Decorreu em Nova-Iorque esta quarta-feira a apresentação da nova plataforma do Spotify. O administrador executivo e co-fundador da empresa, Daniel Ek, começou por fazer um resumo dos oito anos da plataforma que se tornou no maior serviço de streaming do mundo e apresentou números grandes: desde a fundação, o Spotify já transmitiu 25 mil milhões de horas de música.

Daniel Ek sublinhou que as alterações agora introduzidas pretendem responder às mudanças do paradigma do consumo de música, uma tendência que migrou primeiro do suporte físico para o download e deste para o streaming. Além disso, cada vez mais se ouve música no Spotify no smartphone. Nesse sentido, a nova plataforma concentra-se na capacidade de oferecer três coisas: a banda sonora perfeita, novos tipos de conteúdo e inovação na experiência. Está tudo resumido neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=N_tsgbQt42Q

A nova versão da aplicação do Spotify aposta na rapidez de utilização (o tempo de espera na mudança de faixa diminui substancialmente), na especialização das playlists e em potenciar o processo de descoberta de novos artistas. As listas (algumas delas, pelo menos) passam a ter curadoria e na apresentação desta tarde o Spotify não fez por menos: DJ Tiesto foi a celebridade que subiu ao palco para falar sobre o novo serviço.

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Os vídeos são uma das novas apostas do Spotify (à semelhança do que já acontece com o concorrente Tidal) mas não se fica apenas de música. Foram estabelecidas parcerias com a Comedy Central, TED, BBC, ESPN e ABC, entre muitos outros. E a nova plataforma passa também a incluir podcasts e programas de rádio.

Outra das novidades apresentadas foi o Spotify Running. Há milhões de utilizadores que utilizam o Spotify para ouvir música enquanto praticam desporto, nomeadamente a corrida. Daniel Ek reforçou a importância do “beat”, o compasso sonoro que acompanha a passada da corrida. A nova aplicação usa o hardware do smartphone (acelerómetro e giroscópio) para avaliar o ritmo da passada e cruza essa informação com os gostos musicais do utilizador. A partir daí, elabora uma playlist para cada corrida. E mais do que isso: o algoritmo tem a capacidade de adaptar a música às variações da passada, bastam segundos para que o Spotify escolha a música com a batida mais adequada ao ritmo de cada desportista (esta função pode ser ligada ou desligada pelo utilizador).

Para já a nova plataforma vai estar disponível em apenas quatro países: Reino Unido, Estados Unidos da América, Alemanha e Suécia. Mais informação neste link.