Ricardo Salgado
Resolução do BES

Liquidatários do BES chamam, mas Salgado não quer 

324
A comissão liquidatária do BES apresentou requerimento para ouvir Ricardo Salgado, mas o ex-presidente do banco considera o pedido inadmissível.
Caso BES

Tribunal aceita recurso contra venda da Comporta /premium

Recurso pode levar a suspensão de operação de 157,8 milhões de euros. Consórcio luso-francês que ganhou concurso de venda diz que ativos da Comporta não estão arrestados e quer concretizar o negócio.
GES

Casa de Manuel Pinho comprada com saco azul do GES

11819
Casa de luxo perto da Broadway terá sido comprada com a avença mensal, de 15 mil euros, que o ex-ministro da Economia recebia do Grupo de Espírito Santos (GES).
Lesados do BES

Teresa Guilherme perde ação contra Salgado

596
Ricardo Salgado foi absolvido pela segunda vez no processo interposto pela apresentadora. Tribunal considerou ação "totalmente improcedente" por falta de provas.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
BES

Salgado em julgamento. Vítima é Teresa Guilherme

516
Em causa estão 2,35 milhões de euros que a apresentadora Teresa Guilherme investiu em papel comercial do BES. Juiz diz que tem condições para avançar para uma sentença, sem ouvir testemunhas.
Rádio Observador

"Não foi a saída da Cristina que me fez desmaiar"

517
À conversa com João Miguel Tavares, na Rádio Observador, o diretor de informação da TVI fala, entre outros temas, do esgotamento que sofreu, da concorrência, e da relação "péssima" com Sócrates.
Rádio Observador

"Não voltei à RTP por causa das minhas opiniões"

8072
O afastamento da estação pública, Salgado, BPN, os "negócios por explicar" de Luís Filipe Vieira e os outros pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a Camilo Lourenço na Rádio Observador.
Operação Marquês

Salgado com nova versão sobre pagamentos a Bava /premium

422
O ex-líder do BES enquadrou-se com a versão do ex-CEO da PT sobre as transferências do saco azul do GES. Ivo Rosa já tinha constatado que as explicações de Bava e Salgado eram diferentes.
Caso BES

Adiada conclusão da investigação ao caso BES/GES

331
Diretor do DCIAP deu novo prazo para a equipa do procurador José Ranito concluir as investigação ao chamado processo Universo Espírito Santo onde se investiga as causas da derrocada do GES e do BES.
Operação Marquês

As 10 perguntas que Ivo Rosa deve fazer a Salgado /premium

252
As transferências que o saco azul do GES fez para Carlos Santos Silva, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro serão o centro do interrogatório ao ex-líder do BES. Que recados deixará o ex-DDT desta vez?
Ricardo Salgado

Era em Loures que Salgado escondia o seu tesouro

6822
O edifício onde Ricardo Salgado escondia a sua coleção de arte era designado de Armazém D, e situava-se no Centro Empresarial Urbanos, em Loures. Era uma caixa forte de 90 metros quadrados.
Operação Marquês

Juiz Ivo Rosa recusa provas contra Salgado

6434
Juiz Ivo Rosa diz que os depoimentos que o banqueiro fez noutros processos, e que o Ministério Público usa como prova na Operação Marquês, não podem ser usados neste caso.
Ricardo Salgado

Marquês. Ricardo Salgado ouvido a 8 de julho

146
O juiz Ivo Rosa, que dirige a fase de instrução da Operação Marquês, vai interrogar o ex-banqueiro a 8 de julho.
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
Acidentes e Desastres

Prima de Ricardo Salgado morre em acidente 

231
A familiar do ex-líder do Banco Espírito Santo seguia na Estrada Nacional 253, com o filho, que ficou ferido. O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação de Setúbal está a investigar.
Montepio

Guilherme reestrutura dívida com garantia angolana

O Montepio e o construtor José Guilherme, que deu a "liberalidade" de 14 milhões a Salgado, chegaram a acordo para um plano de regularização dos créditos que foram dados no tempo de Tomás Correia.
Banco Espírito Santo

Relação culpa Salgado pela falência do BES

825
Ex-líder do BES tinha recorrido de uma decisão do Tribunal de Santarém que o obrigava a pagar multa de 3,7 milhões de euros. Desembargadores mantiveram pena e criticaram Salgado de forma dura.
Montepio

Montepio. BdP aperta cerco a créditos de Guilherme

Jornal "Público" escreve que o Banco Montepio tem estado a "partilhar" com o Banco de Portugal "o essencial da informação" sobre os créditos do construtor que deu "prenda" de 14 milhões a Salgado.
Banca

Liquidatários do BES exigem 14 milhões

Comissão liquidatária do antigo banco notificou 12 antigos gestores, exigindo-lhes 14 milhões, de acordo com o Negócios. Valor deverá aumentar com Ricardo Salgado, que também está na lista.
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
BES

Ex-administrador ganhou 1 milhão com saída do BES

795
Amílcar Morais Pires recebeu mais de um milhão de euros de indemnização. Segundo o Correio da Manhã, o gestor teve ainda benefícios como uma viatura de luxo, motorista e segurança privados.
Novo Banco

As noites mal dormidas de Ricardo Salgado

148
Enquanto os portugueses carregam a sobrevivência do Novo Banco montanha acima, o Dr. Ricardo Salgado ocupa o tempo de antena que lhe resta a desconsiderar a inteligência de quem, ainda, o escuta.
Ricardo Salgado

Banco de Portugal responde a Salgado

205
Banco de Portugal lembra investigações que fez à gestão do BES desde que o banco colapsou em 2014. E que os três processos concluídos apontam responsabilidades aos antigos gestores do banco.
Ricardo Salgado

A falta de vergonha na cara de Ricardo Salgado /premium

953
Não há pachorra para a cassete rançosa do ex-líder do BES. Se Sócrates não se cala com o PEC IV, Salgado imita-o para omitir toda e qualquer responsabilidade sua no descalabro do GES e do BES.
Banco de Portugal

Salgado. "Penso todos os dias nos lesados"

4726
Ricardo Salgado diz, em entrevista à TSF, que consegue dormir, mas não "totalmente descansado". E critica o Banco de Portugal, mais uma vez, por ter avançado com a resolução do BES.
Ricardo Salgado

Agenda de Salgado revela 5 encontros com Sócrates

707
Na agenda do antigo líder do BES há encontros com políticos, figuras da banca e 40 reuniões com Manuel Pinho. E uma nota enigmática que junta este e Mexia: "750xxx/671277xx António Mexia EDP (Pinho)"
EDP

Columbia. Pinho quis esconder patrocínio da EDP

4645
Ex-ministro ofereceu-se à Universidade de Columbia e sugeriu o patrocínio de subsidiária americana da EDP para pagar o seu salário. Mais: pediu que o patrocínio fosse escondido da imprensa portuguesa.
Ricardo Salgado

Casa de Salgado à venda por 20 milhões de euros

5678
A emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. Mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém imóvel.
Lesados do BES

Lesados protestam à frente da casa de Salgado

394
Cerca de 40 pessoas, entre "coletes amarelos" e lesados do BES, manifestaram-se, em Cascais, frente da residência do antigo presidente do banco, Ricardo Salgado.
Caso BES

"Roubaram 3 mil milhões de euros aos portugueses"

2310
Ex-líder do BESA acusa generais próximos de Eduardo dos Santos de terem dado um "golpe" para protegerem dívidas ao banco e diz que há mais políticos entre os "grandes devedores e nunca foram tocados".
Caso José Sócrates

Como 8 acusados querem anular a Operação Marquês /premium

1213
A fase de instrução criminal inicia-se esta segunda-feira com a audição de Bárbara Vara. Os principais acusados vão fazer tudo para que a investigação seja declarada nula. Veja as estratégias.
EDP

Novos emails revelam ligação entre Pinho e EDP

1590
Responsáveis terão tido acesso antecipado a diplomas legislativos de Manuel Pinho. Novos emails apreendidos a líder da EDP revelam proximidade com ex-ministro da Economia, suspeito de corrupção.
Caso BES

GES. 'Saco azul' paga a ex-nº 2 do Banco do Brasil

982
Banqueiro brasileiro terá recebido fundos do 'saco azul' do GES como alegada contrapartida por crédito de 200 milhões aberto pelo Banco do Brasil quando o BES já estava em dificuldades financeiras.
Novo Banco

Primo de Salgado vai gerir imóveis do Novo Banco

258
A carteira de cerca de 9.000 imóveis que o Novo Banco vendeu aos americanos Anchorage Capital Group vai ser gerida por duas entidades: a Finsolutia, de Nuno Espírito Santo Silva, e a Hipoges.
Caso BES

O "carrossel" de Ricardo Salgado com a Venezuela /premium

1296
Um emigrante português na Suíça transformado em gestor de alta finança mediava negócios com venezuelanos ligados a Chávez e Maduro. Mais de 120 milhões giraram entre o Dubai, o Texas e a Madeira.
EDP

Pinho ouvido em dezembro na CPI das Rendas

O ex-ministro da Economia, residente nos Estados Unidos, disponibilizou-se para ser ouvido presencialmente ou por Skype. Deputados preferem que venha a Lisboa. Audição deverá ocorrer a 20 de dezembro
Caso BES

Como Salgado corrompeu Pinho, "o avençado do BES" /premium

1925
Decisões a favor da EDP, luz verde para compra de concessionária rodoviária e licenciamentos especiais para herdades terão sido a alegada contrapartida pelo pagamento de 5,8 milhões a Pinho, diz o MP.
Ricardo Salgado

Casa de Salgado na Comporta faz seis arguidos

738
Câmara de Grândola e Comissão de Coordenação de Desenvolvimento do Alentejo terão "fechado os olhos" a construção a 500 metros da praia. Um dos arguidos é o ex-presidente da autarquia.
País

Os ataques de Pedro Queiroz Pereira a Salgado

Os ataques a Ricardo Salgado no Parlamento marcaram a última grande intervenção pública do industrial, que morreu este sábado após um enfarte e uma queda de 8 degraus no seu iate em Ibiza.
Parcerias Público Privadas

PPP. O cerco da PJ aos ex-governantes de Sócrates /premium

4914
Quebra de sigilo bancário para cinco ex-governantes e respetivas mulheres, buscas num cabeleireiro, acordos secretos. Os bastidores da investigação da PJ às PPP, em que Paulo Campos é o grande alvo.
Ricardo Salgado

Teresa Guilherme perde ação contra Ricardo Salgado

212
Teresa Guilherme interpôs um processo cível contra Ricardo Salgado, em 2016, e pediu uma indemnização por correr o risco de perder mais de 2 milhões. Apresentadora perdeu ação e vai recorrer.
Ricardo Salgado

Desapareceram 110 páginas da sentença de Salgado

225
Entre a decisão lida em tribunal e a versão depositada no Citius há uma diferença de 110 páginas. A defesa de Salgado já entregou o recurso da decisão que o condena a pagar 3,7 milhões de euros.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

504
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
Caso BES

Salgado acusado pela quarta vez pelo BdP

520
Ex-líder do BES foi acusado de atos dolosos de gestão ruinosa. Em causa o alegado desvio de 3 mil milhões de euros para a Eurofin e a concessão de créditos irregulares de 1,3 mil milhões euros ao GES.
PSD

Justiça. O teste de algodão de Rui Rio /premium

301
Para quem se apresenta com uma suposta vontade reformar o regime, transformar-se no aliado que José Sócrates gostava de ter não é o melhor cartão de visita para um líder do PS. Quanto mais do PSD.
Caso BES

Pinho vai ao Parlamento a 17 de julho

A Comissão de Economia e o ex-ministro já acertaram data para audição: 17 de julho. Com uma condição: não pode falar sobre a matéria criminal do caso EDP que está a ser investigada pela Justiça.
Caso BES

Pinho não via problemas em negócios com GES

712
Manuel Pinho comprou ao GES um prédio com reconstrução já aprovada por 789 mil euros e ganhou milhões. Pagou o prédio quando já era ministro, mas continuou a decidir sobre o GES como se nada fosse.
Corrupção

Saco azul. Salgado terá recebido 25 mil euros/mês

199
"Ricardo Espírito Santo #REF 25.431 euros". O nome do banqueiro aparece assim numa lista de pagamentos mensais da Espírito Santo Enterprises. Era o valor mais elevado.
Ricardo Salgado

Defesa nega "plano criminoso" de Salgado

Advogados do ex-líder do BES criticam capa da revista Sábado sobre "plano criminoso" de Ricardo Salgado para a Venezuela e apelam à PGR para "colocar termo à permanente violação do segredo de justiça"
Caso BES

Salgado, o "fininho", as "maçãs" e a Venezuela /premium

517
Uma ex-procuradora-geral da Venezuela, a viver em Lisboa, e o ex-líder da PDVSA terão recebido parte dos 105 milhões pagos pela ES Enterprises. Tudo para garantir aplicações de 8 mil milhões no GES
Congresso do PS

A rainha do ruído e a ira contra Ricardo Salgado

Ninguém faz mais barulho do que Bárbara Barbosa no congresso do PS e arredores. Ricardo Salgado não foi mencionado no palanque, mas à porta fala-se de caviar e do palácio do ex-presidente do BES.
Caso BES

Salgado ligado a esquema de corrupção na Venezuela /premium

2984
Investigações nos Estados Unidos, Espanha e Venezuela solicitaram a cooperação de Portugal no alegado desfalque da Petróleos da Venezuela. Baltazar Garzón e norte-americanos já estiveram em Lisboa.
GES

Descobertas novas transferências do GES para Pinho

3479
Ministério Público descobriu novas transferências do 'saco azul' do GES de quase 1 milhão de euros que se somam aos montantes que já eram conhecidos de 2,1 milhões de euros.
Justiça

Ricardo Salgado, o homem-bomba da nossa democracia /premium

944
Porque é que nos EUA e no Brasil há homens-bomba que decidem contar tudo o que sabem, mas em Portugal não? Porque o sistema judicial deles é uma colónia penal, enquanto o nosso é uma colónia de férias
Corrupção

Caso EDP. "Não tem pés nem cabeça", diz Salgado

250
Ex-presidente do Grupo Espírito Santo que "nunca na vida" corrompeu alguém. Uma ideia que, garante, se estende a todos os processos judiciais em que está envolvido.
Ricardo Salgado

Multa para Ricardo Salgado em 3,7 milhões de euros

433
Em causa estão as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal pela comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional a clientes do BES. Defesa vai recorrer da decisão.
BES

BES. Tribunal decide impugnação de multas

O ex-presidente do BES e o antigo administrador Amílcar Pires conhecem esta segunda-feira a sentença do Tribunal da Supervisão ao pedido de impugnação das coimas de 4 milhões e de 600 mil euros.
EDP

Pinho recebeu mais 293 mil enquanto foi ministro

1285
Magistrados do caso EDP tiveram acesso a novos pagamentos feitos pelo GES para uma quarta offshore de Manuel Pinho chamada Mesete II. Afinal, Pinho começou a receber do 'saco azul' desde 2002.
Ricardo Salgado

Promotor rejeita ligação a Salgado e Tomás Correia

Promotor imobiliário do empreendimento Skycity nega qualquer ligação ao caso que está na origem do pagamento de 3,5 milhões de euros aos ex-banqueiros Ricardo Salgado e Tomás Correia.
Caso José Sócrates

Sócrates volta a negar proximidade a Salgado

527
Advogado de defesa emite comunicado em que desmente notícias do Correio da Manhã e do Sol sobre a casa de Paris e sobre a alegada proximidade do ex-primeiro-ministro em relação ao ex-líder do BES.
EDP

Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

1807
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
EDP

Ricardo Salgado constituído arguido no caso EDP

209
O antigo presidente do Banco Espírito Santo foi constituído arguido no caso EDP, que investiga o alegado o alegado favorecimento da elétrica nacional nos contratos para venda de eletricidade (CMEC).
EDP

GES pagou meio milhão a Pinho quando era ministro /premium

9136
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
Operação Marquês

Os interrogatórios que marcam a Operação Marquês

120
Dos "portantos" de Carlos Santos Silva aos 25 milhões de Salgado. Na mini-série "Sim, Sr. Procurador" pode conhecer os momentos-chave do interrogatórios às figuras envolvidas na Operação Marquês
EDP

MP tenta ligar saco azul do GES a Mexia /premium

425
Os procuradores do caso EDP querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado ao desenvolvimento da investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES.
José Sócrates

A amizade dos corruptos

118
Há uma corrupção que se organiza em torno dos que precisam de “amigos” que “defendam os seus privilégios, que os ajudem perante as mutações do poder”. Portugal anda cheio de “amigos” destes.
Investigação

A Shu Tian de Salgado e os ramos da família

436
Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises. Recorrendo a quatro offshores, Ricardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros.
Ricardo Salgado

Salgado suspeito de pagar a políticos venezuelanos

280
Ministério Público suspeita que ex-presidente do BES deu ordem ao GES para pagar a decisores da Venezuela em troca de negócios para o grupo, segundo acordão da Relação citado pelo Correio da Manhã.
BES

MP recorre da sentença que anulou acusação

Ministério Público recorre da sentença que anulou acusação do Banco de Portugal num processo ao abrigo da lei de branqueamento de capitais em que o ex-líder do BES e um administrador foram condenados.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: “Ricardo, se precisas, faço"

173
O empréstimo de 7,5 milhões ao primo de Sócrates. O pedido de um banco a José Eduardo dos Santos. E as transferências para Carlos Santos Silva. Ouça como Hélder Bataglia incriminou Ricardo Salgado.
BES

Salgado. Banco de Portugal usou "delação premiada"

Ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e o ex-administrador Amílcar Pires consideram que o Banco de Portugal usou ilegalmente a "delação premiada" no processo em que foram condenados.
Ministério Público

MP quer multas mais baixas para Ricardo Salgado

O Ministério Público pediu a redução das coimas o Banco de Portugal a Ricardo Salgado, de 4 para 3,5 milhões de euros e a Amílcar Pires de 600.000 para 300.000 euros.
Ricardo Salgado

Sim, sr. procurador: Salgado e o careca "da mala"

O pedido de um copinho de água por estar em choque. Um telefonema de Guterres. O amigo Soares. O livro de Sócrates que nunca leu. E Helder Bataglia, que "no início era um homem genial"
Zeinal Bava

Sim, sr. procurador: Bava e a guerra frati... quê?

240
O ex-CEO da PT admitiu que recebeu 6,7 milhões de euros de Salgado sem passar um recibo ou assinar um contrato. E queixou-se da "guerra fratricida" que a Ongoing lhe terá movido
Caso José Sócrates

Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: Granadeiro e a conta "chique"

305
"Esse pagamento dos 6 milhões foi generoso"; "Sou amigo do Dr. Ricardo Salgado, apesar de agora... ele estar leproso". "Não tenho vocação para palhaço". O interrogatório ao ex-presidente da PT
Caso José Sócrates

Salgado e mulher revistados no aeroporto em junho

655
O ex-líder do GES e a mulher foram revistados a 27 de junho, no âmbito da Operação Marquês. Há ouro e pedras preciosas, cujo destino final não foi identificado.
Caso José Sócrates

As 199 pessoas escutadas no Processo Marquês

172
A investigação manteve sob escuta 39 telefones. Ao todo, participaram 199 pessoas nas 3.633 conversas consideradas relevantes pela acusação. Políticos, empresários, diplomatas. Veja a lista completa
BES

Ricardo Salgado entre os 13 culpados pelo colapso

Comissão Liquidatária do Banco Espírito Santo responsabiliza 13 pessoas, incluindo toda a equipa de gestão, pelo colapso da instituição. Parecer vai ser avaliado pelo Ministério Público em 60 dias.
Caso José Sócrates

Bataglia. O homem que tramou Salgado

176
Era o homem de confiança de Salgado e terá sido o pombo correio dos 12 milhões que terão sido pagos pelo banqueiro a Sócrates. Foi acusado de 10 crimes mas livrou-se do pior: corrupção.
Ricardo Salgado

Salgado: "BdP não está interessado na verdade"

154
Ricardo Salgado recusou responder às perguntas dos mandatários do Banco de Portugal e alegou que este "não está interessado na verdade". Salgado diz que sofreu um "julgamento sumário" de Carlos Costa.
Ricardo Salgado

Salgado quebra silêncio contra a "monstruosidade"

159
Ex-presidente do BES falou, finalmente, sobre a Operação Marquês, garantindo que nunca corrompeu ninguém na vida -- "e já lá vão 73 anos". Está de "consciência perfeitamente tranquila", garante.
Caso José Sócrates

Sócrates só pode ser julgado pela história?

2183
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?
Caso José Sócrates

A defesa de Salgado. Coincidências do Diabo

285
O livro a "A Sangue Frio", do jornalista Fernando Esteves, expõe os interrogatórios a Sócrates e aos principais arguidos da Operação Marquês. O Observador publica o capítulo de Ricardo Salgado.
Caso José Sócrates

Operação Marquês: os dez arguidos com mais crimes

116
As 4 mil páginas da acusação apontam 174 crimes no total a 28 arguidos. Os lugares do pódio são ocupados por Carlos Santos Silva, José Sócrates e Ricardo Salgado
Caso BES

Pensão de Ricardo Salgado arrestada

2713
O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem para que seja arrestada a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES, no âmbito dos processos Universo Espírito Santo.
Ricardo Salgado

Pensão de Salgado foi cortada para 39 mil euros

1939
Fundo de pensões do Novo Banco reduziu as reformas dos antigos gestores do BES. Correio da Manhã diz que pensão de Salgado foi cortada em 25% para 39 mil euros. Mas houve outros mais penalizados.
Resolução do BES

BES. "Não se pode desculpar quem atuou mal"

142
A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, admite que o Banco de Portugal não esteve bem no caso BES, mas rejeita discurso de Ricardo Salgado e diz que "não se pode desculpar quem atuou mal".
Ricardo Salgado

"Qualquer outro Governo teria evitado" fim do BES

703
Ricardo Salgado volta a culpar o Banco de Portugal e Passos Coelho pelo colapso do BES. E diz, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que qualquer outro governo teria evitado o colapso do banco.
Lesados do BES

Rui Silveira: "Não há lesados do BES"

O antigo administrador do Banco Espírito Santo, Rui Silveira disse em tribunal que "não há lesados do BES" porque o banco deixou provisões para reembolsar todos os seus clientes.
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

412
Ainda se lembra de quem eram os 50 mais poderosos da economia no segundo governo de Sócrates? Sete anos depois, 28% dos nomes estão ou estiveram a contas com a Justiça. Mexia é o caso mais recente
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

Do ranking dos 50 mais poderosos da economia portuguesa em 2010, 14 políticos, gestores e empresários tiveram a Justiça à perna. Ou seja, 28%. Mexia é o caso mais recente. Recorde os outros
Corrupção

Havia alguns corruptos ou era tudo como no Brasil?

Rui Ramos pergunta: "Estivemos ou não sujeitos a uma rede de políticos, funcionários, banqueiros e gestores articulados entre si para extrair e partilhar proventos do exercício do poder?"
Crise no GES

GES. 'Saco azul' movimentou 3,2 mil milhões

878
MP afirma em documento inédito que sociedade offshore suspeita de ter pago 'luvas' a políticos e empresários foi financiada pelos clientes do Banco Espírito Santo e do GES através de compra de dívida.
Operação Marquês

Ricciardi foi ouvido na Operação Marquês

O ex-banqueiro e primo de Ricardo Salgado esteve no DCIAP em Fevereiro, num depoimento que terá demorado alguns dias. Testemunho decorreu no âmbito da Operação que envolve Sócrates e Salgado.
Novo Banco

Salgado. Novo Banco "foi entregue gratuitamente"

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado afirmou que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star "foi uma desgraça" e que a instituição "foi entregue gratuitamente".
Operação Marquês

Salgado diz que teria saído do BES. Era só pedirem

319
À entrada do Tribunal de Santarém, Ricardo Salgado, ex-banqueiro e homem forte do BES, nega ter pago "luvas" a José Socrates e garante que teria saido do BES se lho tivessem pedido.
Angola

BESA. Transferências de 300 milhões alarmam MPLA

1661
A denúncia de que o general Kopelipa terá desviado 300 milhões de dólares para o Dubai está a preocupar o MPLA. Ricardo Salgado já tinha denunciado o envolvimento de figuras do regime no caso BESA.
Ricardo Salgado

Salgado diz que "tudo valeu" para o condenar

O ex-presidente do BES afirma, no pedido de impugnação da decisão do Banco de Portugal que esta semana começou a ser julgado em Santarém, que "tudo valeu" para o condenar e que foram ignorados elementos "que impunham uma absolvição".
Caso BES

Queda do BES. "Veremos quem são os responsáveis"

699
Ricardo Salgado contesta condenação do Banco de Portugal em tribunal. Ex-banqueiro diz que a "verdade virá ao de cima e então veremos quem são os verdadeiros responsáveis pelo que aconteceu ao BES".
Operação Marquês

Bataglia: "Não se dizia não a Ricardo Salgado"

Interrogado no âmbito da Operação Marquês, Hélder Bataglia, representante do GES em África, terá garantido ter feito transferências para Carlos Santos Silva por ordem expressa de Ricardo Salgado.
Operação Marquês

