Ao mesmo tempo, as autoridades estão também a verificar se os imigrantes estão em situação legal no país.
À Rádio Observador, o tenente Luís Guerreiro, da GNR de Beja, revela que foram fiscalizados “580 cidadãos estrangeiros” e “fiscalizados 57 condutores que faziam o transporte de trabalhadores agrícolas”.
Foram feitas “duas detenções por permanência ilegal em território nacional e 101 autos de contra-ordenação”, concretiza este responsável.
Segundo a CNN Portugal, que está numa das empresas onde está a decorrer a fiscalização, a operação começou às 6h desta quarta-feira. A empresa em causa tem cerca de 500 trabalhadores. A GNR e a ACT estão a analisar a situação legal dos migrantes à porta da empresa — segundo a estação de televisão, só os trabalhadores em situação de imigração legal é que vão poder entrar nas instalações da empresa.
(Atualizada com mais informação às 13h19)