Pelo menos oito militares ucranianos e três civis morreram no leste da Ucrânia nas últimas 24 horas, segundo os primeiros balanços das autoridades ucranianas e separatistas.

“A Ucrânia perdeu oito militares e outros 34 ficaram feridos durante os bombardeamentos e combates”, confirmou esta sexta-feira o porta-voz militar ucraniano, Vladislav Seleznev. Já os separatistas pró-russos reveleram ter matado três pessoas e ferido outras cinco em Luhansk, reduto dos separatistas.

De acordo com Seleznev, a situação é especialmente “difícil” nos arredores de Debaltsevo – que fica entre as capitais separatistas de Donetsk e de Luhansk -, onde as tropas ucranianas estão praticamente cercadas pelos rebeldes.

O cessar-fogo acordado em Minsk, na quinta-feira, após 16 horas de negociações, foi determinado como forma de preparar o caminho para uma solução política global de crise do país. A medida entrará em vigor na madrugada de domingo, mas muitos dizem que até lá tanto o exército ucraniano como os separatistas apoiados pelas forças russas tentarão aproveitar as últimas horas antes do cessar-fogo para melhorar as suas posições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR