789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mas que clube é este Chapecoense?

Este artigo tem mais de 5 anos

O Chapecoense é uma equipa de futebol brasileiro com 43 anos de história. Ascendeu à liga principal em 2014 e preparava-se para jogar a primeira final internacional da sua história.

A cidade de Chapecó estava ao rubro com esta final, até porque o Chapecoense era a primeira equipa do estado de Santa Catarina a chegar a uma final internacional.
i

A cidade de Chapecó estava ao rubro com esta final, até porque o Chapecoense era a primeira equipa do estado de Santa Catarina a chegar a uma final internacional.

Getty Images

A cidade de Chapecó estava ao rubro com esta final, até porque o Chapecoense era a primeira equipa do estado de Santa Catarina a chegar a uma final internacional.

Getty Images

Fundado em 1973, o clube natural da cidade brasileira de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, um dos mais a sul do país, sempre foi uma equipa de pequenas dimensões, sem grande protagonismo no palco do futebol brasileiro, disputando apenas as ligas mais pequenas. Aí somou vários títulos ao longos dos anos, o último em 2011.

Em 2014 deu o salto para o grande palco do futebol brasileiro. Subiu à liga principal de futebol, permanecendo aí desde então. A partir dessa altura ganhou bastante destaque nos principais relvados brasileiros com a caminhada que tem vindo a fazer.

No entanto, por não usufruir estatuto de ‘grande’, o Chapecoense teve um percurso humilde, subindo ao longo dos anos a pulso nas ligas brasileiras. Passou por algumas crises, uma delas económica, que quase fechou as portas do clube. O El Pais cita um dos jogadores da equipa brasileira, Bruno Rangel, avançado de posição, que lembra que quando chegou ao clube não tinha condições sequer para treinar — nem campo nem ginásio.

“Muitos jogadores não tinham meios para ir treinar de carro. Iam de autocarro para os treinos. Agora somos mais respeitados e reconhecidos.”

Segundo conta o El Mundo, o treinador da equipa, Caio Júnior, foi uma importante peça para a ascensão da equipa. Sem grandes títulos no seu currículo, era reconhecida a sua faceta motivadora no seio da equipa, algo que contribuiu para a consistência técnica e eficácia nos jogos. Este técnico passou pelo campeonato português nos anos oitenta e noventa, mas como jogador. Caio Júnior vestiu as camisolas do Vitória de Guimarães (1987-1992), Estrela da Amadora (1992–1994) e Belenenses (1995).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Na liga brasileira podemos ser, no máximo, oitavos, por isso, agora estamos concentrados no titulo [da copa sul-americana] e em perceber o rival. Vou-me concentrar nisso”, afirmou na véspera do desastre aéreo, Caio Júnior.

Agora, ao fim de 43 anos de história, o Chapecoense preparava-se para o seu principal desafio: defrontar a equipa colombiana do Atlético Nacional, de Medellín, numa final a duas voltas da Copa Sul-Americana. O primeiro jogo seria precisamente esta quarta-feira. Para chegar a esta final o clube brasileiro eliminara o Cuiabá, os Júnior da Colômbia, o Independente da Argentina e o San Lorenzo, também argentino.

A cidade estava ao rubro com esta final, sendo a primeira equipa do estado brasileiro de Santa Catarina a chegar tão longe numa prova internacional.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora