266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ricardo Salgado

Ricardo Salgado

Vai começar o julgamento... afinal não!  /premium

Só em Portugal é que os réus são condenados e saem pela porta por onde entraram, acompanhados pelos seus advogados, falam mal da sentença aos jornalistas e regressam para as suas casas confortáveis.
Fact Check

Salgado pode não estar no julgamento dada a idade?

Ex-líder do BES não foi ao arranque do seu próprio julgamento. Advogado justificou ausência com idade do arguido e o contexto de pandemia. Lei não obriga maiores de 70 anos a deslocar-se ao tribunal.
Noticiário

10h. Salgado não vai ao tribunal

“Não é por nenhuma falta de respeito, obviamente", garante Francisco Proença de Carvalho, o advogado de defesa do banqueiro. Salgado é julgado sete anos depois do colapso do BES
Operação Marquês

Marquês. Juiz adia julgamento de Ricardo Salgado

Seria a primeira vez que Operação Marquês chegaria a julgamento. Agora, sessões podem arrastar-se para setembro. E sem Salgado, dada a sua idade. Juiz lembrou: "Para prestar declarações tem de vir".
Noticiário

8h. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado

Antigo banqueiro vai ser julgado por três crimes de abuso de confiança. O início do julgamento pode ser adiado por uma semana, porque advogados não apresentaram a contestação à acusação.
Caso BES

Como vai ser o primeiro julgamento de Salgado? /premium

Deverá ser um julgamento rápido, mas já começa mal: a primeira sessão poderá ser adiada uma semana. Falta conhecer a contestação e as testemunhas da defesa. MP quer ouvir 12 pessoas.
Caso BES

Julgamento de Salgado pode vir a ser adiado /premium

104
Ausência de contestação do ex-líder do BES pode levar ao adiamento por uma semana do início do julgamento. Juiz recusa incompetência territorial do Tribunal Judicial de Lisboa.
BES

BESA/Eurofin. Salgado suscita recusa da juíza

957
Os advogados alegam o facto de Ana Gomes ser tia da juíza Mariana Machado e de ambas terem feito referências na comunicação social sobre o risco da prescrição de processos que envolvem Salgado.
Caso BES

Alexandre avança para a instrução do caso BES /premium

Juiz definiu prazo de 50 dias para Ricardo Salgado e outros arguidos apresentarem contestação à acusação. Arguidos queriam mais tempo mas Relação de Lisboa tem dado razão a Carlos Alexandre.
Novo Banco

Grandes devedores. O "estratega" e o "Sr. Angola" /premium

230
Respostas dos primeiros grandes devedores do BES/Novo Banco deixaram deputados de boca aberta. Faltas de memória, contradições, ataques desgarrados marcaram audições de Moniz da Maia e João Gama Leão.
Operação Marquês

Salgado não quer ir a julgamento sozinho 

180
O antigo presidente do BES apresentou um requerimento para travar a separação de processos decidida por Ivo Rosa. O juiz já indeferiu o pedido, mas tudo pode mudar assim que a Relação se pronunciar.
Operação Marquês

Julgamento de Salgado já tem juiz indicado 

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, pronunciado na instrução da Operação Marquês por três crimes de abuso de confiança, vai ser julgado por um coletivo de juízes encabeçado por Francisco Henriques.
Operação Marquês

Como Ricardo Salgado sai (quase) limpo do processo /premium

444
Ivo Rosa acreditou em Salgado, Bava e Granadeiro e crimes de corrupção do caso PT caíram. Salgado só vai a julgamento por abuso de confiança por alegada apropriação de 10 milhões do saco azul do GES.
Operação Marquês

Marquês. As 6.728 páginas da decisão de Ivo Rosa

Tem mais de 6 mil páginas o despacho em que Ivo Rosa decide sobre o futuro dos 28 arguidos e dos 189 crimes de que estavam indiciados pelo MP. Leia aqui o documento na íntegra.
Operação Marquês

Os argumentos que podem ter convencido Ivo Rosa /premium

217
A maioria dos principais arguidos optaram por atacar a acusação com alegadas irregularidades formais. Zeinal Bava foi um dos arguidos que tentou desmontar os factos da Operação Marquês.
BES

Tribunal da Relação devolve condenação de Salgado

Relação julgou parcialmente procedente o recurso apresentado por Ricardo Salgado da sentença do Tribunal da Concorrência e não dá razão quanto à prescrição do procedimento contraordenacional.
EDP

Pinho perde recurso no Constitucional /premium

671
Juiz Ivo Rosa tinha retirado o estatuto de arguido a Manuel Pinho em 2018 mas Relação anulou decisão. Ex-ministro queria que a decisão da Relação fosse declarada inconstitucional mas não teve sucesso.
EDP

José Sócrates pode vir a ser chamado ao caso EDP /premium

149
Juiz Ivo Rosa terá de decidir se aceita pedido de constituição como assistente do ex-primeiro-ministro no caso EDP. MP opõe-se por considerar Sócrates como "interveniente" no caso Odebrecht.
Corrupção

EUA. Ex-gestor do GES prestes a ser extraditado /premium

273
Esquema de corrupção e branqueamento de capitais relacionado com o BES vai ser julgado no estado do Texas. Relação de Lisboa autoriza extradição de arguido do caso Universo Espírito Santo.
BES

BES. Recurso de Salgado para conseguir mais tempo /premium

465
Antigo presidente do BES interpôs uma reclamação, que entretanto já subiu à Relação, na qual se queixa que Carlos Alexandre não dá o tempo justo à defesa: 1 ano e dois meses. Juiz diz que é a lei.
EDP

Luvas do "Príncipe" ligadas a amigo de Salgado /premium

213
Empresário ligado a ex-líder do BES terá recebido cerca de 2 milhões dos 4,7 milhões de euros de alegadas luvas pagas por construtora brasileira por adjudicação de obra da EDP.
BES

Caos no BES. Travão de Carlos Alexandre a Salgado /premium

466
Defesa queria pelo menos um ano e dois meses para poder preparar o requerimento de abertura de instrução, mas juiz negou. Nos últimos dias outros três arguidos pediram tradução de todo o processo.
Banco de Portugal

Condenação de Ricardo Salgado torna-se definitiva

409
É a segunda condenação do Banco de Portugal contra o ex-líder do BES a tornar-se definitiva. Salgado condenado a pagar 75 mil euros por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais.
Corrupção

Alegada corrupção de Pinho em risco de prescrição /premium

2645
Vitória em recurso que entrou há um ano no Tribunal Constitucional pode levar defesa de Manuel Pinho a ficar com um trunfo na mão: requerer a prescrição dos crimes de corrupção.
Caso BES

17 gestores do BES tiveram amnistia fiscal

2602
Só Ricardo Salgado legalizou 34,1 milhões de euros entre 2005 e 2012. José Manuel e Manuel Fernando Espírito Santo e António Ricciardi seguiram os mesmos passos. Fundos estavam escondidos na Suíça.
Corrupção

BES Miami usado por oligarca venezuelano

458
Empresários ligados ao regime de Chavéz e Maduro transferiram mais de 4,8 mil milhões de dólares para o exterior entre 2009 e 2017, revela a investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas.
BES

Ricardo Salgado recebe coima de 4 milhões de euros

181
O ex-presidente do BES foi condenado pelo conselho de administração do Banco de Portugal ao pagamento de uma coima de 4 milhões de euros por, entre outros, “prática de atos de gestão ruinosa".
Caso BES

Salgado novamente condenado mas com coima reduzida

O Tribunal da Concorrência condenou Ricardo Salgado e Morais Pires ao pagamento de 390 mil euros. Em causa, a violação de normas de prevenção de branqueamento e financiamento do terrorismo.
GES

Sousa Tavares: acusação a Salgado é "sólida"

326
Não é pelo número de crimes imputados (65) ao ex-banqueiro mas pela "capacidade de os provar" que o escritor considera que a acusação a Salgado é "sólida". O mesmo não acontece, diz, no caso Sócrates.
Caso BES

Os dias do desespero de Ricardo Salgado /premium

360
Como o ex-líder do BES inventou um concurso público para a gestão de um fundo de pensões, empolou valor de ações em 300% e forjou contratos, assinaturas e a contabilidade de várias sociedades do GES.
Ricardo Salgado

O Alves dos Reis do Séc. XXI

Se Ricardo Salgado for condenado (pode claro ser absolvido) entre recursos até ao Tribunal Constitucional terá mais de 90 anos. Restará sempre a esperança que possua os mesmos genes de Fernando Pessa.
Luís Marques Mendes

Mendes sobre acordo: vem aí "uma pipa de massa" /premium

255
Marques Mendes diz que acordo está difícil, mas que Portugal vai receber muito dinheiro. Ataca, porém, a estratégia de Costa Silva. Fala do BES, de Jesus, mas não toca na saída de Cristina.
Caso BES

BES. Arrestos podem pagar indemnizações a clientes /premium

131
Cerca de mil clientes podem vir a pedir indemnizações a Ricardo Salgado no âmbito do processo criminal. Declaração de perda de bens arrestados a favor do Estado financia indemnizações.
Justiça

Salgado perde recurso no Tribunal da Concorrência

127
Em causa está um processo em que Salgado foi condenado por prestação de falsas informações ao Banco de Portugal. Mantém-se a multa de 75 mil euros, na semana em que foi acusado de 65 crimes.
Grupo Espírito Santo

12,8 milhões para Salgado enquanto o BES afundava /premium

447
Entre 2008 e 2014, o antigo banqueiro terá recebido 12,8 milhões de euros em contas no estrangeiro. Uma delas designou de "Popcorn". Acusação fala em "total desconsideração pela situação do GES".
BES

Lesados do BES vão exigir indemnizações

Depois da acusação, mais de mil clientes vão pedir indemnizações por danos morais. Advogado diz que não aceitará pagamentos de danos morais na ordem dos 15 mil euros por pessoa, como noutros processos
BES

Cavaco, Pititi, Matateu e os sacos azuis do GES /premium

111
O MP acredita que descobriu 4 sacos azuis usados por administradores do GES para pagamentos. Foi de um deles que saiu dinheiro para a campanha de Cavaco e para funcionários que usavam nomes de código.
Caso BES

Acusação. Anatomia de um golpe que destruiu o GES /premium

309
Todos os detalhes: Ministério Público imputa pagamento de alegadas luvas de 56,8 milhões de euros a administradores e funcionários para execução de um sistema de financiamento fraudulento do GES.
Ricardo Salgado

Como o MP descreve crimes de Salgado no GES /premium

265
O rol de alegados crimes de Salgado no GES é imenso: o MP refere-o mais de 2.500 vezes no despacho em que acusa 25 arguidos. Estas são 25 citações do documento, que arrasam o antigo banqueiro.
Resposta Pronta

"Acusação teria sido mais útil há uns anos"

127
Carlos Abreu Amorim, ex-deputado do PSD e membro da Comissão de Inquérito ao caso BES, afirma, numa reação à acusação do Ministério Público: "Havia uma perversão da democracia".
Resposta Pronta

BES. "Tribunais não estão preparados para o caso"

129
Fernando Negrão, que presidiu à comissão de inquérito ao BES em 2015, considera que o processo vai demorar anos e defende que os tribunais portugueses não estão preparados para casos como este.
Caso BES

Reações ao BES: "Se me tivessem dado ouvidos..."

194
José Maria Ricciardi foi uma das pessoas que já reagiram às acusações a 25 arguidos no caso BES. Também antigos participantes da Comissão Parlamentar de Inquérito comentaram a notícia.
Caso BES

BES. Os 65 crimes de Salgado e os outros acusados /premium

374
Ex-líder do BES foi acusado de 65 crimes, entre os quais 29 crimes de burla qualificada. Apenas três membros da família Espírito Santo são acusados. Quem mais está na lista do Ministério Público?
BES

BES. MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado

O MP e o BdP pediram ao Tribunal da Concorrência que mantenha a coima de 75.000 euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra de ações da ESFG. Defesa fala em acusação "coxa".
Ministério Público

Salgado acusado de liderar organização criminosa

6278
Jornal "Público" diz que o Ministério Público se "inclina" para a tese de que Ricardo Salgado liderou uma associação criminosa enquanto líder do Grupo Espírito Santo.
Caso BES

MP descobriu mais um 'saco azul' no caso GES /premium

4014
Salgado deverá ser acusado de ter criado uma associação criminosa para implementar um financiamento fraudulento que levou o GES à ruína. Ex-funcionários foram pagos por dois 'sacos azuis'.
Ricardo Salgado

Ricardo Salgado. TC mantém coima de 3,7 milhões

2984
Tribunal Constitucional rejeitou segundo recurso de Ricardo Salgado. O ex-líder do BES tem de pagar 3,7 milhões de euros, e não pode exercer cargos em órgãos sociais de instituições financeiras.
Caso BES

Salgado volta a perder contra o Banco de Portugal /premium

Tribunal da Concorrência volta a não dar razão à defesa de ex-líder do BES. Salgado perdeu sempre que tentou invocar alegada falta de imparcialidade de Carlos Costa e do Banco de Portugal.
BES

BES. Salgado pergunta por relatório do BdP

Salgado perguntou ao governador do BdP a razão de "ainda manter na gaveta" o relatório, sublinhando o "impacto colossal" que ainda hoje tem no país o processo de resolução do banco.
Caso BES

Ex-administrador de Salgado alega sigilo jurídico

285
Rui Silveira, ex-administrador do BES, próximo de Ricardo Salgado, recusa testemunhar em processo em curso do Banco de Portugal alegando que, por ser advogado, não pode violar sigilo profissional.
Caso BES

Aliança com Chávez rendeu ao BES 6,4 mil milhões 

3147
Ricardo Salgado terá proposto em 2010 uma aliança estratégica ao então presidente Hugo Chávez. BES e GES terão recebido 6,4 mil milhões de euros de várias empresas públicas venezuelanas.
EDP

Acionistas dizem que foram eles a indicar Mexia

Paulo Teixeira Pinto e Vasco de Mello garantem que foram eles a escolher António Mexia para liderar a EDP em 2006. MP indiciou Manuel Pinho por ter feito acordo com Salgado para a nomeação de Mexia.
Caso BES

Primeira condenação de Salgado vai ser definitiva 

1084
Tribunal Constitucional rejeitou último recurso do ex-presidente do BES que será obrigado a pagar 3,7 milhões, ficando inibido de ser banqueiro. É a primeira condenação definitiva de Ricardo Salgado.
Caso BES

BES. Juiz "estupefacto" com falta de 60 milhões

20427
Obrigações apreendidas à ordem dos autos do caso BES foram declaradas extintas em 2016, mas Novo Banco só informou a Justiça em 2019. MP abre inquérito e Carlos Alexandre diz que nunca viu nada assim.
EDP

"Posição do BES na EDP foi um pedido de Sócrates"

1272
José Maria Ricciardi foi ouvido no caso EDP e disse que Salgado influenciou a escolha de Mexia. Mais: o BES só adquiriu uma posição na EDP a pedido de Sócrates. E ainda comprometeu Manuel Pinho.
Banco de Portugal

Gestor com crimes fiscais pode receber idoneidade /premium

1434
Tribunal quer obrigar Banco de Portugal a dar idoneidade a gerente condenado por abuso de confiança fiscal entre 2015 e 2017. Gestor financeiro não pode ficar "impedido para sempre", diz juíza.
Ricardo Salgado

BES. Salgado nega ter escondido aquisição de ações

Ricardo Salgado prestou esta terça-feira depoimento, negando intenção de esconder as ações adquiridas pelo Grupo Alves Ribeiro aquando do aumento de capital da ESFG em 2012.
Resolução do BES

Liquidatários do BES chamam, mas Salgado não quer 

821
A comissão liquidatária do BES apresentou requerimento para ouvir Ricardo Salgado, mas o ex-presidente do banco considera o pedido inadmissível.
Caso BES

Tribunal aceita recurso contra venda da Comporta /premium

Recurso pode levar a suspensão de operação de 157,8 milhões de euros. Consórcio luso-francês que ganhou concurso de venda diz que ativos da Comporta não estão arrestados e quer concretizar o negócio.
GES

Casa de Manuel Pinho comprada com saco azul do GES

11819
Casa de luxo perto da Broadway terá sido comprada com a avença mensal, de 15 mil euros, que o ex-ministro da Economia recebia do Grupo de Espírito Santos (GES).
Lesados do BES

Teresa Guilherme perde ação contra Salgado

596
Ricardo Salgado foi absolvido pela segunda vez no processo interposto pela apresentadora. Tribunal considerou ação "totalmente improcedente" por falta de provas.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
BES

Salgado em julgamento. Vítima é Teresa Guilherme

516
Em causa estão 2,35 milhões de euros que a apresentadora Teresa Guilherme investiu em papel comercial do BES. Juiz diz que tem condições para avançar para uma sentença, sem ouvir testemunhas.
Rádio Observador

"Não foi a saída da Cristina que me fez desmaiar"

517
À conversa com João Miguel Tavares, na Rádio Observador, o diretor de informação da TVI fala, entre outros temas, do esgotamento que sofreu, da concorrência, e da relação "péssima" com Sócrates.
Rádio Observador

"Não voltei à RTP por causa das minhas opiniões"

8072
O afastamento da estação pública, Salgado, BPN, os "negócios por explicar" de Luís Filipe Vieira e os outros pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a Camilo Lourenço na Rádio Observador.
Operação Marquês

Salgado com nova versão sobre pagamentos a Bava /premium

422
O ex-líder do BES enquadrou-se com a versão do ex-CEO da PT sobre as transferências do saco azul do GES. Ivo Rosa já tinha constatado que as explicações de Bava e Salgado eram diferentes.
Caso BES

Adiada conclusão da investigação ao caso BES/GES

331
Diretor do DCIAP deu novo prazo para a equipa do procurador José Ranito concluir as investigação ao chamado processo Universo Espírito Santo onde se investiga as causas da derrocada do GES e do BES.
Operação Marquês

As 10 perguntas que Ivo Rosa deve fazer a Salgado /premium

252
As transferências que o saco azul do GES fez para Carlos Santos Silva, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro serão o centro do interrogatório ao ex-líder do BES. Que recados deixará o ex-DDT desta vez?
Ricardo Salgado

Era em Loures que Salgado escondia o seu tesouro

6822
O edifício onde Ricardo Salgado escondia a sua coleção de arte era designado de Armazém D, e situava-se no Centro Empresarial Urbanos, em Loures. Era uma caixa forte de 90 metros quadrados.
Operação Marquês

Juiz Ivo Rosa recusa provas contra Salgado

6434
Juiz Ivo Rosa diz que os depoimentos que o banqueiro fez noutros processos, e que o Ministério Público usa como prova na Operação Marquês, não podem ser usados neste caso.
Ricardo Salgado

Marquês. Ricardo Salgado ouvido a 8 de julho

146
O juiz Ivo Rosa, que dirige a fase de instrução da Operação Marquês, vai interrogar o ex-banqueiro a 8 de julho.
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
Acidentes e Desastres

Prima de Ricardo Salgado morre em acidente 

231
A familiar do ex-líder do Banco Espírito Santo seguia na Estrada Nacional 253, com o filho, que ficou ferido. O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação de Setúbal está a investigar.
Montepio

Guilherme reestrutura dívida com garantia angolana

O Montepio e o construtor José Guilherme, que deu a "liberalidade" de 14 milhões a Salgado, chegaram a acordo para um plano de regularização dos créditos que foram dados no tempo de Tomás Correia.
Banco Espírito Santo

Relação culpa Salgado pela falência do BES

825
Ex-líder do BES tinha recorrido de uma decisão do Tribunal de Santarém que o obrigava a pagar multa de 3,7 milhões de euros. Desembargadores mantiveram pena e criticaram Salgado de forma dura.
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Banca

Liquidatários do BES exigem 14 milhões

Comissão liquidatária do antigo banco notificou 12 antigos gestores, exigindo-lhes 14 milhões, de acordo com o Negócios. Valor deverá aumentar com Ricardo Salgado, que também está na lista.
Grupo Espírito Santo

Luxo, intriga, poder. A casa dos Espírito Santo /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
BES

Ex-administrador ganhou 1 milhão com saída do BES

795
Amílcar Morais Pires recebeu mais de um milhão de euros de indemnização. Segundo o Correio da Manhã, o gestor teve ainda benefícios como uma viatura de luxo, motorista e segurança privados.
Novo Banco

As noites mal dormidas de Ricardo Salgado

148
Enquanto os portugueses carregam a sobrevivência do Novo Banco montanha acima, o Dr. Ricardo Salgado ocupa o tempo de antena que lhe resta a desconsiderar a inteligência de quem, ainda, o escuta.
Ricardo Salgado

Banco de Portugal responde a Salgado

205
Banco de Portugal lembra investigações que fez à gestão do BES desde que o banco colapsou em 2014. E que os três processos concluídos apontam responsabilidades aos antigos gestores do banco.
Ricardo Salgado

A falta de vergonha na cara de Ricardo Salgado /premium

953
Não há pachorra para a cassete rançosa do ex-líder do BES. Se Sócrates não se cala com o PEC IV, Salgado imita-o para omitir toda e qualquer responsabilidade sua no descalabro do GES e do BES.
Banco de Portugal

Salgado. "Penso todos os dias nos lesados"

4726
Ricardo Salgado diz, em entrevista à TSF, que consegue dormir, mas não "totalmente descansado". E critica o Banco de Portugal, mais uma vez, por ter avançado com a resolução do BES.
Ricardo Salgado

Agenda de Salgado revela 5 encontros com Sócrates

707
Na agenda do antigo líder do BES há encontros com políticos, figuras da banca e 40 reuniões com Manuel Pinho. E uma nota enigmática que junta este e Mexia: "750xxx/671277xx António Mexia EDP (Pinho)"
EDP

Columbia. Pinho quis esconder patrocínio da EDP

4645
Ex-ministro ofereceu-se à Universidade de Columbia e sugeriu o patrocínio de subsidiária americana da EDP para pagar o seu salário. Mais: pediu que o patrocínio fosse escondido da imprensa portuguesa.
Ricardo Salgado

Casa de Salgado à venda por 20 milhões de euros

5678
A emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. Mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém imóvel.
Lesados do BES

Lesados protestam à frente da casa de Salgado

394
Cerca de 40 pessoas, entre "coletes amarelos" e lesados do BES, manifestaram-se, em Cascais, frente da residência do antigo presidente do banco, Ricardo Salgado.
Caso BES

"Roubaram 3 mil milhões de euros aos portugueses"

2310
Ex-líder do BESA acusa generais próximos de Eduardo dos Santos de terem dado um "golpe" para protegerem dívidas ao banco e diz que há mais políticos entre os "grandes devedores e nunca foram tocados".
Caso José Sócrates

Como 8 acusados querem anular a Operação Marquês /premium

1213
A fase de instrução criminal inicia-se esta segunda-feira com a audição de Bárbara Vara. Os principais acusados vão fazer tudo para que a investigação seja declarada nula. Veja as estratégias.
EDP

Novos emails revelam ligação entre Pinho e EDP

1590
Responsáveis terão tido acesso antecipado a diplomas legislativos de Manuel Pinho. Novos emails apreendidos a líder da EDP revelam proximidade com ex-ministro da Economia, suspeito de corrupção.
Caso BES

GES. 'Saco azul' paga a ex-nº 2 do Banco do Brasil

982
Banqueiro brasileiro terá recebido fundos do 'saco azul' do GES como alegada contrapartida por crédito de 200 milhões aberto pelo Banco do Brasil quando o BES já estava em dificuldades financeiras.
Novo Banco

Primo de Salgado vai gerir imóveis do Novo Banco

258
A carteira de cerca de 9.000 imóveis que o Novo Banco vendeu aos americanos Anchorage Capital Group vai ser gerida por duas entidades: a Finsolutia, de Nuno Espírito Santo Silva, e a Hipoges.
Caso BES

O "carrossel" de Ricardo Salgado com a Venezuela /premium

1296
Um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. Mais de 120 milhões giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.
EDP

Pinho ouvido em dezembro na CPI das Rendas

O ex-ministro da Economia, residente nos Estados Unidos, disponibilizou-se para ser ouvido presencialmente ou por Skype. Deputados preferem que venha a Lisboa. Audição deverá ocorrer a 20 de dezembro
Caso BES

Como Salgado corrompeu Pinho, "o avençado do BES" /premium

1925
Decisões a favor da EDP, luz verde para compra de concessionária rodoviária e licenciamentos especiais para herdades terão sido a alegada contrapartida pelo pagamento de 5,8 milhões a Pinho, diz o MP.
Ricardo Salgado

Casa de Salgado na Comporta faz seis arguidos

738
Câmara de Grândola e Comissão de Coordenação de Desenvolvimento do Alentejo terão "fechado os olhos" a construção a 500 metros da praia. Um dos arguidos é o ex-presidente da autarquia.
Atualidade

Os ataques de Pedro Queiroz Pereira a Salgado

Os ataques a Ricardo Salgado no Parlamento marcaram a última grande intervenção pública do industrial, que morreu este sábado após um enfarte e uma queda de 8 degraus no seu iate em Ibiza.
Parcerias Público Privadas

PPP. O cerco da PJ aos ex-governantes de Sócrates /premium

4914
Quebra de sigilo bancário para cinco ex-governantes e respetivas mulheres, buscas num cabeleireiro, acordos secretos. Os bastidores da investigação da PJ às PPP, em que Paulo Campos é o grande alvo.
Ricardo Salgado

