Morreu José Lello, ex-deputado do PS, esta manhã no Porto. O socialista esteve no Parlamento até à legislatura passada, como deputado, mas a sua atividade política foi extensa. A notícia foi avançada pela TVI24 e entretanto confirmada pelo Observador.

Foi ministro da Juventude e do Desporto do último Governo de António Guterres, entre 2000 e 2002, mas já tinha assumido funções governativas no Executivo anterior, como secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Entrou no Parlamento em 1983, como deputado, e só não foi a votos nas listas das legislativas nas últimas eleições. Foi deputado em todas as legislaturas desde o ano em que entrou na Assembleia da República. Lello foi também presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, sendo a Defesa a sua área no Parlamento.

Em entrevista ao jornal i, feita há um ano, Lello explicou as razões de não se candidatar nas legislativas: “Sempre gostei muito do Parlamento, mas estou um pouco cansado. Acho que a Assembleia da República se perde muito em coisas marginais. Fala-se muito e delibera-se pouco”. Na altura revelava ainda que esta sua posição era, “em certa medida, um adeus à política”.

Mas a sua participação manteve-se presente, sobretudo através das redes sociais, sempre num estilo peculiar. Nos últimos anos foi também uma das vozes críticas dentro do PS, nomeadamente da anterior direção do partido. E um defensor acérrimo do antigo secretário-geral José Sócrates.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR