Há mais para além da praia no verão. Se durante o ano o tempo escasseia para aprender o japonês que sempre quis, as dicas culinárias que vê na televisão, os primeiros passos de um curso superior ou até a cultura contemporânea relativa a zombies e ciborgues, leia com atenção esta lista de cursos estivais.

A Universidade Católica no Porto convida os alunos do ensino básico e secundário a participar num dos cursos da Teen Academy. Os alunos têm apenas de escolher a área com a qual mais se identificam, entre as artes, o direito, a psicologia ou a economia e gestão. Estas atividades, que duram entre três dias a uma semana, pretendem revelar o que fazem os profissionais destas áreas, contribuindo para uma tomada de decisão fundamentada relativamente ao futuro académico de cada um. Os cursos de três dias custam 75 euros e incluem almoço e lanche. Os cursos de uma semana custam 125 euros e também incluem refeições, havendo ainda a possibilidade de optar pelo regime residencial que, por mais 50 euros, inclui alojamento. Todos os cursos incluem as deslocações necessárias no âmbito do curso.

Quando: A partir de 30 de junho
Mais informações: http://www.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/teenacademies-unidades

Para os adultos também há sugestões na Católica. De 1 a 4 de julho, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, em Lisboa, tem lugar a summer school de Filosofia, este ano subordinada ao tema “Esplendor e sombra sobre a Europa: da Grande Guerra ou da Grande Tragédia”, dedicada à discussão sobre a I Guerra Mundial. As inscrições terminam a 30 de junho e a participação custa 30 euros para o público em geral, metade para estudantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando: 1 a 4 de julho
Mais informações: http://filosofianacatolica.wordpress.com/summer-school-2014-grande-guerra

Williams Formula One team driver Nico Rosberg is given a surfing lesson by pro surfer Nathan Hedge at Bondi Beach on March 11, 2008 in Sydney, Australia, surf

Depois de algumas quedas, vai apanhar o jeito. ©Mark Nolan / Getty Images

Para quem fica com uma pontinha de inveja de quem se equilibra tão bem numa prancha, um curso de surf é uma boa sugestão. Onde há uma boa praia há, provavelmente, uma escola de surf. É o caso da Surf Aventura, em Matosinhos, que organiza campos de férias para os mais pequenos e cursos intensivos de surf para jovens e adultos. Os programas duram cinco dias e os preços começam nos 65 euros, subindo consoante as diferentes opções de horários e inclusão de refeições. Não há garantias de sair de lá como um McNamara, mas nunca se sabe.

Quando: Todo o verão, até 5 de setembro
Mais informações: http://www.surfaventura.com/resources/vsa-programa-2014.pdf

Música, religião, escrita, história, cinema e até criaturas como os zombies (sim, zombies), ciborgues e outros monstros na cultura contemporânea. Desde 2006 que, nos meses de Julho e Setembro, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, oferece uma série de cursos intensivos, de curta duração e de inscrição livre. São 121 cursos para todos os gostos, ao preço de 120 euros cada um para quem não é aluno nem ex-aluno da faculdade.

Para quem quer aprender um novo idioma, o Instituto de Línguas da Nova também já divulgou o programa de cursos de verão. A oferta inclui a aprendizagem de árabe, alemão, búlgaro, coreano, espanhol, francês, grego moderno, inglês, italiano, japonês, mandarim, neerlandês, norueguês, persa, russo e sueco.

Quando: A partir de 7 de julho
Mais informações: Cursos genéricos: http://verao.fcsh.unl.pt
Cursos de línguas: http://ilnova.fcsh.unl.pt/cursos-de-verao

lomografia

Na lomografia, cores carregadas e sobreposições fazem-se com a câmara. ©D.R.

Encontrar fotografias no Facebook sem qualquer filtro aplicado é cada vez mais uma raridade. Para os fãs das fotografias com cores carregadas, e aproveitando o céu azul e o sol de verão, que tal um workshop de lomografia? As Lomo são máquinas fotográficas analógicas automáticas que permitem um balanço de cores diferente das máquinas mais comuns, sem truques informáticos. Para ensinar todos os seus segredos, as Embaixadas Lomográficas em Lisboa e Porto promovem workshops aos sábados, que incluem o empréstimo de máquinas fotográficas a quem não tem uma. A inscrição custa 25 euros.

Quando: Todos os sábados
Mais informações: http://www.lomografiaportugal.com/html/eventos_new.htm

Teatro, música e jogos de associação e repetição são os instrumentos para o ensino do inglês nos centros Helen Doron English. O ensino dinâmico, através de peças de teatro, músicas e outras atividades originais, é dirigido a crianças e jovens dos 3 aos 18 anos. O ensino é feito em pequenos grupos, havendo a possibilidade de os professores também se deslocarem às escolas onde lecionam. Os cursos têm a duração mínima de uma semana, com horários flexíveis, abertos a alunos e potenciais alunos, e as propostas de ensino são adaptadas a cada idade. Cada semana de curso tem um custo de 60 euros.
Em Portugal, existem 14 centros de aprendizagem, situados em Almada, Cascais, Condeixa-Coimbra, Lisboa (Lumiar, S. Domingos de Benfica e Parque das Nações), Malveira, Odivelas, Oeiras (Oeiras e Algés), Portimão, Ourique e Sintra.

Quando: Não há limite de data. Todos os cursos estão limitados a um número de vagas pelo que os interessados podem inscrever-se mediante o aparecimento de vagas
Mais informações: http://www.helendoron.com

Cada vez se fala mais da importância de aprender alemão. Para quem quer aproveitar o verão para fazer um curso intensivo, o Goethe Institut é uma ótima opção. Os cursos têm 60 horas e estão divididos entre adultos e jovens, intensivos e extensivos, conforme a preferência e disponibilidade dos interessados. Os cursos são lecionados em Lisboa e no Porto, com preços a partir dos 340 euros.

Quando: julho e setembro
Mais informações: Lisboa: http://www.goethe.de/ins/pt/lis/lrn/lis/ptindex.htm
Porto: http://www.goethe.de/ins/pt/lis/lrn/por/ptindex.htm

 

cozinha asiática, workshop dirigido pelo chef Paulo Morais

O chef Paulo Morais dá vários cursos de cozinha asiática. ©D.R.

Quatro dias podem bastar para que as crianças descubram a sua vocação gastronómica. Ou, pelo menos, para que descubram os segredos (e o trabalho) por detrás dos pratos que todos os dias lhes chegam à mesa. A Feedme Kids Escola de Verão, em Lisboa, promete ensinar os miúdos entre os seis e os 14 anos a cozinhar, num ambiente especialmente preparado para eles. O programa das aulas consiste na preparação do almoço das 10h às 13h e na preparação do lanche das 13h30 às 15h, e está divididos em três grupos etários: dos seis aos 11 anos, dos oito aos 12 anos e dos dez aos 14 anos.
Se já lá vai muito tempo que passou aquela faixa etária, também não há problema. Na Feedme, que se situa no Chiado, há vários outros cursos que ensinam, por exemplo, a fazer sushi ou a preparar petiscos deliciosos para piqueniques.

Quando: A partir de 1 de julho
Mais informações: http://www.feedme.pt/pag.asp?p=117&item=cursos-cozinha

A escolha do curso superior a seguir é tão importante que cada vez mais universidades abrem as portas aos alunos do ensino secundário para lhes darem as bases de alguns dos seus cursos. É o caso da Universidade do Minho, com a iniciativa Verão no Campus a convidar os jovens a frequentar computação, engenharia e novos materiais, um interrail de línguas, jogos filosóficos, uma viagem ao mundo do direito e até a rádio universitária. É só escolher e, quem sabe, descobrir uma vocação. As atividades acontecem em Braga e Guimarães e têm um custo de 7,50 euros por dia.

Quando: A partir de 21 de julho
Mais informações: http://www.veraonocampus.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=88#EE

E porque o Algarve não é só praia, a Universidade do Algarve também coloca à disposição vários cursos, com a duração de cinco dias. Empreendedorismo, desporto, design e ciências do mar são algumas das opções destinadas aos jovens do ensino secundário com mais de 16 anos. Preços a partir dos 25 euros.

Quando: 30 de junho a 4 de julho e de 7 a 11 de julho
Mais informações: https://www.ualg.pt/home/pt/content/cursos-datas-realizacao