O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e a chanceler alemã, Angela Merkel, vão encontrar-se em Berlim na próxima segunda-feira, dia 23 de março. Os dois chefes de Governo falaram por telefone nesta segunda-feira, disse o Governo alemão, e Tsipras aceitou o convite de Angela Merkel.

Numa altura em que as relações entre Atenas e Berlim não parecem na melhor forma, e as negociações para concluir o programa de resgate parecem estar a enfrentar alguns obstáculos, Alexis Tsipras e Angela Merkel vão-se encontrar em Berlim.

O convite, segundo o Governo alemão, partiu de Angela Merkel durante uma conversa telefónica que decorreu esta tarde. O encontro oficial acontecerá na chanceleria, em Berlim.

A viagem de Alexis Tsipras a Berlim acontece numa altura em que as relações parecem cada vez mais tensas. A ameaça do Governo grego de exigir reparações da Segunda Guerra Mundial à Alemanha, o protesto formal da embaixada grega em Berlim contra as declarações de Wolfgang Schäuble sobre Yanis Varoufakis ou do vídeo de 2013 onde Varoufakis mostra o ‘dedo do meio’ à Alemanha, são apenas alguns dos episódios mais recentes nas relações entre os dois países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR