As melhores companhias aéreas do mundo já foram escolhidas pela consultora inglesa Skytrax, segundo o site Business Insider. Como líder do top 20, mantém-se a Singapore Airlines, a primeira das nove empresas da listagem que não voam para Portugal. O local mais perto onde aterra é Barcelona.

Do top 5 do ranking, apenas a All Nippon Airways, que ocupa a segunda posição, a Qatar Airways, que ocupa a terceira, e a Asiana Airlines, que ocupa a quarta, têm como destino os aeroportos portugueses. Quem quiser experimentar a qualidade da viagem da quinta melhor companhia aérea do mundo, a Malaysia Airlines vai ter de voar de ou para Londres, em Inglaterra, ou para Frankfurt, na Alemanha.

A Malaysia Airlines caiu da segunda posição, em 2013, para a quinta, depois de em março um avião desta companhia ter caído no oceano Índico com 239 pessoas a bordo. Este acidente obrigou a mudanças na gestão da empresa e a uma renovação da frota de aviões. Mas a eficiência dos serviços e a experiência proporcionada aos viajantes foram os fatores que convenceram o júri da Skytrax.

Para a distinção da melhor companhia aérea do mundo, a Singapore Airlines, contribuiu sobretudo a limpeza e as condições das cabines, o entretenimento disponível durante a viagem e a eficácia dos serviços. No caso da All Nippon Airways, a segunda do ranking, o júri teve em conta a limpeza do avião, os serviços e a segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Qatar Airways destacou-se pelo conforto dos lugares e pela qualidade do entretenimento disponibilizado durante o voo, com destaque para o facto de os viajantes da classe económica poderem ligar smartphones e tablets  aos seus ecrãs pessoais.

Já a distinção da Asiana Airlines deveu-se à “coragem e eficiência” do comportamento da tripulação  durante a aterragem de emergência em São Francisco, nos Estados Unidos da América, no ano passado.  Além do Top 5, a Skytrax distinguiu mais 15 companhias.

Além do Top 5, a Skytrax distinguiu mais 15 companhias. Destas, apenas a Emirates, Lufthansa, Thai Airways, South African Airways, Etihad, Turkish Airlines, Swiss International Airways e a Austrian Airlines voam para os aeroportos portugueses.

De fora do radar nacional, fica a Singapore Airlines, Malaysia Airlines, Korean Air, Oman Air, Air Astana, Garuda Indonesia, Cathay Pacific, Japan Airlines e Virgin Australia.