Ricardo Salgado

Ricardo Salgado

Promotor rejeita ligação a Salgado e Tomás Correia

Promotor imobiliário do empreendimento Skycity nega qualquer ligação ao caso que está na origem do pagamento de 3,5 milhões de euros aos ex-banqueiros Ricardo Salgado e Tomás Correia.
Caso José Sócrates

Sócrates volta a negar proximidade a Salgado

527
Advogado de defesa emite comunicado em que desmente notícias do Correio da Manhã e do Sol sobre a casa de Paris e sobre a alegada proximidade do ex-primeiro-ministro em relação ao ex-líder do BES.
EDP

Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

1.807
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
EDP

Ricardo Salgado constituído arguido no caso EDP

209
O antigo presidente do Banco Espírito Santo foi constituído arguido no caso EDP, que investiga o alegado o alegado favorecimento da elétrica nacional nos contratos para venda de eletricidade (CMEC).
EDP

GES pagou meio milhão a Pinho quando era ministro

9.136
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
Operação Marquês

Os interrogatórios que marcam a Operação Marquês

120
Dos "portantos" de Carlos Santos Silva aos 25 milhões de Salgado. Na mini-série "Sim, Sr. Procurador" pode conhecer os momentos-chave do interrogatórios às figuras envolvidas na Operação Marquês
EDP

MP tenta ligar saco azul do GES a Mexia

425
Os procuradores do caso EDP querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado ao desenvolvimento da investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES.
José Sócrates

A amizade dos corruptos

118
Há uma corrupção que se organiza em torno dos que precisam de “amigos” que “defendam os seus privilégios, que os ajudem perante as mutações do poder”. Portugal anda cheio de “amigos” destes.
Investigação

A Shu Tian de Salgado e os ramos da família

436
Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises. Recorrendo a quatro offshores, Ricardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros.
Ricardo Salgado

Salgado suspeito de pagar a políticos venezuelanos

280
Ministério Público suspeita que ex-presidente do BES deu ordem ao GES para pagar a decisores da Venezuela em troca de negócios para o grupo, segundo acordão da Relação citado pelo Correio da Manhã.
BES

MP recorre da sentença que anulou acusação

Ministério Público recorre da sentença que anulou acusação do Banco de Portugal num processo ao abrigo da lei de branqueamento de capitais em que o ex-líder do BES e um administrador foram condenados.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: “Ricardo, se precisas, faço"

173
O empréstimo de 7,5 milhões ao primo de Sócrates. O pedido de um banco a José Eduardo dos Santos. E as transferências para Carlos Santos Silva. Ouça como Hélder Bataglia incriminou Ricardo Salgado.
BES

Salgado. Banco de Portugal usou "delação premiada"

Ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e o ex-administrador Amílcar Pires consideram que o Banco de Portugal usou ilegalmente a "delação premiada" no processo em que foram condenados.
Ministério Público

MP quer multas mais baixas para Ricardo Salgado

O Ministério Público pediu a redução das coimas o Banco de Portugal a Ricardo Salgado, de 4 para 3,5 milhões de euros e a Amílcar Pires de 600.000 para 300.000 euros.
Ricardo Salgado

Sim, sr. procurador: Salgado e o careca "da mala"

O pedido de um copinho de água por estar em choque. Um telefonema de Guterres. O amigo Soares. O livro de Sócrates que nunca leu. E Helder Bataglia, que "no início era um homem genial"
Zeinal Bava

Sim, sr. procurador: Bava e a guerra frati... quê?

240
O ex-CEO da PT admitiu que recebeu 6,7 milhões de euros de Salgado sem passar um recibo ou assinar um contrato. E queixou-se da "guerra fratricida" que a Ongoing lhe terá movido
Caso José Sócrates

Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: Granadeiro e a conta "chique"

305
"Esse pagamento dos 6 milhões foi generoso"; "Sou amigo do Dr. Ricardo Salgado, apesar de agora... ele estar leproso". "Não tenho vocação para palhaço". O interrogatório ao ex-presidente da PT
Caso José Sócrates

Salgado e mulher revistados no aeroporto em junho

655
O ex-líder do GES e a mulher foram revistados a 27 de junho, no âmbito da Operação Marquês. Há ouro e pedras preciosas, cujo destino final não foi identificado.
Caso José Sócrates

As 199 pessoas escutadas no Processo Marquês

172
A investigação manteve sob escuta 39 telefones. Ao todo, participaram 199 pessoas nas 3.633 conversas consideradas relevantes pela acusação. Políticos, empresários, diplomatas. Veja a lista completa
BES

Ricardo Salgado entre os 13 culpados pelo colapso

Comissão Liquidatária do Banco Espírito Santo responsabiliza 13 pessoas, incluindo toda a equipa de gestão, pelo colapso da instituição. Parecer vai ser avaliado pelo Ministério Público em 60 dias.
Caso José Sócrates

Bataglia. O homem que tramou Salgado

176
Era o homem de confiança de Salgado e terá sido o pombo correio dos 12 milhões que terão sido pagos pelo banqueiro a Sócrates. Foi acusado de 10 crimes mas livrou-se do pior: corrupção.
Ricardo Salgado

Salgado: "BdP não está interessado na verdade"

154
Ricardo Salgado recusou responder às perguntas dos mandatários do Banco de Portugal e alegou que este "não está interessado na verdade". Salgado diz que sofreu um "julgamento sumário" de Carlos Costa.
Ricardo Salgado

Salgado quebra silêncio contra a "monstruosidade"

159
Ex-presidente do BES falou, finalmente, sobre a Operação Marquês, garantindo que nunca corrompeu ninguém na vida -- "e já lá vão 73 anos". Está de "consciência perfeitamente tranquila", garante.
Caso José Sócrates

Sócrates só pode ser julgado pela história?

2.183
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?
Caso José Sócrates

A defesa de Salgado. Coincidências do Diabo

285
O livro a "A Sangue Frio", do jornalista Fernando Esteves, expõe os interrogatórios a Sócrates e aos principais arguidos da Operação Marquês. O Observador publica o capítulo de Ricardo Salgado.
Caso José Sócrates

Operação Marquês: os dez arguidos com mais crimes

116
As 4 mil páginas da acusação apontam 174 crimes no total a 28 arguidos. Os lugares do pódio são ocupados por Carlos Santos Silva, José Sócrates e Ricardo Salgado
Caso BES

Pensão de Ricardo Salgado arrestada

2.713
O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem para que seja arrestada a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES, no âmbito dos processos Universo Espírito Santo.
Ricardo Salgado

Pensão de Salgado foi cortada para 39 mil euros

1.939
Fundo de pensões do Novo Banco reduziu as reformas dos antigos gestores do BES. Correio da Manhã diz que pensão de Salgado foi cortada em 25% para 39 mil euros. Mas houve outros mais penalizados.
Resolução do BES

BES. "Não se pode desculpar quem atuou mal"

142
A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, admite que o Banco de Portugal não esteve bem no caso BES, mas rejeita discurso de Ricardo Salgado e diz que "não se pode desculpar quem atuou mal".
Ricardo Salgado

"Qualquer outro Governo teria evitado" fim do BES

703
Ricardo Salgado volta a culpar o Banco de Portugal e Passos Coelho pelo colapso do BES. E diz, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que qualquer outro governo teria evitado o colapso do banco.
Lesados do BES

Rui Silveira: "Não há lesados do BES"

O antigo administrador do Banco Espírito Santo, Rui Silveira disse em tribunal que "não há lesados do BES" porque o banco deixou provisões para reembolsar todos os seus clientes.
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

419
Ainda se lembra de quem eram os 50 mais poderosos da economia no segundo governo de Sócrates? Sete anos depois, 28% dos nomes estão ou estiveram a contas com a Justiça. Mexia é o caso mais recente
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

Do ranking dos 50 mais poderosos da economia portuguesa em 2010, 14 políticos, gestores e empresários tiveram a Justiça à perna. Ou seja, 28%. Mexia é o caso mais recente. Recorde os outros
Corrupção

Havia alguns corruptos ou era tudo como no Brasil?

Rui Ramos pergunta: "Estivemos ou não sujeitos a uma rede de políticos, funcionários, banqueiros e gestores articulados entre si para extrair e partilhar proventos do exercício do poder?"
Crise no GES

GES. 'Saco azul' movimentou 3,2 mil milhões

882
MP afirma em documento inédito que sociedade offshore suspeita de ter pago 'luvas' a políticos e empresários foi financiada pelos clientes do Banco Espírito Santo e do GES através de compra de dívida.
Operação Marquês

Ricciardi foi ouvido na Operação Marquês

O ex-banqueiro e primo de Ricardo Salgado esteve no DCIAP em Fevereiro, num depoimento que terá demorado alguns dias. Testemunho decorreu no âmbito da Operação que envolve Sócrates e Salgado.
Novo Banco

Salgado. Novo Banco "foi entregue gratuitamente"

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado afirmou que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star "foi uma desgraça" e que a instituição "foi entregue gratuitamente".
Operação Marquês

Salgado diz que teria saído do BES. Era só pedirem

319
À entrada do Tribunal de Santarém, Ricardo Salgado, ex-banqueiro e homem forte do BES, nega ter pago "luvas" a José Socrates e garante que teria saido do BES se lho tivessem pedido.
Angola

BESA. Transferências de 300 milhões alarmam MPLA

1.664
A denúncia de que o general Kopelipa terá desviado 300 milhões de dólares para o Dubai está a preocupar o MPLA. Ricardo Salgado já tinha denunciado o envolvimento de figuras do regime no caso BESA.
Ricardo Salgado

Salgado diz que "tudo valeu" para o condenar

O ex-presidente do BES afirma, no pedido de impugnação da decisão do Banco de Portugal que esta semana começou a ser julgado em Santarém, que "tudo valeu" para o condenar e que foram ignorados elementos "que impunham uma absolvição".
Caso BES

Queda do BES. "Veremos quem são os responsáveis"

699
Ricardo Salgado contesta condenação do Banco de Portugal em tribunal. Ex-banqueiro diz que a "verdade virá ao de cima e então veremos quem são os verdadeiros responsáveis pelo que aconteceu ao BES".
Operação Marquês

Bataglia: "Não se dizia não a Ricardo Salgado"

Interrogado no âmbito da Operação Marquês, Hélder Bataglia, representante do GES em África, terá garantido ter feito transferências para Carlos Santos Silva por ordem expressa de Ricardo Salgado.
Operação Marquês

A Operação Marquês e os negócios (ruinosos) da PT

2.739
O negócio da compra da Oi pela PT é uma das chaves da Operação Marquês. Estes são os bastidores e os detalhes de uma história que cruza Salgado, Sócrates e aquela que foi a maior empresa portuguesa.
Caso BES

BdP multa Ricardo Salgado em 4 milhões

1.241
Banco de Portugal condena Ricardo Salgado a pagar coima de 4 milhões de euros, proibindo-o de exercer na banca por 10 anos. É a multa mais pesada do regulador. Salgado vai recorrer.
Ricardo Salgado

Salgado omitiu ao fisco dois "offshore"

239
Ex-presidente do BES tinha 37 milhões de euros em "offshore" e foi-os regularizando desde 2005. Mas houve contas no Panamá e nas Ilhas Caimão que nunca mencionou ao fisco.
Caso BES

Juiz desconfiou de relação entre Salgado e MP

138
Em julho, o Ministério Público propôs as medidas de coação a aplicar a Salgado e três minutos depois a defesa respondeu. Carlos Alexandre desconfiou da rapidez e decidiu pô-lo em domiciliária.
Crise no GES

"Até ao fim, procurei salvaguardar os clientes"

184
"O banco foi forçado a desaparecer", devido a "uma total falta de visão dos governantes". Este é o relato feito por Ricardo Salgado, ano e meio depois da resolução. DN publica parte de um novo livro.
Novo Banco

