As forças armadas da Nigéria anunciaram hoje a derrota dos rebeldes do grupo extremista islâmico Boko Haram que durante a madrugada tentaram tomar Maiduguri, no nordeste do país. Maiduguri é capital do estado de Borno e um ponto estratégico na região.

Doze horas após o início dos confrontos, o exército comunicou que a os terroristas tinham sofrido pesadas baixas. “O ataque dos terroristas a Maiduguri às primeiras horas de domingo foi rapidamente repelido”, disse o porta-voz do exército, Chris Olukolade, num comunicado citado pela agência AFP. “A situação é calma, está a decorrer uma operação de busca”, diz-se também no comunicado.

Também hoje, a nordeste do país, mas mais perto da fronteira, helicópteros de combate do exército do Chade bombardearam a cidade nigeriana de Gamboru, ocupada pelos extremistas, constatou igualmente a AFP. Gamboru já tinha sido bombardeada no sábado pela aviação do Chade. A cidade fica junto da fronteira com os Camarões e perto da fronteira com o Chade e a poucas centenas de metros de Fotokol, uma cidade camaronesa onde se concentram tropas dos dois países vizinhos da Nigéria.

Um oficial do exército chadiano disse que Gamboru está controlada pelo Boko Haram e que os extremistas estão “por toda a cidade”, escondendo-se nas casas e colocando ‘snipers’ por “todo o lado”. “Com estes bombardeamentos procurarmos neutralizar o inimigo para abrir um caminho e libertar Gamboru” numa operação terrestre, disse a fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Fotokol estão concentradas muitas forças camaronesas e chadianas, equipadas com blindados e artilharia. Soldados de um batalhão de intervenção rápida controlam o acesso à ponte que liga as duas localidades. Na quinta e na sexta-feira os soldados do Chade já tinham combatido os extremistas do Boko Haram, confrontos dos quais resultaram três mortos e 12 feridos do lado do exército do Chade e 123 portos do lado dos islamitas, disse o exército.

Os Camarões têm desde o verão tropas de elite na fronteira com a Nigéria, para combater os islamitas, e têm pedido várias vezes ajuda internacional para combater o grupo fundamentalista. O Chade respondeu ao apelo e já este mês envio um importante contingente militar para ajudar a conter os ataques do Boko Haram.

A União Africana apelou na sexta-feira e no sábado, numa cimeira em Adis Abeba, para uma mobilização do continente contra os islamitas nigerianos, e pediu uma força regional de 7.500 homens. No sábado o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse apoiar a criação dessa força.