Teresa Guilherme perde ação contra Ricardo Salgado

212
Teresa Guilherme interpôs um processo cível contra Ricardo Salgado, em 2016, e pediu uma indemnização por correr o risco de perder mais de 2 milhões. Apresentadora perdeu ação e vai recorrer.
Ricardo Salgado

Desapareceram 110 páginas da sentença de Salgado

225
Entre a decisão lida em tribunal e a versão depositada no Citius há uma diferença de 110 páginas. A defesa de Salgado já entregou o recurso da decisão que o condena a pagar 3,7 milhões de euros.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

504
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
Caso BES

Salgado acusado pela quarta vez pelo BdP /premium

520
Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
PSD

Justiça. O teste de algodão de Rui Rio /premium

301
Para quem se apresenta com uma suposta vontade reformar o regime, transformar-se no aliado que José Sócrates gostava de ter não é o melhor cartão de visita para um líder do PS. Quanto mais do PSD.
Caso BES

Pinho vai ao Parlamento a 17 de julho

A Comissão de Economia e o ex-ministro já acertaram data para audição: 17 de julho. Com uma condição: não pode falar sobre a matéria criminal do caso EDP que está a ser investigada pela Justiça.
Caso BES

Pinho não via problemas em negócios com GES

712
Manuel Pinho comprou ao GES um prédio com reconstrução já aprovada por 789 mil euros e ganhou milhões. Pagou o prédio quando já era ministro, mas continuou a decidir sobre o GES como se nada fosse.
Corrupção

Saco azul. Salgado terá recebido 25 mil euros/mês

199
"Ricardo Espírito Santo #REF 25.431 euros". O nome do banqueiro aparece assim numa lista de pagamentos mensais da Espírito Santo Enterprises. Era o valor mais elevado.
Ricardo Salgado

Defesa nega "plano criminoso" de Salgado

Advogados do ex-líder do BES criticam capa da revista Sábado sobre "plano criminoso" de Ricardo Salgado para a Venezuela e apelam à PGR para "colocar termo à permanente violação do segredo de justiça"
Caso BES

Salgado, o "fininho", as "maçãs" e a Venezuela /premium

517
Uma ex-procuradora-geral da Venezuela, a viver em Lisboa, e o ex-líder da PDVSA terão recebido parte dos 105 milhões pagos pela ES Enterprises. Tudo para garantir aplicações de 8 mil milhões no GES
Congresso do PS

A rainha do ruído e a ira contra Ricardo Salgado

Ninguém faz mais barulho do que Bárbara Barbosa no congresso do PS e arredores. Ricardo Salgado não foi mencionado no palanque, mas à porta fala-se de caviar e do palácio do ex-presidente do BES.
Caso BES

Salgado ligado a esquema de corrupção na Venezuela /premium

2984
Investigações nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela solicitaram a cooperação de Portugal no alegado desfalque da Petróleos da Venezuela. Baltazar Garzón e norte-americanos já estiveram em Lisboa.
GES

Descobertas novas transferências do GES para Pinho

3479
Ministério Público descobriu novas transferências do 'saco azul' do GES de quase 1 milhão de euros que se somam aos montantes que já eram conhecidos de 2,1 milhões de euros.
Justiça

Ricardo Salgado, o homem-bomba da nossa democracia /premium

944
Porque é que nos EUA e no Brasil há homens-bomba que decidem contar tudo o que sabem, mas em Portugal não? Porque o sistema judicial deles é uma colónia penal, enquanto o nosso é uma colónia de férias
Corrupção

Caso EDP. "Não tem pés nem cabeça", diz Salgado

250
Ex-presidente do Grupo Espírito Santo que "nunca na vida" corrompeu alguém. Uma ideia que, garante, se estende a todos os processos judiciais em que está envolvido.
Ricardo Salgado

Multa para Ricardo Salgado em 3,7 milhões de euros

433
Em causa estão as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal pela comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional a clientes do BES. Defesa vai recorrer da decisão.
BES

BES. Tribunal decide impugnação de multas

O ex-presidente do BES e o antigo administrador Amílcar Pires conhecem esta segunda-feira a sentença do Tribunal da Supervisão ao pedido de impugnação das coimas de 4 milhões e de 600 mil euros.
EDP

Pinho recebeu mais 293 mil enquanto foi ministro

1285
Magistrados do caso EDP tiveram acesso a novos pagamentos feitos pelo GES para uma quarta offshore de Manuel Pinho chamada Mesete II. Afinal, Pinho começou a receber do 'saco azul' desde 2002.
Ricardo Salgado

Promotor rejeita ligação a Salgado e Tomás Correia

Promotor imobiliário do empreendimento Skycity nega qualquer ligação ao caso que está na origem do pagamento de 3,5 milhões de euros aos ex-banqueiros Ricardo Salgado e Tomás Correia.
Caso José Sócrates

Sócrates volta a negar proximidade a Salgado

527
Advogado de defesa emite comunicado em que desmente notícias do Correio da Manhã e do Sol sobre a casa de Paris e sobre a alegada proximidade do ex-primeiro-ministro em relação ao ex-líder do BES.
EDP

Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

1807
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
EDP

Ricardo Salgado constituído arguido no caso EDP

209
O antigo presidente do Banco Espírito Santo foi constituído arguido no caso EDP, que investiga o alegado o alegado favorecimento da elétrica nacional nos contratos para venda de eletricidade (CMEC).
EDP

GES pagou meio milhão a Pinho quando era ministro /premium

9136
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
Operação Marquês

Os interrogatórios que marcam a Operação Marquês

120
Dos "portantos" de Carlos Santos Silva aos 25 milhões de Salgado. Na mini-série "Sim, Sr. Procurador" pode conhecer os momentos-chave do interrogatórios às figuras envolvidas na Operação Marquês
EDP

MP tenta ligar saco azul do GES a Mexia /premium

425
Os procuradores do caso EDP querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado ao desenvolvimento da investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES.
José Sócrates

A amizade dos corruptos

118
Há uma corrupção que se organiza em torno dos que precisam de “amigos” que “defendam os seus privilégios, que os ajudem perante as mutações do poder”. Portugal anda cheio de “amigos” destes.
Investigação

A Shu Tian de Salgado e os ramos da família

436
Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises. Recorrendo a quatro offshores, Ricardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros.
Ricardo Salgado

Salgado suspeito de pagar a políticos venezuelanos

280
Ministério Público suspeita que ex-presidente do BES deu ordem ao GES para pagar a decisores da Venezuela em troca de negócios para o grupo, segundo acordão da Relação citado pelo Correio da Manhã.
BES

MP recorre da sentença que anulou acusação

Ministério Público recorre da sentença que anulou acusação do Banco de Portugal num processo ao abrigo da lei de branqueamento de capitais em que o ex-líder do BES e um administrador foram condenados.
Sim, Sr. Procurador

Sim, sr. procurador: “Ricardo, se precisas, faço"

173
O empréstimo de 7,5 milhões ao primo de Sócrates. O pedido de um banco a José Eduardo dos Santos. E as transferências para Carlos Santos Silva. Ouça como Hélder Bataglia incriminou Ricardo Salgado.
BES

Salgado. Banco de Portugal usou "delação premiada"

Ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e o ex-administrador Amílcar Pires consideram que o Banco de Portugal usou ilegalmente a "delação premiada" no processo em que foram condenados.
Ministério Público

MP quer multas mais baixas para Ricardo Salgado

O Ministério Público pediu a redução das coimas o Banco de Portugal a Ricardo Salgado, de 4 para 3,5 milhões de euros e a Amílcar Pires de 600.000 para 300.000 euros.
Sim, Sr. Procurador

Sim, sr. procurador: Salgado e o careca "da mala"

O pedido de um copinho de água por estar em choque. Um telefonema de Guterres. O amigo Soares. O livro de Sócrates que nunca leu. E Helder Bataglia, que "no início era um homem genial"
Sim, Sr. Procurador

Sim, sr. procurador: Bava e a guerra frati... quê?

240
O ex-CEO da PT admitiu que recebeu 6,7 milhões de euros de Salgado sem passar um recibo ou assinar um contrato. E queixou-se da "guerra fratricida" que a Ongoing lhe terá movido
Caso José Sócrates

Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Sim, Sr. Procurador

Sim, sr. procurador: Granadeiro e a conta "chique"

305
"Esse pagamento dos 6 milhões foi generoso"; "Sou amigo do Dr. Ricardo Salgado, apesar de agora... ele estar leproso". "Não tenho vocação para palhaço". O interrogatório ao ex-presidente da PT
Caso José Sócrates

Salgado e mulher revistados no aeroporto em junho

655
O ex-líder do GES e a mulher foram revistados a 27 de junho, no âmbito da Operação Marquês. Há ouro e pedras preciosas, cujo destino final não foi identificado.
Atualidade

As 199 pessoas escutadas no Processo Marquês

172
A investigação manteve sob escuta 39 telefones. Ao todo, participaram 199 pessoas nas 3.633 conversas consideradas relevantes pela acusação. Políticos, empresários, diplomatas. Veja a lista completa
BES

Ricardo Salgado entre os 13 culpados pelo colapso

Comissão Liquidatária do Banco Espírito Santo responsabiliza 13 pessoas, incluindo toda a equipa de gestão, pelo colapso da instituição. Parecer vai ser avaliado pelo Ministério Público em 60 dias.
Caso José Sócrates

Bataglia. O homem que tramou Salgado

176
Era o homem de confiança de Salgado e terá sido o pombo correio dos 12 milhões que terão sido pagos pelo banqueiro a Sócrates. Foi acusado de 10 crimes mas livrou-se do pior: corrupção.
Ricardo Salgado

Salgado: "BdP não está interessado na verdade"

154
Ricardo Salgado recusou responder às perguntas dos mandatários do Banco de Portugal e alegou que este "não está interessado na verdade". Salgado diz que sofreu um "julgamento sumário" de Carlos Costa.
Ricardo Salgado

Salgado quebra silêncio contra a "monstruosidade"

159
Ex-presidente do BES falou, finalmente, sobre a Operação Marquês, garantindo que nunca corrompeu ninguém na vida -- "e já lá vão 73 anos". Está de "consciência perfeitamente tranquila", garante.
Caso José Sócrates

Sócrates só pode ser julgado pela história?

2183
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?
Caso José Sócrates

A defesa de Salgado. Coincidências do Diabo

285
O livro a "A Sangue Frio", do jornalista Fernando Esteves, expõe os interrogatórios a Sócrates e aos principais arguidos da Operação Marquês. O Observador publica o capítulo de Ricardo Salgado.
Atualidade

Operação Marquês: os dez arguidos com mais crimes

116
As 4 mil páginas da acusação apontam 174 crimes no total a 28 arguidos. Os lugares do pódio são ocupados por Carlos Santos Silva, José Sócrates e Ricardo Salgado
Caso BES

Pensão de Ricardo Salgado arrestada

2713
O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem para que seja arrestada a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES, no âmbito dos processos Universo Espírito Santo.
Ricardo Salgado

Pensão de Salgado foi cortada para 39 mil euros

1939
Fundo de pensões do Novo Banco reduziu as reformas dos antigos gestores do BES. Correio da Manhã diz que pensão de Salgado foi cortada em 25% para 39 mil euros. Mas houve outros mais penalizados.
Resolução do BES

BES. "Não se pode desculpar quem atuou mal"

142
A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, admite que o Banco de Portugal não esteve bem no caso BES, mas rejeita discurso de Ricardo Salgado e diz que "não se pode desculpar quem atuou mal".
Ricardo Salgado

"Qualquer outro Governo teria evitado" fim do BES

703
Ricardo Salgado volta a culpar o Banco de Portugal e Passos Coelho pelo colapso do BES. E diz, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que qualquer outro governo teria evitado o colapso do banco.
Lesados do BES

Rui Silveira: "Não há lesados do BES"

O antigo administrador do Banco Espírito Santo, Rui Silveira disse em tribunal que "não há lesados do BES" porque o banco deixou provisões para reembolsar todos os seus clientes.
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

412
Ainda se lembra de quem eram os 50 mais poderosos da economia no segundo governo de Sócrates? Sete anos depois, 28% dos nomes estão ou estiveram a contas com a Justiça. Mexia é o caso mais recente
Atualidade

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

Do ranking dos 50 mais poderosos da economia portuguesa em 2010, 14 políticos, gestores e empresários tiveram a Justiça à perna. Ou seja, 28%. Mexia é o caso mais recente. Recorde os outros
Comentário

Havia alguns corruptos ou era tudo como no Brasil?

Rui Ramos pergunta: "Estivemos ou não sujeitos a uma rede de políticos, funcionários, banqueiros e gestores articulados entre si para extrair e partilhar proventos do exercício do poder?"
Crise no GES

GES. 'Saco azul' movimentou 3,2 mil milhões

878
MP afirma em documento inédito que sociedade offshore suspeita de ter pago 'luvas' a políticos e empresários foi financiada pelos clientes do Banco Espírito Santo e do GES através de compra de dívida.
Operação Marquês

Ricciardi foi ouvido na Operação Marquês

O ex-banqueiro e primo de Ricardo Salgado esteve no DCIAP em Fevereiro, num depoimento que terá demorado alguns dias. Testemunho decorreu no âmbito da Operação que envolve Sócrates e Salgado.
Novo Banco

Salgado. Novo Banco "foi entregue gratuitamente"

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado afirmou que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star "foi uma desgraça" e que a instituição "foi entregue gratuitamente".
Operação Marquês

Salgado diz que teria saído do BES. Era só pedirem

319
À entrada do Tribunal de Santarém, Ricardo Salgado, ex-banqueiro e homem forte do BES, nega ter pago "luvas" a José Socrates e garante que teria saido do BES se lho tivessem pedido.
Angola

BESA. Transferências de 300 milhões alarmam MPLA

1661
A denúncia de que o general Kopelipa terá desviado 300 milhões de dólares para o Dubai está a preocupar o MPLA. Ricardo Salgado já tinha denunciado o envolvimento de figuras do regime no caso BESA.
Ricardo Salgado

Salgado diz que "tudo valeu" para o condenar

O ex-presidente do BES afirma, no pedido de impugnação da decisão do Banco de Portugal que esta semana começou a ser julgado em Santarém, que "tudo valeu" para o condenar e que foram ignorados elementos "que impunham uma absolvição".
Caso BES

Queda do BES. "Veremos quem são os responsáveis"

699
Ricardo Salgado contesta condenação do Banco de Portugal em tribunal. Ex-banqueiro diz que a "verdade virá ao de cima e então veremos quem são os verdadeiros responsáveis pelo que aconteceu ao BES".
Operação Marquês

Bataglia: "Não se dizia não a Ricardo Salgado"

Interrogado no âmbito da Operação Marquês, Hélder Bataglia, representante do GES em África, terá garantido ter feito transferências para Carlos Santos Silva por ordem expressa de Ricardo Salgado.
Operação Marquês

A Operação Marquês e os negócios (ruinosos) da PT

2733
O negócio da compra da Oi pela PT é uma das chaves da Operação Marquês. Estes são os bastidores e os detalhes de uma história que cruza Salgado, Sócrates e aquela que foi a maior empresa portuguesa.
A página está a demorar muito tempo.