Ricardo Salgado aponta culpas ao Banco de Portugal

335
Em reação à divulgação dos prejuízos do Novo Banco, Ricardo Salgado atira culpas ao governador do Banco de Portugal pela resolução de 2014. E recusa-se a ser responsabilizado pela gestão.
Caso BES

Directores do BES ilibados de inside trading

Estava em causa a compra e venda de ações da EDP durante o processo de oferta pública de subscrição da EDP Renováveis. Morais Pires e José Maria Ricciardi já tinham sido ilibados na fase de inquérito.
Economia

Salgado e o BES:"Quem me falou do DDT foi o Pinho"

Ricardo Salgado conta todos os episódios que levaram à resolução do BES e à criação do Novo Banco. Uma conversa tida com uma jornalista enquanto estava preso em casa.
Caso José Veiga

As ligações de Veiga a membros do Governo do Congo

As relações do ex-empresário de futebol com diversos titulares de cargos políticos estão a ser investigadas. Ex-responsáveis do Grupo Espírito Santo conheciam ligações de Veiga ao presidente do Congo.
Novo Banco

Dívida "perdoada" a construtor amigo de Salgado

3.734
Créditos ao construtor José Guilherme, que deu uma "prenda" de 14 milhões a Ricardo Salgado, foram reestruturados no balanço do Novo Banco. Não tinham garantias.
Caso José Sócrates

Belmiro culpou Sócrates pelo falhanço da OPA à PT

252
O líder histórico da Sonae afirmou em 2009 que o ex-PM tinha interferido na operação de compra da PT para derrotar a OPA da Sonae. Suspeitas da Operação Marquês apontam no mesmo sentido
Caso BES

Caso BES/GES. A "sã consciência do eng. Bava"

Conheça as razões que levaram a Pharol a processar Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Pacheco de Melo. Em causa estão os investimentos financeiros da PT no GES, depois da venda da Vivo.
Caso BES

Pharol vai pedir indemnização a Zeinal Bava

1.550
Pharol assume em ação interposta contra a auditora Deloitte que vai avançar com queixa contra o ex-CEO Zeinal Bava e fazer novas participações contra Henrique Granadeiro e Pacheco de Melo.
Caso BES

Ex-PT faz queixa contra Deloitte por caso GES

A ex-PT avança com segunda queixa por alegados danos causados com investimento de cerca de 897 milhões de euros em dívida do GES. Desta vez, o alvo é a auditora da operadora: a Deloitte.
2015-2016

Justiça. 5 casos que vão marcar 2016

José Sócrates, Ricardo Salgado e Miguel Macedo continuarão a estar no centro da ação da justiça. Casos que envolvem Luís Filipe Menezes e Marco António deverão ter desenvolvimentos no novo ano.
Caso BES

Salgado libertado por insuficiência económica

4.488
Ex-banqueiro alegou que não tinha meios económicos para pagar 1,5 milhões de euros de caução em falta. Juiz Carlos Alexandre aceitou argumentos da defesa de Salgado
Caso BES

BES. Guia para um primeiro "julgamento" de Salgado

O Banco de Portugal está a ouvir as testemunhas de defesa dos arguidos do caso BES. São 92 e este é só o primeiro mega-processo. A comparação com um julgamento é tentadora, mas há diferenças.
Caso BES

Relação de Lisboa: prisão de Salgado é legal

221
Tribunal Central de Instrução Criminal já tinha decidido libertar Ricardo Salgado mediante pagamento de caução de 1,5 milhões de euros mas o valor ainda não terá sido depositado
Caso BES

Pensão triplicou? Salgado desconhece, diz advogado

Francisco Proença de Carvalho diz que o seu cliente não foi informado pelo regulador ou Novo Banco de qualquer decisão sobre a sua pensão e estranha divulgação quando está a ser reavaliada caução.
BES

Pensão de Salgado: decisão é da gestora do fundo

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões não confirma que reforma de Ricardo Salgado vá triplicar, pois essa decisão pertence à sociedade gestora do Fundo de Pensões BES, a GNB Pensões

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)