Um vídeo, alegadamente produzido e divulgado pelo Estado Islâmico, deixou as autoridades britânicas em estado de alerta máximo. Durante 11 minutos de um clip que parece mostrar a execução de cinco reféns acusados de serem espiões ao serviço do Reino Unido, um jovem e uma criança com sotaque britânico, caracterizados como militantes da organização terrorista, fazem ameaças a todos os “não-crentes” do Reino Unido.

A notícia está a ser avançada pelo jornal The Guardian, que lembra que a veracidade do vídeo ainda não foi confirmada. Ainda assim, esta não seria a primeira vez que a organização terrorista recorria a um militante ocidental para dar força à máquina de propaganda que colocou no terreno.

Mohammed Emwazi, mais conhecido como “Jihadi John”, foi, durante largos meses, o poster boy da organização terrorista, tendo aparecido em vários vídeos de propaganda do Estado Islâmico a executar reféns.

Em novembro, e de acordo com o Pentágono, Emwazi terá sido morto num ataque áereo, na Síria, conduzido pelas forças norte-americanas. Agora, o Estado Islâmico parece ter encontrado um novo “Jihadi John”,

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste novo vídeo, o suspeito aparece de cara tapada e de arma na mão, atrás de cinco reféns vestidos com um macacão laranja – alegadamente, todos eles espiões ao serviço do Reino Unido. O suspeito começa por dizer que esta era uma “mensagem para David Cameron”, primeiro-ministro britânico, e garante estar já em curso um plano para atacar o coração do Reino Unido. Em seguida, o vídeo parece mostrar a execução dos cinco reféns.

A terminar, continua o The Guardian, uma criança vestida com uniforme militar rouba o plano para fazer uma promessa, também em inglês: “Vamos a caminho para matar os não-crentes”.

As autoridades britânicas já estão a tentar identificar o suspeito. No entanto, as mesmas autoridades britânicas, escreve o jornal, acreditam que esta pode ser uma manobra de diversão do Estado Islâmico para desviar a atenção dos fracassos militares que têm somado no terreno.