A Eurocontrol, a agência responsável por controlar o tráfego aéreo europeu, pediu às transportadoras que tivessem cuidados redobrados ao sobrevoar a zona este do Mediterrânio “nas próximas 72 horas” devido a possíveis bombardeamentos na Síria. As imagens disponibilizadas pelo Flighradar, um serviço que permite rastrear os voos em tempo real, mostra claramente que os aviões estão a evitar território sírio.

Segundo o comunicado da Eurocontrol, emitido durante na noite de terça-feira e citado pela Reuters, o eventual lançamento de mísseis pode interferir com o equipamento de navegação dos aviões. Por essa razão, a Eurocontrol alertou as companhias aéreas para que tivessem essa possibilidade em consideração quando planeassem voos para a zona de este do Mediterrânio e para Nicosia, no Chipre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte da TAP adiantou à Agência Lusa que o aviso da Eurocontrol não terá qualquer impacto nas operações da operadora portuguesa, uma vez que esta não passa pela área referida.

Apesar de a agência não ter especificado a origem dos possíveis lançamentos, o alerta surge numa altura em que o Presidente norte-americano Donald Trump e seus aliados estão a discutir uma possível ação militar contra a Síria devido às suspeitas de que o governo de Bashar Assad terá usado armas químicas para atacar um bastião de rebeldes nos arredores de Damasco, no sábado passado. O ataque a Douma causou a morte de mais 7o pessoas, incluindo crianças.

Trump ameaça Rússia. “Mísseis estão a chegar” à Síria

Trump, que garantiu uma resposta rápida assim que a responsabilidade do regime sírio fosse provada, deixou entretanto um aviso aos russos, depois de Moscovo ter garantido que ia abater todos os mísseis que fossem lançados contra o território sírio: “Prepara-te, Rússia, porque eles estão a chegar, bons, novos e ‘inteligentes’!”, escreveu no Twitter.

Artigo atualizado pela última vez às 14h24