Depois do resgate de dois portugueses na Croácia, as autoridades do país estão a considerar acionar buscas noturnas para encontrarem dois dos quatro portugueses que continuam desaparecidos desde o incidente que ocorreu na madrugada desta quarta-feira, quando se encontravam num pequeno barco insuflável a remos. Os dois portugueses resgatados com vida, um homem e uma mulher, estão bem, de acordo com vários órgãos de comunicação croatas.

“As buscas pelos dois homens desaparecidos no mar continuam, e as equipas de resgate não perdem a esperança de encontrá-los com vida”, noticiou o meio de comunicação croata Vecernji list, que cita o coordenador de resgate do Centro Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento no Mar, Mirko Rasic.

“Após o término das buscas diurnas, será tomada uma decisão sobre a continuidade das buscas durante a noite”, uma vez que esta acarreta “prós e contras”, acrescentou o coordenador, na última atualização das autoridades croatas sobre as buscas. Os serviços de resgate acreditam num desfecho favorável pois a temperatura da água e a idade dos desaparecidos dão “motivos para se ter esperança”.

“Acreditamos que as pessoas possam estar vivas neste momento, porque o mar está quente. São pessoas jovens, certamente podem sobreviver. Acreditamos que estejam vivas e continuamos a busca”, reiterou o coordenador.

O primeiro resgate ocorreu por volta das 11h40 (10h40 em Lisboa) desta quarta-feira, quando uma mulher foi retirada do mar na baía de Butinj, a cerca de 20 quilómetros do local onde os quatro jovens, com cerca de 30 anos, entraram no mar.

A informação acerca dos dois portugueses resgatados com vida foi avançada pelo jornal croata Jutarnji e confirmada pelo secretário de Estado das Comunidades, Emídio Sousa. Segundo o governante, os quatro portugueses estão no país em turismo. Primeiro, as autoridades croatas resgataram uma mulher, sendo que, posteriormente, localizaram um homem, numa zona rochosa, segundo a imprensa croata.

“Em estreita articulação com as autoridades croatas, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) pode confirmar que dois cidadãos portugueses, um homem e uma mulher, já foram encontrados e resgatados vivos e estão a ter acompanhamento médico, não havendo mais informações disponíveis”, diz o comunicado.

O primeiro resgate ocorreu por volta das 11h40 (10h40 em Lisboa) desta quarta-feira, quando uma mulher foi retirada do mar na baía de Butinj, a cerca de 20 quilómetros do local onde os quatro jovens, com cerca de trinta anos, entraram no mar. A mulher tinha sido avistada a partir de um avião que participa na operação de busca.

Pouco depois, foi localizado um homem a cerca de dois quilómetros do local do primeiro resgate, segundo informou o capitão do porto de Senj, Nenad Bugarin, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Os dois resgatados, que passaram mais de oito horas no mar, estão a ser atendidos pelos serviços de emergência. “Prosseguem as operações de busca pelos dois cidadãos restantes, com mobilização de meios aéreos e marítimos no local”, disse o MNE.

A morte de um dos portugueses que seguia no barco insuflável chegou a ser anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros numa publicação nas redes sociais, que foi entretanto retirada das comunicações oficiais, enquanto o MNE aguardava informações mais precisas das autoridades croatas.

No X, o MNE português avança que a embarcação já foi localizada e que está em contacto com as autoridades croatas. “O MNE acompanha com grande apreensão e em estreita articulação com as autoridades croatas, quatro cidadãos portugueses desaparecidos ao largo da Croácia, após a embarcação em que seguiam ter sido surpreendida por uma tempestade”, diz o ministério, liderado por Paulo Rangel.

Perante a informação inicial do MNE, o primeiro-ministro chegou a lamentar a morte de um dos portugueses. “Tive apenas conhecimento, há poucos instantes, desse acidente. Quero expressar o nosso lamento e pesar em nome do Governo para a vítima mortal que já foi identificada e desejar que as pessoas que se encontram desaparecidas possam ser encontradas rapidamente e com vida”, disse o líder do executivo.

Alerta para o naufrágio foi dado de madrugada

O alerta foi dado às 4h41 e motivou uma operação de busca com vários meios, informou o Ministério da Defesa da Croácia. A Guarda Costeira da Croácia mobilizou uma aeronave Pilatus PC-9 para realizar buscas, perto de Senj, a cerca de 60 quilómetros a sul de Rijeka.

Uma amiga informou que quatro jovens partiram a remo num pequeno barco de recreio a partir de um parque de campismo local em direção a Senj e que, posteriormente, desapareceram.

Segundo a imprensa local, os portugueses estariam numa pequena embarcação insuflável de um metro e meio de comprimento no Canal de Velebit, no norte do país. A embarcação terá sido atingida por uma tempestade.

As buscas estão a ser dificultadas pelas condições extremamente adversas naquela região. Algumas das embarcações mobilizadas para procurar os portugueses desaparecidos tiveram de recuar para águas abrigadas devido às condições meteorológicas adversas, com ventos de aproximadamente 110 km/hora e ondas de três metros.

Segundo a CroatiaWeek, a operação de busca foi lançada imediatamente, em coordenação com a Autoridade Portuária de Senj, a Autoridade Portuária de Rijeka e a delegação de Novi Vinodolski e foi também solicitado à Guarda Costeira croata que mobilizasse uma aeronave Pilatus PC-9 para procurar numa área mais vasta do Canal de Velebit. O mesmo jornal adianta ainda que “durante a operação, foi encontrado um objeto flutuante abandonado perto da costa de Krk, que corresponde à descrição da embarcação utilizada pelo grupo desaparecido”.

[O espião português suspeito de vender segredos à Rússia voa para Roma e as autoridades estão determinadas a apanhá-lo em flagrante a passar informações a um agente de Moscovo. “A vida dupla do espião traidor” é o novo Podcast Plus do Observador. Uma série em seis episódios, narrada pelo ator Ivo Canelas, com banda sonora original de Júlio Resende. Pode ouvir aqui, no site do Observador, o terceiro episódio, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo.]