Artigo atualizado com informação sobre o estado do avião momentos antes do voo 

O avião russo que se despenhou sábado no Sinai, com 224 pessoas a bordo, partiu-se no ar antes de atingir o solo, disse este domingo o responsável pela investigação das autoridades russas.

“A rutura ocorreu no ar e os fragmentos estão espalhados por uma grande área de cerca de 20 quilómetros quadrados”, disse Viktor Sorotchenko, diretor do Comité Intergovernamental de Aviação (MAK), citado por agências de notícias russas, especificando que era “muito cedo para falar sobre quaisquer conclusões”.

Entretanto, especialistas internacionais começaram hoje a investigação da queda do avião na Península de Sinai, no Egito, com as equipas de resgate a ampliarem a sua busca por vítimas desaparecidas.

O Presidente Abdel Fattah al-Sissi exortou as pessoas a aguardar o resultado da investigação para determinar a causa do acidente, depois do grupo jihadista Estado Islâmico (IS) ter reclamado que derrubou o Airbus 321.

“Vamos deixar aos especialistas determinarem a causa da queda do avião, porque é objeto de um estudo técnico extenso e complicado”, disse al-Sissi, citado a agência de notícias estatal egípcia MENA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tanto Cairo como Moscovo têm minimizado a reivindicação de atentado do Estado Islâmico que derrubou o avião da companhia aérea Kogalymavia, operando sob o nome Metrojet, com a rota de Sharm el-Sheikh para São Petersburgo.

O primeiro-ministro egípcio Sharif Ismail disse que os especialistas haviam confirmado que os jihadistas do IS não podiam derrubar o avião Airbus 321 porque voava a uma altitude de 30.000 pés (9.000 metros), enquanto o ministro dos Transportes russo, Maxim Sokolov, disse que a reivindicação “não pode ser considerada precisa”.

No local do acidente, a norte do Sinai, na área de Wadi al-Zolomat, numerosas partes enegrecidas do avião estão espalhadas por uma vasta área, com um cheiro de metal queimado persistente no ar, disse o correspondente da AFP.

Um oficial do exército envolvido nos esforços de busca disse que as equipas de resgate recuperaram 163 corpos tinham até agora, incluindo o de uma menina, encontrado a oito quilómetros dos destroços principais.

Dois especialistas de acidentes aéreos de França, onde a Airbus tem a sede, estão a deslocar-se para o Egito juntamente com seis especialistas da empresa europeia para ajudar a investigação.

unnamed

O tracejado a azul mostra a rota seguida pelo avião, desde o momento em que partiu de Sharm El-Sheikh, uma cidade no litoral do Egito até se despenhar na península montanhosa do Sinai. A rota a vermelho representa o trajeto previsto para São Petersburgo.

Avião já tinha sofrido um acidente em 2001

De acordo com a imprensa russa, o Airbus 321, o mesmo que no sábado se despenhou no Sinai, Egito, já tinha sofrido um acidente em 2001, quando a cauda do avião embateu contra o solo no momento da aterragem, como recupera o jornal britânico Guardian. Terá sido reparado logo depois.

À Associated Press, um funcionário do aeroporto egípcio que examinou o avião momentos antes da descolagem garantiu que o aparelho parecia estar em boas condições. 

No entanto, um canal de televisão russo, aqui citado pela publicação britânica, parece contar uma versão diferente. Segundo a mulher do copiloto Sergei Trukhachev, este tinha-se queixado que as “condições técnicas da aeronave deixavam muito a desejar”. 

O Airbus descolou às 5h51 horário do Cairo (03h51, em Portugal) e desapareceu dos radares 23 minutos depois. De acordo com Flightradar24, o avião começou a perder altitude a grande velocidade, a cerca de 1.800 metros por minuto.

FullSizeRender (3)

Fonte: Flightradar24