A Portugal Telecom (PT) esclareceu esta segunda-feira que subscreveu, através de duas subsidiárias, um total de 897 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo, que vencem em meados de julho.

A 26 de junho, o Expresso Diário noticiou que a PT detinha 900 milhões de euros de papel comercial da Rioforte e que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) estaria a preparar-se para analisar o caso, para averiguar se existia favorecimento acionista, uma vez que o Grupo Espírito Santo (GES) detém 10,05% da operadora de telecomunicações.

Em comunicado enviado hoje à CMVM, assinado pelo presidente do Conselho de Administração e executivo, Henrique Granadeiro, e pelo administrador financeiro executivo, Luís Pacheco de Melo, a PT esclarece que “subscreveu, através das então subsidiárias PT International Financee BV e PT Portugal SGPS, um total de 897 milhões de euros em papel comercial da Rioforte com uma remuneração média anual de 3,6%”.

A empresa adianta que “todas as aplicações de tesouraria em papel comercial da Rioforte atualmente em carteira têm vencimento em 15 e 17 de julho de 2012 (847 e 50 milhões de euros, respetivamente) “.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PT sublinha que as operações de tesouraria “são realizadas num contexto de análise de várias opções de investimento de curto prazo disponíveis no mercado, tendo como referência a atratividade da remuneração oferecida, e têm acompanhamento e são sufragadas pela Comissão Executiva”.

A subscrição do papel comercial da Rioforte “tem presente a boa experiência de 14 anos em aplicações de tesouraria no Banco Espírito Santo (BES) e em entidades do GES, no contexto da parceria estratégica celebrada em abril de 2000 entre as partes”, adianta.

A PT lembra que a parceria estratégica incluía a troca de participações entre as duas empresas, bem como a definição da PT enquanto fornecedora preferencial de telecomunicações do BES e a definição deste como fornecedor preferencial de serviços financeiros à operadora.

“A esta data, o montante total de aplicações em papel comercial do GES ascende a 897 milhões de euros, relativo ao investimento em papel comercial da Rioforte”, acrescenta.

A operadora aponta que desde 28 de abril deste ano que “não foram realizadas quaisquer aplicações e/ou renovações deste tipo de investimentos. Adicionalmente, nesta data a PT International Finance BV e a PT Portugal SGPS mantêm depósitos bancários junto do BES num total de 22 milhões de euros e a Portugal Telecom SGPS depósitos bancários de 106 milhões de euros”.

Segundo a empresa, “os valores acima representam a totalidade da exposição ao GES/BES”.