819kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ricardo Salgado

Grupo Espírito Santo

Como venderam a mansão da família Espírito Santo

Negócio de 16,5 milhões de euros foi autorizado pela justiça com arresto da parte que cabia à mulher de Ricardo Salgado. Comprador é um investidor americano que está a reabilitar a casa para lá viver.
Caso BES

Salgado vendeu palacete de Cascais por 14 milhões

Palacete da família Espírito Santo, em Cascais, foi vendido por 14 milhões de euros com autorização do tribunal. Comprador é norte-americano.
BES

BES. Julgamento deve arrancar a 15 de outubro

O julgamento começa uma década após o colapso do Grupo Espírito Santo, em agosto de 2014, e tem como principal arguido o ex-presidente do BES Ricardo Salgado, acusado de 65 crimes.
Justiça

Caso EDP: Tribunal recusa alargar prazo de recurso

"É manifestamente insuficiente" a justificação das defesas para alargamento do prazo, considerou o tribunal sobre o pedido de aumento "não inferior a 30 dias" da data inicialmente estipulada.
EDP

EDP. 700 páginas, o pacto e Sócrates desacreditado

Manuel Pinho e Ricardo Salgado foram condenados esta quinta-feira a 10 anos e a 6 anos e três meses de prisão. Tribunal acompanhou Ministério Público e deu como provado "pacto corruptivo".
Noticiário

16h. EDP. Pinho e Salgado vão recorrer da decisão

No caso EDP, Manuel Pinho foi condenado a 10 anos de prisão e Ricardo Salgado a 6 anos e 3 meses. O ex-ministro da economia anunciou que a defesa vai recorrer e que vai provar que não cometeu nenhum.
Noticiário

14h. EDP. Pinho condenado a 10 anos e Salgado a 6

Pela primeira vez um antigo governante é condenado por corrupção. O Tribunal Central Criminal de Lisboa deu como provado o “pacto corruptivo” entre Ricardo Salgado e Manuel Pinho.
EDP

Dez anos de prisão para Pinho e 6 para Salgado

Atualizado
Tribunal condenou antigo ministro da Economia a 10 anos de prisão e ao pagamento de quase cinco milhões de euros ao Estado. Ricardo Salgado foi condenado a seis anos e três meses.
Caso BES

MP quer Salgado e Sobrinho julgados por burla 

Leitura da decisão instrutória marcada para dia 15 de julho. Acusação diz ter recolhido "fortes indícios da prática dos crimes" e pede pronúncia para Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho.
Justiça

Caso EDP. Os últimos três dias de julgamento

Pinho e Salgado sabem se são condenados a 6 de junho. Últimos três dias de julgamento ficaram marcados pelas críticas da defesa à acusação e pela posição vincada do Ministério Público.
Ricardo Salgado

Salgado e Pinho sabem se são condenados em junho

Alegações finais do processo EDP terminaram esta quarta-feira. Defesa de Manuel Pinho voltou a assumir que não existem quaisquer crimes ligados ao antigo ministro.
Justiça

EDP. "Esta acusação é uma galinha moribunda"

Alegações finais do processo EDP continuam esta terça-feira. Defesa tenta desmontar a acusação: "Ao fim de 12 anos de investigação, MP nem sequer trouxe para os autos os extratos bancários".
Noticiário

16h. MP pede penas efetivas para Salgado e Pinho

Ministério Público pede penas efetivas de prisão para Manuel Pinho e Ricardo Salgado no processo EDP. O Presidente do Supremo Tribunal diz que é preciso fazer alguma coisa pela justiça em Portugal.
Noticiário

13h. Mário Machado rejeita agressão a migrantes

O grupo de extrema-direita nega responsabilidade pela agressão a imigrantes no Porto. E ainda, para o MP fica provado o pacto corruptivo entre Manuel Pinho e Ricardo Salgado.
Noticiário

12h. PCP pede soluções na regulação dos migrantes

PCP considera que a extinção do SEF foi precipitada e quer uma solução para os processos. Ainda neste jornal, o MP considera que ficou provado o pacto corruptivo entre Salgado e Pinho no caso EDP.
Ricardo Salgado

EDP. MP pede, pelo menos, 9 anos para Manuel Pinho

Alegações finais começaram esta segunda-feira. Defesa de Salgado tentou pedir mais uma perícia, mas foi rejeitada pelo tribunal. MP pediu prisão entre seis e sete anos para Salgado.
Justiça

BES/GES: lesados indignados com novo adiamento

A defesa afirma que "face a este cenário de loucura judicial, que só tem beneficiado os arguidos" os lesados estão exaustos e indignados "com a realidade crónica da justiça portuguesa".
BES

Juíza admite 96 recursos de lesados do BES

Recursos contra a decisão de retirar os pedidos de indemnização do processo-crime foram admitidos pela juíza Helena Susano mas não terão efeito suspensivo, pelo que julgamento poderá começar em junho.
Justiça

EDP. Defesa de Salgado tenta desmontar perícia

Última perícia sugeria um exagero nos sintomas de Alzheimer. Perita explica que doença afeta sobretudo memória recente e Salgado lembrava-se do livro que estava a ler, mas não do nome dos filhos.
Ricardo Salgado

Salgado já pode viajar sem avisar a Justiça

Medida de coação que obrigava o ex-presidente do Banco Espírito Santo a avisar se quisesse sair do país já se extinguiu em setembro, confirma um despacho de 18 de março citado pelo jornal Eco.
Justiça

"Salgado cumpre pena em casa ou num hospital"

Advogado Paulo Saragoça da Matta analisa acórdão do Supremo Tribunal de Justiça sobre eventual suspensão da pena de oito anos de prisão efetiva por três crimes de abuso de confiança aplicada a Ricardo
Justiça

Julgamento do caso BES adiado para 18 de junho

Devido ao atraso na notificação de um arguido, tribunal que julgará Salgado prevê que a primeira sessão tenha de ser adiado: passa para 18 de junho, 10 meses depois da decisão instrutória.
Ricardo Salgado

Explicador. Ricardo Salgado pode não ser preso?

Explicador. Supremo rejeitou o recurso da defesa do ex-líder do BES e manteve a condenação de 8 anos de prisão. Mas abriu a porta à possibilidade de a pena ser suspensa devido à doença de Alzheimer
Ricardo Salgado

STJ abre a porta à suspensão da pena de Salgado

Quatro juízes conselheiros rejeitaram uma reclamação da defesa de Ricardo Salgado sobre a pena de oito anos aplicada a Ricardo Salgado por abuso de confiança. Mas abriram a porta à suspensão da pena.
Noticiário

10h. EDP. Ricardo Salgado regressa ao tribunal

Ex-banqueiro está a ser julgado por três crimes, incluindo de corrupção ativa. E ainda, região de Lisboa e Vale do Tejo é a mais afetada pela passagem da depressão Karlotta.
Justiça

Salgado foi a tribunal, mas não fez declarações

Advogado de Salgado não deixou que continuasse a falar: "Em defesa da dignidade humana do dr. Ricardo Salgado, esta defesa não vai aceitar que ele preste mais declarações."
Explicador

Caso EDP. Salgado vai ou não prestar declarações?

O advogado Miguel Matias acredita que Salgado vai continuar em silêncio. Luís Rosa explica que a defesa tentou travar a audição de Salgado por alegar que não estava em condições de depor em tribunal.
Ricardo Salgado

Caso EDP. Salgado fala em tribunal esta sexta

Tribunal chamou Ricardo Salgado para prestar declarações e o antigo presidente do BES vai estar no Campus de Justiça. É o único arguido que ainda não falou no âmbito deste processo.
Ricardo Salgado

Juíza rejeita nova perícia a Ricardo Salgado

Tribunal rejeitou pedido de renovação da perícia neurológica a Ricardo Salgado apresentado pela defesa e convocou para 9 de fevereiro o ex-presidente do Grupo Espírito Santo para prestar declarações.
Lesados do BES

Lesados vão fazer queixa na Comissão Europeia 

Defesa alega que despacho que obriga lesados a fazer novos pedidos de indemnização no cível viola artigo 16.º do estatuto de vítima, atribuído a cerca de 1.700 pessoas neste processo.
Justiça

EDP. Salgado "não tem independência nenhuma"

Maria João Salgado, mulher de Ricardo Salgado, testemunhou esta segunda-feira e falou sobre a doença de Alzheimer do marido. "Ele está doente. A doença infelizmente tem progredido", explicou.
Operação Marquês

Bava e Granadeiro de novo suspeitos de corrupção

Os dois antigos gestores da PT tinham ficado livres do julgamento. Agora, o Tribunal da Relação recupera a acusação para dizer que receberam milhões de Salgado para beneficiar o BES.
Operação Marquês

Quem vai a julgamento na Operação Marquês?

O empresário Carlos Santos Silva é pronunciado para julgamento pelo maior número de crimes, 23, seguido de José Sócrates, com 22. Ricardo Salgado será julgado por 11 crimes.
BES

BES. Lesados foram afastados do processo-crime

Juíza Helena Susano decidiu que os mais de 1.300 pedidos de indemnização iriam transformar o caso num "megaprocesso". Lesados têm agora de voltar a fazer pedidos, mas em processos cíveis.
Ricardo Salgado

Caso EDP. Defesa de Salgado quer nova perícia

A defesa de Ricardo Salgado pediu nova perícia médico-legal sobre condição do ex-banqueiro, apontando "incoerências e contradições" nos relatórios e que conclusão serviu para "notícias especulativas".
Justiça

Marques Mendes: PIN "é uma discriminação"

Como testemunha no processo EDP, Marques Mendes diz nada saber sobre favorecimentos na atribuição de projetos PIN. "É por isso que tenho alguma dificuldade em compreender que seja chamado".
Noticiário

15h. Sétima acusação para Ricardo Salgado

Em causa, um alegado prejuízo de 5 milhões e meio de euros para os cofres do Estado. Ainda neste jornal, protesto na Rússia junta milhares de pessoas.
DCIAP

Salgado acusado pela sétima vez pelo MP

Ex-líder do BES e primo Manuel Fernando acusados de fraude fiscal qualificada devido à não declaração de honorários que recebeu do saco azul do Grupo Espírito Santo. Estado prejudicado em 5,5 milhões.
Ricardo Salgado

Caso BES/GES. Julgamento começa dia 28 de maio

Ricardo Salgado vai responder pelos 65 crimes pelos quais foi acusado pelo Ministério Público. Juntam-se outros 18 arguidos.
Ricardo Salgado

Alzheimer. Salgado terá "exagerado" sintomas

Perita forense diz que doença de Alzheimer está confirmada mas os processos irão até ao fim. E alerta que teste que detectou alegados exageros nos sintomas não é absoluto.
BES

Júdice ajudou Pinho "como amigo" a rever acordo

Na continuação do julgamento do caso EDP, foi ouvido José Miguel Júdice, que explicou a sua "ajuda" a rever o acordo de Pinho com o BES quando foi para o Governo e quando saiu.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos