De Lisboa ao Alentejo, do Douro aos Açores e dos 5 aos 200 euros. Com o Natal prestes a bater à porta, ainda que num ano atípico como 2020, reunimos 40 referências que prometem corresponder a diferentes gostos e carteiras: ei-los, vinhos para abrir na companhia de quem mais se gosta, para guardar durante anos ou para embrulhar e oferecer a tempo da quadra natalícia. A par das sugestões, que incluem preços indicativos de venda, ficam ainda pontos de vendas — de garrafeiras incontornáveis, para quem gosta de fugir aos supermercados, às lojas com palco para vinhos menos e mais convencionais, não descurando projetos online que garantem entregas em casa.

Quais são, como comê-los e onde comprá-los. À mesa com os queijos portugueses

Garrafeiras

Garrafeira Nacional

www.garrafeiranacional.com

Fundada em 1927, a garrafeira soube adaptar-se aos tempos modernos e, a pensar no Natal 2020, compromete-se a entregar vinhos “em todo o mundo” — o envio é gratuito para encomendas com morada de entrega em Portugal continental superiores a 50 euros, sendo que tal demora 72 horas (entre 5 a 9 dias úteis nas ilhas da Madeira e Açores). A par do serviço de entrega, que mais do que nunca enche as medidas dos consumidores, a Garrafeira Nacional distribui-se por três lojas, todas elas na capital (Rua de Santa Justa, 18; Rua da Conceição 20/26 e Mercado da Ribeira). Não esquecer que na icónica garrafeira o destaque vai para a coleção de Vinhos do Porto raros e para os Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A garrafeira tem três espaços físicos na capital © DR

Garrafeira Tio Pepe

R. Eng. Ferreira Dias 51, Porto; tel.: 226 184 656. De segunda a sexta, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30, aos sábados, das 10h às 13h. www.garrafeiratiopepe.pt

A Garrafeira Tio Pepe, com morada fixa na Invicta, é um projeto de família que se estende à terceira geração dos Cândido da Silva (a experiência no negócio do vinho, essa, remonta a 1940). Além do catálogo de Natal já preparado, o espaço prima pela seleção de Vinhos do Porto e pelos vinhos de mesa, nacionais e estrangeiros. Também aqui se fazem entregas ao domicílio com portes gratuitos considerando entregas em Portugal continental a partir de 50 euros.

20 serviços de entrega de vinho ao domicílio que lhe enchem o copo sem ter de sair de casa

Lojas

Wines By Heart

Rua Rosa Araújo 35, Lisboa. Tel.: 213 540 772. De segunda a sábado, das 10h às 22h30, encerrado ao domingo

Apesar de ter sido pensada desde 2016, só em meados de 2019 é que a Wines By Heart, situada no coração de Lisboa, abriu ao público. O espaço é um três em um: é, primeiramente, uma garrafeira e só depois um wine bar e um restaurante, o qual em setembro último sofreu uma transformação e virou as atenções para a gastronomia japonesa. O projeto foi desenhado de raiz por três brasileiros amantes de vinho e nas prateleiras da casa estão até 900 referências — a garrafeira sem fronteiras goza de vinhos feitos em Portugal e também pelo mundo fora, sejam eles de cultivo orgânico, biodinâmico ou convencional. A par destas valências soma-se a loja online com envio gratuito em Lisboa para compras acima de 50 euros, em Portugal acima dos 100 euros e para a restante Europa acima dos 250 euros.

A Wines By Heart abriu em 2019 ©DR

Comida Independente

Rua Cais do Tojo 28, tel.: 213 951 762. De terça-feira a sexta, das 15h às 22h, sábado e domingo, das 10h às 15h. www.comidaindependente.pt

Em boa verdade, a Comida Independente, de portas escancaradas desde o início de 2018, começa a dispensar apresentações. A mercearia lisboeta dedica-se a comercializar a matéria-prima de pequenos produtores (são mais de 700 os produtos disponíveis, incluindo queijos e enchidos) e a dar a conhecer ao mundo rótulos e mais rótulos de vinhos ditos naturais, isto é, de intervenção mínima: as referências são nacionais e não só. Na dúvida, peça ajuda na hora de selecionar um vinho: ela ser-lhe-á dada de bom grado.

Serviços online

Wome

www.wome.pt

A Wome iniciou a atividade em outubro deste ano, em plena pandemia. A vontade de levar vinho bom a casa das pessoas está na génese do projeto que, todos os meses, compõe uma caixa mistério com quatro vinhos — três tintos e um branco — que não estão à venda nos supermercados. Os rótulos em questão, que variam mensalmente, são escolhas de especialistas em vinhos, enólogos e sommeliers (o preço da subscrição é 54,99 euros). De referir que os vinhos não vêm sozinhos, mas sim na companhia de receitas do chef Vítor Santos do restaurante Nó de Gosto, em Tavira, e de conselhos do sommelier Thomas Domingues, que trabalha no Loco, na capital (histórias do vinho e playlists no Spotify também fazem parte do mistério). Mais recentemente foram lançadas duas novas caixas: uma dedicada em exclusivo aos vinhos brancos e outra à quadra natalícia.

O projeto arrancou em outubro deste ano © wome_box/Instagram

Adegga Marketplace

www.adegga.com

Conhecido essencialmente pelos eventos vínicos que tem vindo a realizar nos últimos anos, o projeto Adegga criou a 1 de abril um canal onde agrega múltiplas referências, passíveis de serem adquiridas à distância de um clique. No site estão disponibilizados 1.500 vinhos de 150 produtores, sendo que as entregas são gratuitas a partir dos 50 euros em Portugal continental e entregues em casa em dois ou três dias úteis. Há packs de vinhos em destaque e presentes recomendados. A oferta é muita, pelo que vale a pena perder algum tempo a navegar pelo site que já fez o respetivo guia de Natal.