O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, pediu hoje a realização urgente de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), depois de mais de 100 palestinianos terem morrido em combates na Faixa de Gaza. “Apelo a uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU”, declarou Abbas, acrescentando que a situação em Gaza “é insuportável”.

“O que as forças ocupantes fizeram hoje em Chajaya é um crime contra a humanidade, um crime atroz e aqueles que o cometeram vão ser perseguidos e punidos”, acrescentou o presidente dos palestinianos, referindo-se a um bombardeamento ocorrido hoje nos arredores da cidade de Gaza.

Abbas chegou hoje a Doha para se encontrar com o líder do movimento islamita Hamas e com o secretário-geral da ONU.

Ban Ki-moon pede para poupar civis

Horas antes, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que já se encontrava em Doha, apelou a Israel para “fazer mais” para poupar os civis palestinianos na sua ofensiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O secretário-geral da ONU falava numa conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros desse país, Mohamed al Atiya. Ban Ki-moon, que se encontra em viagem pelo Médio Oriente, pediu às duas partes envolvidas no conflito para respeitarem os direitos humanos, e a Israel que se contenha e que proteja os civis em Gaza.

O ministro do Catar também condenou os ataques, que apelidou de “massacre”, tendo assegurado que continuam as negociações na região para conseguir um cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita Hamas.

Acrescentou ainda que “o povo palestiniano não aceita um bloqueio por muito tempo” em Gaza e pediu à comunidade internacional que assuma a sua responsabilidade para levantá-lo, deter o ataque israelita e prestar a ajuda humanitária à região.