Foram adversários no último congresso e agora um sucede ao outro sem dramas. Filipe Anacoreta Correia é o deputado que se vai sentar na cadeira que em breve será deixada vazia por Paulo Portas na Assembleia da República.

Filipe Anacoreta Correia é líder da tendência Alternativa e Responsabilidade, uma das correntes críticas do presidente do partido que anunciou segunda-feira à noite que não vai recandidatar-se a novo mandato. Este centrista até já assumiu funções de deputado entre outubro e novembro, nos 27 dias que durou o XX Governo e em que Portas estava como vice-primeiro-ministro. Agora, prepara-se para assumir o cargo de forma efetiva.

Esta segunda-feira não participou na reunião da comissão política. “Apesar de ter sido convidado para estar na Comissão Política de ontem não consegui estar presente porque estou fora do país e, por isso, ainda não sei o que vai acontecer”, explicou ao Observador, afirmando estar preparado para assumir as suas responsabilidades como deputado.

“Quem anda à chuva, molha-se”, disse o centrista, dizendo que a mudança vai implicar alterações na vida profissional – Anacoreta Correia é advogado -, mas que quando aceitou integrar as listas às legislativas já considerava esta possibilidade. Em novembro, Anacoreta Correia já tinha adiantado ao Observador que a inclusão da tendência Alternativa e Responsabilidade nas listas do partido era um passo importante para fomentar o diálogo no CDS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR