O fascínio pelo espaço, ou pelo menos pelas estrelas e pelo céu noturno, é praticamente tão antigo como a própria humanidade. Já a exploração espacial e a chegada do homem à Lua são bem mais recentes. Mesmo assim, esta última foi antecipada por Júlio Verne no livro “Da Terra à Lua”, escrito em 1865. Apesar de algumas impossibilidades científicas, não deixa de ser um livro visionário, mas as escolhas dos portugueses ligados à astronomia recaem sobretudo sobre livros de divulgação científica.

Cosmos, Carl Sagan, 1980
Será provavelmente um dos livros de divulgação de ciência mais populares. O astrónomo norte-americano Carl Sagan pretendia explicar de forma simplificada temas complexos da ciência, em particular da astronomia e astrofísica. Nuno Santos, astrofísica da Universidade do Porto refere a “importância que teve (e ainda tem) para arrastar toda uma geração de jovens para a ciência”, incluindo a ele próprio. O sucesso da divulgação do tema revelou-se ainda maior com o lançamento da série em 13 episódios baseada nos 13 capítulos ilustrados do livro.

cropped-Carl-Sagan_NASA-JPL

Carl Sagan (de casaco bege), astrónomo e divulgador de ciência – NASA

Um Pouco Mais de Azul: A Evolução Cósmica, Hubert Reeves, 1981
Mais um clássico da divulgação científica que “mostra como a ciência pode ser atraente sem perder o seu rigor”, nota Carlos Fiolhais, físico na Universidade de Coimbra. “Um pouco mais de azul”, frase tirada de uma obra de Mário de Sá Carneiro para nomear o livro “Patience dans l’azur : l’évolution cosmique” (na edição original), “é bastante feliz por fazer jus ao conteúdo poético do livro”, considera o divulgador de ciência. “Reeves, astrofísico de origem canadiana, é um ‘poeta’ do universo. Sabe escutar os seus ‘sons’ e reparar nas suas ‘cores’ como poucos. Este é um livro destinado a despertar vocações.” O físico aproveita para sugerir a leitura da restante obra de Hubert Reeves, em particular “Onde cresce o perigo surge também a salvação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Astronomica, Fred Watson, 2008
Uma imagem vale mais que mil palavras. Frase batida, mas que no que toca ao espaço, se não for verdade, anda lá perto. São as imagens incríveis de estrelas, planetas ou cometas que encantam profissionais e amadores e que tornam o livro “Astronomica” um livro tão relevante. Além de incluir “576 páginas ricamente ilustradas por imagens a cores” tem uma linguagem muito acessível. “Acessível mas não trivial. De leitura fácil é um bom livro para a leitura entre os mais velhos e os mais novos”, diz Vasco Teixeira, divulgador de ciência no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. O livro alia a divulgação de astronomia à componente enciclopédica, o poder de “prender o aficionado e de surpreender todos aqueles que ainda não se maravilharam com a beleza e com a ciência do Espaço”.

Astrofotografia – Imagens à Luz das estrelas, Miguel Claro, 2012
Prefere ver imagens tiradas por outros ou tirar as próprias fotografias do espaço, ou pelo menos dos astros visíveis a partir da Terra? Miguel Claro, astrofotógrafo, sugere o próprio livro para quem escolha a segunda opção. “Não por ter sido escrito por mim, mas pela importância que pode ter para alguém como eu. Quando comecei senti a necessidade de ter algumas luzes sobre o tema, mas há 17 anos não existia nenhum livro dedicado à astrofotografia em português.”