A Operação Marquês e os negócios (ruinosos) da PT

2733
O negócio da compra da Oi pela PT é uma das chaves da Operação Marquês. Estes são os bastidores e os detalhes de uma história que cruza Salgado, Sócrates e aquela que foi a maior empresa portuguesa.
Caso BES

BdP multa Ricardo Salgado em 4 milhões

1241
Banco de Portugal condena Ricardo Salgado a pagar coima de 4 milhões de euros, proibindo-o de exercer na banca por 10 anos. É a multa mais pesada do regulador. Salgado vai recorrer.
Ricardo Salgado

Salgado omitiu ao fisco dois "offshore"

238
Ex-presidente do BES tinha 37 milhões de euros em "offshore" e foi-os regularizando desde 2005. Mas houve contas no Panamá e nas Ilhas Caimão que nunca mencionou ao fisco.
Caso BES

Juiz desconfiou de relação entre Salgado e MP

138
Em julho, o Ministério Público propôs as medidas de coação a aplicar a Salgado e três minutos depois a defesa respondeu. Carlos Alexandre desconfiou da rapidez e decidiu pô-lo em domiciliária.
Crise no GES

"Até ao fim, procurei salvaguardar os clientes"

181
"O banco foi forçado a desaparecer", devido a "uma total falta de visão dos governantes". Este é o relato feito por Ricardo Salgado, ano e meio depois da resolução. DN publica parte de um novo livro.
Novo Banco

Ricardo Salgado aponta culpas ao Banco de Portugal

335
Em reação à divulgação dos prejuízos do Novo Banco, Ricardo Salgado atira culpas ao governador do Banco de Portugal pela resolução de 2014. E recusa-se a ser responsabilizado pela gestão.
Caso BES

Directores do BES ilibados de inside trading

Estava em causa a compra e venda de ações da EDP durante o processo de oferta pública de subscrição da EDP Renováveis. Morais Pires e José Maria Ricciardi já tinham sido ilibados na fase de inquérito.
Economia

Salgado e o BES:"Quem me falou do DDT foi o Pinho"

Ricardo Salgado conta todos os episódios que levaram à resolução do BES e à criação do Novo Banco. Uma conversa tida com uma jornalista enquanto estava preso em casa.
Caso José Veiga

As ligações de Veiga a membros do Governo do Congo

As relações do ex-empresário de futebol com diversos titulares de cargos políticos estão a ser investigadas. Ex-responsáveis do Grupo Espírito Santo conheciam ligações de Veiga ao presidente do Congo.
Novo Banco

Dívida "perdoada" a construtor amigo de Salgado

3734
Créditos ao construtor José Guilherme, que deu uma "prenda" de 14 milhões a Ricardo Salgado, foram reestruturados no balanço do Novo Banco. Não tinham garantias.
Caso José Sócrates

Belmiro culpou Sócrates pelo falhanço da OPA à PT

249
O líder histórico da Sonae afirmou em 2009 que o ex-PM tinha interferido na operação de compra da PT para derrotar a OPA da Sonae. Suspeitas da Operação Marquês apontam no mesmo sentido
Caso BES

Caso BES/GES. A "sã consciência do eng. Bava"

Conheça as razões que levaram a Pharol a processar Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Pacheco de Melo. Em causa estão os investimentos financeiros da PT no GES, depois da venda da Vivo.
Caso BES

Pharol vai pedir indemnização a Zeinal Bava

1550
Pharol assume em ação interposta contra a auditora Deloitte que vai avançar com queixa contra o ex-CEO Zeinal Bava e fazer novas participações contra Henrique Granadeiro e Pacheco de Melo.
Caso BES

Ex-PT faz queixa contra Deloitte por caso GES

A ex-PT avança com segunda queixa por alegados danos causados com investimento de cerca de 897 milhões de euros em dívida do GES. Desta vez, o alvo é a auditora da operadora: a Deloitte.
2015-2016

Justiça. 5 casos que vão marcar 2016

José Sócrates, Ricardo Salgado e Miguel Macedo continuarão a estar no centro da ação da justiça. Casos que envolvem Luís Filipe Menezes e Marco António deverão ter desenvolvimentos no novo ano.
Caso BES

Salgado libertado por insuficiência económica

4488
Ex-banqueiro alegou que não tinha meios económicos para pagar 1,5 milhões de euros de caução em falta. Juiz Carlos Alexandre aceitou argumentos da defesa de Salgado
Caso BES

BES. Guia para um primeiro "julgamento" de Salgado

O Banco de Portugal está a ouvir as testemunhas de defesa dos arguidos do caso BES. São 92 e este é só o primeiro mega-processo. A comparação com um julgamento é tentadora, mas há diferenças.
Caso BES

Relação de Lisboa: prisão de Salgado é legal

221
Tribunal Central de Instrução Criminal já tinha decidido libertar Ricardo Salgado mediante pagamento de caução de 1,5 milhões de euros mas o valor ainda não terá sido depositado
Caso BES

Pensão triplicou? Salgado desconhece, diz advogado

Francisco Proença de Carvalho diz que o seu cliente não foi informado pelo regulador ou Novo Banco de qualquer decisão sobre a sua pensão e estranha divulgação quando está a ser reavaliada caução.
BES

Pensão de Salgado: decisão é da gestora do fundo

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões não confirma que reforma de Ricardo Salgado vá triplicar, pois essa decisão pertence à sociedade gestora do Fundo de Pensões BES, a GNB Pensões
Crise no GES

Uma das cauções de Salgado reduzida a metade

A caução de Salgado relativa ao Caso Monte Branco foi reduzida de três para 1,5 milhões de euros. Para sair em liberdade, o ex-presidente do BES terá mesmo assim de pagar mais 1,5 milhões de euros.
Economia

Pensão de Ricardo Salgado vai triplicar

1267
A pensão de Ricardo Salgado vai passar de 29 mil para 90 mil euros mensais,. Os cortes aplicados por Vítor Bento serão revertidos em novembro. Mas as pensões dos ex-gestores ficaram no banco mau.
Caso BES

Salgado em liberdade. Caução de três milhões

250
O juiz Carlos Alexandre alterou as medidas de coação do ex-presidente do BES: o pagamento de uma caução para poder deixar a prisão domiciliária com vigilância policial.
Caso BES

Idoneidade de Ricciardi só se põe a partir de 2016

Reavaliação só se verificará no caso de alguma condenação no Banco de Portugal. Regulador entende que responsabilidades são claramente diferentes da dupla Ricardo Salgado/Amílcar Morais Pires.
Operação Furacão

Furacão. Sociedade do GES acusada de fraude fiscal

662
Mais de dez anos depois da eclosão o caso Furacão aproxima-se do final. A ESGSER, uma sociedade do Grupo Espírito Santo, está no centro da última acusação por fraude fiscal qualificada.
Crise no GES

Advogado de Salgado acusa BdP de ser parcial

Francisco Proença de Carvalho confirma acusação contra Salgado por causa no BESA, mas acusa Banco de Portugal de querer aplicar coimas de milhões como se fossem de trânsito.
Crise no GES

MP: Salgado causou prejuízo de 1,8 mil milhões

É a primeira avaliação com relevância criminal dos prejuízos que terão sido provocados pela administração de Ricardo Salgado e que resultará de atos de eventual gestão danosa sob investigação.
Crise no GES

Caso BES. Morais Pires recupera bens

216
Relação de Lisboa anula despacho judicial que permitiu apreensão de bens ao ex-administrador financeiro do BES. Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo podem beneficiar da decisão.
Crise no GES

Ex-responsável do risco do BES acusa Salgado

O ex-responsável pelo risco do BES, Joaquim Goes, diz ao Banco de Portugal que Ricardo Salgado e Morais Pires fizeram "conluio" e esconderam dados sobre emissão de papel comercial da ESI.
Prisão Domiciliária

Juiz autoriza Salgado a sair de casa para votar

Ricardo Salgado vai poder sair de casa por umas horas no próximo dia 4 de outubro. O juiz Carlos Alexandre deu autorização para Salgado ir à urna votar. Sócrates ainda não pediu para ir votar.
Caso PT

Caso PT. Justiça investiga novos negócios

4205
O Ministério Público está a investigar novo crime e várias operações do grupo Portugal Telecom. Negócios com a Telefónica e com a Oi sob suspeita.
Caso PT

Caso PT. Gravações secretas aceites como prova

1075
Decisão inédita da Relação de Lisboa sobre DVD secretos no caso PT/GES abre espaço para junção das gravações do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo aos processos do caso BES.
Justiça

Declarações de Rangel são "chicana política"

Filipe Preces, secretário-geral do SMMP, classificou as declarações de Paulo Rangel sobre Sócrates e Salgado como "chicana política". Marco António Costa, porta-voz do PSD, já respondeu a Preces.
Crise no GES

Salgado nega notícia do 'Sol' e ataca Sobrinho

"Este é apenas mais um episódio da "saga" encetada pelas publicações dominadas pelo Dr. Álvaro Sobrinho", escreve Salgado sobre a notícia de que passou bens para a mulher e filhos.
Crise no GES

Salgado passou bens para a família, a dias do fim

512
Banqueiro passou quase todas as propriedades para a mulher e seus filhos em março de 2014, a meses da derrocada do grupo. Só tem quatro imóveis em seu nome, diz o Sol.
Caso Lava Jato

Salgado recebeu irmão de Dirceu, agora detido

O irmão de José Dirceu, também detido no Brasil por suspeita de corrupção, foi recebido por Ricardo Salgado em Lisboa há quatro anos, época da venda da Vivo à Telefónica e das negociações PT/Oi.
Resolução do BES

BES. Pensões dos ex-gestores pesam 13,5 milhões 

O BES continua a ter de contribuir para fundo de pensões dos seus ex-gestores, incluindo Ricardo Salgado. O défice de financiamento por parte do BES atingia 13,5 milhões de euros, agravando o buraco.
Crise no GES

BES. Buraco é de 2,4 mil milhões mas pode crescer

180
O buraco que ficou no "banco mau" (Banco Espírito Santo) é de mais de 2,4 mil milhões de euros, mas pode subir com reclamações de clientes. O prejuízo pós resolução atingiu quase 9 mil milhões.
Caso BES

Depois de Sócrates, Soares visita Ricardo Salgado

3914
O antigo chefe de Estado é amigo de Ricardo Salgado. Por isso, assim como fez com José Sócrates, o ex-Presidente visitou o ex-banqueiro, que está em prisão domiciliária na sua casa em Cascais.
Resolução do BES

Um ano depois, qual é o buraco do BES? É mistério

292
É a pergunta de milhares de milhões. A situação líquida negativa de 2400 milhões do BES é um valor provisório que pode ser agravado. A conta final depende do preço de venda do Novo Banco.
Justiça

Salgado e Sócrates. Quais os prazos da justiça?

Salgado foi constituído arguido no Monte Branco há um ano. Quando se esgotam os prazos para se deduzir acusação? No caso BES a situação é diferente? E Sócrates, quanto tempo pode estar em preventiva?
Crise no GES

Carlos Alexandre não pediu nova caução a Salgado

Caução de três milhões de euros paga por Salgado no caso Monte Branco pôde ser usada pelo ex-banqueiro como garantia também para o processo no caso do Grupo Espírito Santo (GES).
Crise no GES

Caso BES. Defesa de Ricardo Salgado vai recorrer

Francisco Proença de Carvalho, advogado de Salgado, considerou a medida de coação "bastantes desproporcional" e adiantou que ai recorrer da decisão do juiz Carlos Alexandre.
Crise no GES

Caso BES. Ricardo Salgado em prisão domiciliária

1719
Já é conhecida a medida de coação decidida pelo juiz Carlos Alexandre. Depois de quase 13 horas de interrogatório, Ricardo Salgado terá agora de permanecer em prisão domiciliária.
Crise no GES

Ricciardi compara Salgado a Sócrates

Advogado de José Maria Ricciardi considera que a tese de defesa de Ricardo Salgado aposta na transformação de uma conduta criminal num processo de perseguição política.
Justiça

Férias Judiciais? Há investigações sem descanso

As férias judiciais começam esta quinta-feira. Há investigações que ficam penduradas até setembro, altura da rentrée, mas os trabalhos dos processos considerados urgentes continuam. Quais são eles?
Comissão de Inquérito BES

"Zé Grande" ilibado de crime de desobediência

O Departamento de Investigação e Acção Penal não encontrou provas de que José Guilherme, empresário da construção civil, tivesse cometido um crime com a falta de comparência na comissão de inquérito.
Crise no GES

Salgado acusa Passos e BdP de terem "morto" o BES

282
Ricardo Salgado responde ao processo aberto pelo Banco de Portugal e muda o sentido da acusação: É o BdP que deve ser acusado de "gestão danosa". A queda do GES foi "política" e Passos é um dos alvos.
Crise no GES

Banco de Portugal acusa Salgado de ter mentido

O antigo presidente do BES negou saber da dívida da Espírito Santo Financial Group, condicionando a atuação do supervisor do Banco de Portugal. Prazo de contestação do processo termina esta terça.
Caso BES

Investigação BES. Cronologia de um mistério

Desde que o caso BES rebentou já houve cinco operações no terreno: três buscas e dois arrestos. Há uma equipa especial no MP a investigar e apenas dois arguidos. Tudo o resto, é um imenso mistério.
Caso BES

Advogado de Salgado. Este é o momento da acusação

Francisco Proença de Carvalho diz que Ricardo Salgado acompanhou as diligências de arresto de bens que decorreram esta quarta-feira. Este é o momento dos acusadores, o momento da defesa chegará.
Caso BES

Salgado perde barcos, carros, joias, quadros e mobília

971
Os bens arrestados a Ricardo Salgado e a outros ex-administradores do Banco Espírito Santo são uma salvaguarda para pagar eventuais indemnizações futuras que podem chegar a 1,8 mil milhões de euros.
Papel Comercial GES

Ricciardi não agiu com "cuidado que era exigível"

José Maria Ricciardi sabia da colocação do papel comercial da ESI junto dos clientes do BES. Mas não agiu com "a diligência e o cuidado que lhe eram exigíveis". O banqueiro contesta.
Crise no GES

Fórum BCE. Lesados do BES manifestam-se em Sintra

Largas dezenas de pessoas estão a manifestar-se este sábado à entrada do hotel onde decorre por estes dias o Fórum de banqueiros centrais, em Sintra.
Crise no GES

15 gestores do BES acusados de gestão ruinosa

O Banco de Portugal acusou 15 gestores do BES de gestão ruinosa e falsas informações com dolo. Estas práticas "terão lesado depositantes, investidores e demais credores".
Comissão de Inquérito BES

Salgado forjou contas da ESI numa folha de Excel

645
Machado da Cruz, contabilista do GES, foi ouvido à porta fechada no Parlamento, mas o Observador soube o que disse o contabilista e que foi ocultado do relatório da comissão de inquérito.
Comissão de Inquérito BES

GES. Fica por contar a origem da espiral da dívida

Prejuízos de 5,3 mil milhões, dívida superior a oito mil milhões e fatura anual de 400 milhões em juros, são os números negros do Grupo Espírito Santo. A história por trás da espiral ficou por contar.
Crise no GES

Ricardo Salgado questionado por regulador suíço

O ex-presidente do Banco Espírito Santo foi ouvido na CMVM pela autoridade reguladora suíça. Em causa está uma investigação ao Banco Privée. Salgado foi voluntariamente. Inquirição já terminou.
A página está a demorar muito tempo.