A Bloomberg anunciou uma reunião de emergência que decorreu esta noite em Berlim para salvar a Grécia. Angela Merkel, Jean-Claude Juncker e François Hollande estiveram à mesa, reunidos com Christine Lagarde, Mario Draghi e os representantes dos credores internacionais – todos a tentar acordar numa proposta para mostrar aos gregos. Mas não houve resultados: a reunião terminou perto da meia-noite em Berlim, sem que fosse anunciado qualquer acordo.

Os responsáveis da zona euro tinham já apresentado sexta-feira como data final para um entendimento, mas não seria a primeira vez (nem a décima) que um prazo limite não seria respeitado. Mas o mês de junho será seguramente determinante, dado o enorme valor ds obrigações financeiras que a Grécia tem de cumprir neste mês. E como o primeiro-ministro Alexis Tsipras publicou ontem um artigo no Le Monde em que se mostrou descontente com as “propostas absurdas” , os líderes europeus decidiram liderar o processo para forçar um entendimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jan Dams, jornalista do Die Welt alemão e um dos mais bem informados sobre todas as negociações, anunciou no Twitter que esta seria uma proposta final sem recurso: