1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Cultura contra o genocídio": Teatro do Bairro Alto, Cinema São Jorge e Teatro LU.CA, em Lisboa, exibem mensagens de apoio à Palestina

Este artigo tem mais de 1 ano

Desde quarta-feira que equipamentos culturais municipais lisboetas projetam mensagens que denunciam "genocídio" em Gaza. Objetivo é "mobilizar setor cultural" e uma “paralisação" não está descartada.

Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade, Lisboa, 16 de abril de 2024. CARLOS M. ALMEIDA/LUSA
i

▲No Cinema São Jorge, em Lisboa, as sessões do festival QueerLisboa estão a ser precedidas de uma mensagem projetada na tela: "Cultura contra o genocídio", pode ler-se, ao lado de uma bandeira

CARLOS M. ALMEIDA/LUSA

▲No Cinema São Jorge, em Lisboa, as sessões do festival QueerLisboa estão a ser precedidas de uma mensagem projetada na tela: "Cultura contra o genocídio", pode ler-se, ao lado de uma bandeira

CARLOS M. ALMEIDA/LUSA

Pelo menos três equipamentos culturais municipais lisboetas — Cinema São Jorge, Teatro do Bairro Alto e LU.CA – Teatro Luís de Camões — estão a exibir mensagens de apoio à Palestina, como forma de protesto perante o “silêncio generalizado” sobre a guerra em curso em Gaza. As ações, sabe o Observador, partiram de trabalhadores dos equipamentos, na sequência de uma carta aberta lançada a 11 de setembro nas redes sociais intitulada “Se a morte cala, a Cultura grita. Cultura contra o Genocídio”.

“A nossa intenção é mobilizar o setor cultural em relação a este silenciamento que tem havido em relação à questão da Palestina”, diz Beatriz Vasconcelos, assessora de comunicação cultural e uma das promotoras da carta aberta, ao Observador.

As ações no Teatro do Bairro Alto (TBA) arrancaram esta quarta-feira, 17 de setembro, após a estreia da peça Coro dos Amantes, de Tiago Rodrigues, que marcou o início da temporada naquele teatro. No momento dos aplausos, foi projetado no pano do cenário a mensagem: “Cultura contra o genocídio”, ao lado de uma bandeira palestiniana. Numa nota sonora escutou-se um apelo para que “todo o setor cultural se una e assine a carta aberta: se a morte cala, a cultura grita, Palestina livre”. A equipa do teatro também está a trabalhar com t-shirts em que se lê “Genocídio não é cultura”, testemunhou o Observador esta sexta-feira.

▲ A mensagem projetada esta sexta-feira no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, após a peça "Coro dos Amantes", de Tiago Rodrigues

Também esta sexta-feira, 19 de setembro, a sessão de abertura do festival de cinema QueerLisboa contou com a projeção da mesma imagem no ecrã, antes do filme Plainclothes (2025), de Carmen Emmi. Segundo apurou o Observador, a mensagem será exibida em todas as sessões do festival naquela sala de espetáculos.

Também no LU.CA – Teatro Luís de Camões, teatro com programação dedicada às crianças e aos jovens, os ecrãs do foyer exibem desde esta sexta-feira o seguinte texto: “Pudesse um teatro servir de abrigo para todas as crianças…”, num grafismo com os tons da bandeira palestiniana (preto, verde, branco e vermelho). A mensagem no ecrã, adequada ao público visitante, continuará a ser emitida diariamente.

▲ No LU.CA – Teatro Luís de Camões, teatro com programação dedicada às crianças e aos jovens, os ecrãs do foyer exibem uma mensagem adequada ao público visitante

“Apelamos a que a comunidade cultural portuguesa se faça ouvir”

“Seguindo o mote dos trabalhadores dos portos de Génova, Barcelona e de Veneza, assim como do movimento estudantil em Nápoles, consideramos que o setor cultural português tem de se manifestar abertamente pela Palestina e em apoio à Global Summud Flotilla”, lê-se na carta lançada na última semana por “um grupo informal de trabalhadoras e trabalhadores do setor cultural português que se indigna com a não tomada de posição do Governo Português face ao Genocídio em curso que Israel está a levar a cabo em Gaza e recusa compactuar com o silêncio generalizado”.

Os promotores são, em grande parte, trabalhadores da Lisboa Cultura (antiga EGEAC, a empresa municipal de cultura da Câmara Municipal de Lisboa), que gere equipamentos como o Teatro do Bairro Alto, o Cinema São Jorge e o LU.CA – Teatro Luís de Camões.

“Apelamos a que a comunidade cultural portuguesa se faça ouvir, que tome uma posição pública e inequívoca em relação à crise na Palestina. Pedimos que se manifestem em solidariedade com o povo palestiniano, exigindo o cessar-fogo, o fim imediato do genocídio e o respeito pelos direitos humanos fundamentais de todas as pessoas que habitam naquela região”, continua o texto.

Na carta, que desde que foi colocada em circulação somam assinaturas de pessoas ligadas ao setor, mas também de figuras da sociedade civil, apela-se a que “antes, durante ou depois dos espetáculos, concertos, inaugurações, apresentações ou conversas falem do genocídio que Israel está a cometer em Gaza e da ação humanitária que pretende quebrar com o cerco marítimo existente desde 2007 e levar alimentos e assistência médica tão urgente neste momento”. Os autores vão mais longe: “Se os barcos forem intercetados ou atacados, estamos disponíveis para tentar a paralisação do setor — mesmo conscientes das consequências diretas que tal poderá trazer a um setor tão precário como o cultural. E apelamos também aos sindicatos que considerem a hipótese de nos apoiar ao lançar um pré-aviso de greve”.

As ações levadas a cabo esta semana, apurou o Observador, têm sido organizadas pelas equipas dos equipamentos culturais sem o envolvimento das direções. “Não é uma altura para não falar. E por mais que as direções não estejam a ter uma tomada de posição oficial, não é uma tomada de posição da instituição, quero acreditar que reconhecem a necessidade deste tipo de ações”, diz Beatriz Vasconcelos.

Esta não é a primeira vez que trabalhadores da Lisboa Cultura se manifestam com o que denunciam ser um “branqueamento do genocídio na Palestina”, exigindo que a cultura não seja usada para ocultar violência e apelando à resistência cultural. Já em 2024 os trabalhadores da empresa municipal protestaram depois de Carlos Moedas, presidente da CML, ter cedido o Cinema São Jorge à Embaixada de Israel para celebrar a criação do Estado de Israel. Na altura, os trabalhadores entregaram um abaixo-assinado “exigindo que a empresa tomasse uma posição clara e pública sobre o genocídio em curso na Palestina”. Em junho, voltaram a protestar lembrando que “até hoje, esse apelo ficou sem resposta”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.