As sextas-feiras são dos dias prediletos para se sentar na esplanada a apreciar um copo de cerveja, especialmente ao final da tarde. O motivo parece mais do que suficiente para a nova Fábrica de Cervejas Portuense – apresentada em junho do ano passado e quase a abrir portas – lançar a sua marca também no final da semana. A Nortada é a marca de cerveja deste novo empreendimento localizado na Baixa do Porto. Tem cinco variedades à medida de cada cliente e de cada freguesia da Invicta.

Erguer uma fábrica de cerveja regional no Norte do país não foi uma tarefa fácil para Tiago Talone e Pedro Mota. Os dois jovens empreendedores estiveram durante quase quatro anos a reunir investimento (com a ajuda de um grupo de 12 investidores) para que a Fábrica de Cervejas Portuense pudesse ver a luz do dia. Embora ainda não tenha aberto as portas – as obras estão a ser finalizadas e deverão terminar no verão – o número 210 da Rua de Sá da Bandeira, no Porto, já é morada oficial da bebida de malte, e claro, da Nortada.

A nova fábrica está praticamente finalizada e já produz a cerveja que chegou esta sexta-feira ao mercado. © Divulgação

O “espaço em branco” que os dois responsáveis pela fábrica notaram na indústria da cerveja em Portugal foi razão suficiente para verem um negócio com futuro. Depois de se cruzarem na Unicer (empresa portuguesa de bebidas), tanto Tiago Talone como Pedro Mota ficaram com o bichinho de criar algo mais: um é da área do marketing, outro da microbiologia.

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“Em Portugal temos duas marcas de cerveja que têm cerca de 90 por cento do mercado e depois temos as microcervejeiras. Faltava uma cervejaria regional”, explica Tiago Talone ao Observador.

O responsável afirma que muito tem mudado na indústria: existem cerca de 250 novas marcas de cerveja artesanal – números apontados por Tiago Talone – desde as pessoas que produzem em casa até aos pequenos produtores com empresas efetivamente criadas. Não conseguindo competir com a indústria de grande dimensão e sendo relativamente mais robusta do que as cervejarias artesanais, a Fábrica de Cervejas Portuense propõe-se ser um intermédio, ou seja, uma cervejaria regional cuja produção está estimada para os dois milhões de litros de cerveja por ano.

“Cem anos depois, não podemos esperar que sejam sempre os mesmo players na indústria”, reforça o responsável. Num país e numa região tipicamente associada ao vinho, a Fábrica de Cervejas Portuense quer apostar na “proximidade com os clientes” para incrementar a cultura cervejeira em Portugal, presente em países como a Bélgica ou a Alemanha.

Para já há cinco variedades da cerveja, com nomes de freguesias da Invicta.

Por essa razão, a fábrica não será apenas uma fábrica. No mesmo edifício vão conviver vários compartimentos como um laboratório e um restaurante-bar. “Estaremos no centro da cidade de portas abertas para envolver as pessoas no processo de produção”, diz Tiago Talone. Será dentro destas portas — que empregam cerca de 50 funcionários — que se vai produzir e vender a cerveja Nortada, desde a semana passada presente em alguns pontos de venda na Maia, em Vila Nova da Gaia e no Porto. Ao todo, cerca de 100 estabelecimentos estão atualmente a vender a Nortada, entre restaurantes, bares e cafés.

Para já, a marca da Fábrica de Cervejas Portuense tem cinco variedades, cujos nomes são bem familiares aos portuenses (e não só): Nortada original (“Porto Lager”) feita com 100 % de malte, Bonfim (“Vienna Lager”) com um sabor mais amargo e um ligeiro travo a malte tostado, Massarelos (“India Pale Ale”) de aroma tropical, Miragaia (“Brown Porter”) de cor beije e com sabor a caramelo e por fim, Campanhã (“Imperial Stout”), onde o café e chocolate preto se fundem. Outras variedades serão produzidas e experimentadas ao longo do ano pela fábrica.

Embora não tenha revelado o preço unitário, Tiago Talone afirma que a Nortada terá um valor 20 por cento acima do estipulado para uma cerveja de uma marca industrial. Utilizando o mesmo termo de comparação, o responsável adianta que a Nortada não chegará aos valores regulares de uma cerveja artesanal, por vezes, quatro ou cinco vezes superior face a uma marca industrial.

Quanto aos zunzuns de que a Fábrica de Cervejas Portuense teria as mesmas siglas que o clube da cidade, Tiago Talone tira as dúvidas todas: “Temos a certeza que os adeptos do FC Porto ficariam muito entusiasmados, mas esta cerveja é para todos.”