Aretha Franklin morreu esta quinta-feira, 16 de agosto, aos 76 anos. A causa de morte ainda não é conhecida. Em 2010, surgiram rumores, substantivos mas nunca confirmados, de que Aretha Franklin sofria de cancro no pâncreas. Um ano depois, a cantora assumiu ter sido submetida a uma cirurgia “complicada”, sem nunca revelar a doença de que padecia. À revista The New Yorker, “amigos” da cantora revelaram que Aretha Franklin nunca admitiria sofrer de cancro, mesmo que os rumores fossem verdadeiros. “Nem no seu leito de morte”.

Barbra Streisand, John Legend e Carole King foram os primeiros a reagir. Relembram uma “cantora única e brilhante” e o seu “compromisso “impacto indelével no mundo”.

Barbra Streisand: “Uma cantora excecionalmente brilhante”

“Esta fotografia foi tirada em 2012, quando Aretha e eu nos apresentamos numa festa em homenagem ao nosso amigo Marvin Hamlisch. É difícil imaginar um mundo sem ela. Não só era uma cantora excecionalmente brilhante, como o seu compromisso com os direitos civis causou um impacto indelével no mundo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

John Legend: “Saudações à Rainha”

“Saudações à Rainha. A melhor cantora que alguma vez conheci”

Carole King: “Que legado!”

“Que vida! Que legado! Tanto amor, respeito e gratitude”

Kevin Bacon: R.E.S.P.E.C.T.

“R.E.S.P.E.C.T.”

Mia Farrow: “Vamos sentir a tua falta”

“Obrigada, Aretha Franklin. Vamos sentir a tua falta”.

Paul McCartney: “A Rainha das nossas almas”

“Vamos todos tirar um momento para agradecer pela bonita vida de Aretha Franklin, a Rainha das nossas almas, que nos inspirou a todos por muitos, muitos anos. Ela vai deixar saudades mas a memória da sua grandeza como música e grande ser humano vai viver connosco para sempre. Com amor, Paul”.

Elton John: “A melhor artista de soul de todos os tempos”

“A perda de Aretha Franklin é um golpe para todos os que amam a verdadeira música: música que vem do coração, da alma e da Igreja. A sua voz era única, a sua forma de tocar piano era subestimada — ela era uma das minhas pianistas favoritas. Tive muita sorte de ter podido passar tempo com ela e testemunhar a sua última atuação — que reverteu para a Elton John AIDS Foundation, na Catedral de São João, o Divino. Ela não estava, obviamente, bem e não estava certo que ela pudesse atuar. Ela fê-lo e arrasou. Ela cantou e atuou magnificamente e todos chorámos. Estávamos a testemunhar a atuação da melhor artista de soul de todos os tempos. Eu adorava-a e adorava o seu talento. Deus a abençoe. As minhas condolências para toda a sua família e amigos. Partilhávamos o mesmo aniversário — e isso significou muito para mim. O mundo inteiro vai sentir a falta dela mas vai sempre poder alegrar-se com o seu notável legado. A Rainha morreu. Longa vida para a Rainha”.

View this post on Instagram

The loss of Aretha Franklin is a blow for everybody who loves real music: Music from the heart, the soul and the Church. Her voice was unique, her piano playing underrated – she was one of my favourite pianists. I was fortunate enough to spend time with her and witness her last performance – a benefit for the Elton John AIDS Foundation at St John The Divine Cathedral. She was obviously unwell, and I wasn’t sure she could perform. But Aretha did and she raised the roof. She sang and played magnificently, and we all wept. We were witnessing the greatest soul artist of all time. I adored her and worshipped her talent. God bless her. My condolences to all her family and friends. We shared the same birthday – and that meant so much to me. The whole world will miss her but will always rejoice in her remarkable legacy. The Queen is dead. Long live the Queen. @arethasings #RIP #ArethaFranklin #QueenOfSoul @ejaf

A post shared by Elton John (@eltonjohn) on

Christina Aguilera: “Inspiração eterna”

“Aretha é uma inspiração eterna para mim e para tantos outros, a última rainha, obrigada pelo dom da tua voz, música e alma inabalável”.

Lenny Kravitz: “O melhor que Deus tinha para dar”

“A Rainha da soul deixou este mundo para se sentar no seu trono no céu. Quão abençoados fomos de poder de poder o melhor que Deus tinha para oferecer na sua voz. RESPEITO!”

Chance The Rapper: “Uma pequena oração por ti”

“No momento em que acordo, antes de me maquilhar, faço uma pequena oração por ti” [excerto da música “I say a little prayer”, de Atetha Franklin].

Win Butler: “A maior de todos os tempos”

“Aretha era a maior de todos os tempos. Cantou três músicas de uma vez no meu set em Berlim na noite anterior… a sua música vai viver para sempre”.

Jasoñ Isbell: “Sortudos por viver ao mesmo tempo que ela”

“Em grande parte pelo trabalho que Aretha fez no Fame Studios em Muscle Shoals, sempre tive orgulho em dizer às pessoas onde cresci. Somos todos sortudos por viver ao mesmo tempo que ela viveu”.

Hillary Clinton: “Merece a nossa gratidão permanente”

“Lamento a perda de hoje de Aretha Franklin, que partilhou o seu espírito e talento com o mundo. Ela merece não só o nosso RESPEITO mas também a nossa gratidão permanente por abrir os nossos olhos, ouvidos e corações. Descansa em paz eterna, minha amiga”.

Annie Lennox: “A sua voz vai ecoar para sempre”

Como Primeira e Única ‘Rainha da Soul’, Aretha Franklin era simplesmente inigualável. Ela reinou soberana e vai sempre ficar no mais alto firmamento das estrelas como a mais excecional cantora, intérprete e artista que o mundo alguma vez teve o privilégio de testemunhar. Os superlativos são muitas vezes usados para descrever cantores extraordinários. Mas na minha opinião, mesmo os superlativos não são suficientes.

Todos os que a amavam vão fazer orações de gratidão, respeito e apreço pela força da vida musical que enriqueceu as nossas vidas. A sua voz vai ecoar para sempre”.

NASA: “Asteróide Aretha vai continuar em órbita”

“Estamos tristes pela perda de Aretha Franklin. O asteróide 249516 Aretha, encontrado pelo nossa missão NEOWISE e batizado com o nome da cantora para comemorar o #QueenOfSoul, vai continuar em órbita além de Marte”.

Donald Trump: “Uma grande mulher, vai fazer falta”

“A Rainha da Soul, Aretha Franklin, morreu. Era uma grande mulher, com um magnífico dom de Deus, a sua voz. Vai fazer muita falta”.

Ringo Starr: “A rainha da soul”

“Deus abençoe Aretha Franklin, a rainha do soul. Paz e amor para a sua família”.

Justin Timberlake: “A melhor de todos os tempos”

“Esta é a cara de um jovem rapaz que não conseguia acreditar que estava a cantar com a MELHOR DE TODOS OS TEMPOS. Obrigada, senhora Franklin, por nos abençoar com o seu dom incomparável. Honrado por ter partilhado o palco consigo, mesmo que por um momento. Sempre a curvar-me perante si”.

Britney Spears: “Legado vai para sempre inspirar-nos”

“O mundo hoje perdeu uma mulher inacreditavelmente talentosa. Descansa em paz, Aretha Franklin… o teu legado e música vão inspirar-nos para sempre e às geraçoes futuras”.

Diana Ross: “Maravilhoso espírito de ouro”

“Estou em oração pelo maravilhoso espírito de ouro de Aretha Franklin”.

Tony Bennett: “O mundo vai sentir a falta dela”

“Foi uma dupla emoção para mim atuar no palco do Metropolitan Opera no meu 85º aniversário e ter a Rainha da Soul (e coração) Aretha Franklin a cantar comigo… o mundo vai sentir a falta dela”.

Missy Elliott‏: “Música lendária e intemporal”

“Descansa em paz, Aretha Franklin. Imagino-te no céu a atuar e a continuar a emocionar as nossas almas. Este foi o meu disco favorito da minha tia. Vais sempre ser a Rainha da Soul que já eras antes de muitos de nós terem nascido! Obrigada por nos dares música LENDÁRIA e INTEMPORAL”.